Montar Um Novo Negócio

Dicas e custo para abrir um banho e tosa

Montar um novo negócio requer muita pesquisa e planejamento, afinal, é importante que a saúde do empreendimento seja positiva. Quem não possui os conhecimentos necessários pode buscar ajuda junto aos profissionais especializados ou mesmo instituições como o Sebrae, que fornecem os dados necessários para a elaboração de um plano ou modelo de negócio.

No segmento de pet shop, o empreendedor precisa considerar as informações relevantes sobre o segmento, por isso a investigação e elaboração de um projeto são de extrema necessidade. Para se ter uma ideia, a população de animais domésticos, como gatos e cachorros, cresce cerca de 5% por ano no Brasil.

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Isso representa mais um total de 106 milhões de animais domésticos. Com isso, o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial. Antes de ingressar nesse mercado é importante que o candidato participe também de seminários, workshops e demais eventos relacionados ao setor.

Trâmites burocráticos

Para se ter uma ideia, o crescimento do mercado pet no país é significativo, mais de 20%. O Decreto 40.400/95 determina o seguinte:

 

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Pet shop, nada mais é do que uma loja que comercializa produtos de uso veterinário e de animais, podendo ser ofertado serviços de banho e tosa, por exemplo. Para realizar doação ou mesmo venda de animais domésticos, o estabelecimento precisa ter um médico veterinário à disposição, bem como estar inscrito no Cadastro Municipal de Comércio de Animais (CMCA).

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A legislação ainda obriga que um médico veterinário seja o responsável técnico e o contrato deve ser apresentado ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). O funcionamento só é autorizado mediante a licença e alvará de funcionamento, expedido pela vigilância sanitária. Outras informações podem ser obtidas no site oficial.

 Requisitos necessários para um pet shop

A loja precisa possuir piso impermeável e isso também vale para a sala de banho. Os que fornecem serviço de banho e tosa precisam de uma sala de secagem e tosa. O abrigo de animais precisa estar em instalações separadas, equipamentos de conservação de aferimento de temperatura precisam estar na refrigeração recomendada e o ambiente precisa estar sempre limpo, ventilado e sem umidade.

Na hora de escolher o estabelecimento é importante levar em consideração o ponto, pois a localização é uma das regras primordiais do varejo. O acesso precisa ser fácil e a visibilidade significativa. O público-alvo deve ser considerado, ou seja, a vizinhança deve estar dentro dessas pretensões. Também é necessário verificar se a zona escolhida permite esse tipo de serviço. Possuir um estacionamento para até 3 carros pode deixar a loja mais atraente. Dessa maneira, é importante que tenha mais de 200 metros.

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 Equipamentos

Dentre os utensílios necessários estão: secador – mínimo de 3500W – soprado (usado para liberar jato de ar), máquina de tosa profissional, adaptadores, lâminas, cercados ou gaiolas, mesa de tosa com girafa – fixas ou dobráveis -, chuveiro, caixas para transporte, toalhas, pentes, tesouras, etc. Para se ter uma ideia, um bom kit de banho e tosa custa em média 4 mil reais.

Formalização

O empreendedor precisa observar se há algum tipo de lei específica, além de obter o CNPJ, registro na Junta Comercial, alvará de funcionamento, cadastro INSS/FGTS, entre outros requisitos. No site do Sebrae está disponível um material com informações relacionadas, por isso vale conferir.

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Investimento

Isso pode variar muito, pois as expectativas devem ser consideradas. Por exemplo, para um pet shop básico, os gastos podem chegar a 30 mil reais. Já um médio, 80 mil reais, entretanto, o investimento em um estabelecimento mais sofisticado pode ir até 500 mil ou mais. Ou seja, a localização, bem como os serviços, quantidade de funcionários e outras demandas influenciam nesses valores.

No início das atividades, o empresário deve considerar a reserva ou capital de giro, porque esse dinheiro vai ajudar a pagar as contas no início das atividades. Geralmente, o valor fica entre 20 e 30% referente ao valor do investimento. Porém, esses pormenores devem ser decididos no plano de negócio.

Fonte: Cursos & Profissões

Observação: O mais indicado é a contratação de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para pet shop e deixar que eles cuidem da parte legal e burocrática do empreendimento para você. A assessoria contábil pode lhe dar apoio em diversos assuntos, tais como, a confecção do plano de negócio, definição do tipo societário, o melhor regime tributário, contrato social, normas legais para abertura de um pet shop, dentre outros aspectos relevantes para o sucesso do empreendimento.

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