Contabilidade: a diferença para o sucesso de sua empresa

contabilidade

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

No ambiente corporativo é vital ter tomadas de decisões que sirvam de impulsionamento para os negócios. No dia a dia de uma empresa é preciso tomar decisões rápidas e eficazes, visando assim dar a continuidade empresarial necessária. A contabilidade é vital para tomadas de decisões precisas.

E para toda decisão que precisa ser tomada, é necessário também de informações precisas e corretas. A contabilidade é essencial para toda esta precisão.

A contabilidade é também, a grande amiga dos novos ou já maduros empreendedores, pois ela dá a sustentação mais importante do negócio, gerando:

 

  • Lucros para a empresa;
  • Informações sobre o faturamento;
  • Informações sobre custos;
  • Informações sobre os gastos;
  • Informações sobre o saldo do caixa;
  • Informações sobre as contas a pagar e receber;

 

Dentre outros dados essenciais para o negócio.

Contabilidade: A grande aliada do empreendedor

A contabilidade será sempre a verdadeira e grande aliada daqueles que estão envolvidos nos processos decisórios de uma empresa. Isso, porque é ela quem dá subsídios para as decisões mais assertivas com base em todas as informações cedidas pelo sistema contábil.

Falar de contabilidade empresarial significa correlacionar o desenvolvimento da empresa, isso porque os números são o que farão o empresário saber como vai a saúde contábil/financeira de seu negócio.

Os registros e fatos que tem a ver com a empresa podem favorecê-la ou não, e nesse sentido é preciso ter grande atenção.

A contabilidade está inserida em algumas grandes áreas da organização e por isso tem um grande valor. Essas áreas são:

 

  • Patrimonial.
  • Financeira.
  • Econômica.

 

E do que você está esquecendo sobre contabilidade, que é de vital importância para o sucesso do seu empreendimento?

Vamos lá?

 

  • Tudo precisa ser registrado

A contabilidade está associada a um conjunto de ações que tem a ver com direitos, deveres, registros, balanços e obrigatoriedades. Portanto, tudo que a empresa tem em seu domínio, precisa ser registrado e contabilizado, isso envolve dinheiro em caixa, veículos, máquinas, imóveis, estoques. Não se deve passar nada, de modo a evitar problemas.

 

  • A precisão é fundamental

 

Não obter dados e números precisos sobre os custos empresariais, como valores de contas a pagar e receber, fluxo de caixa, valor das despesas, é um dos erros mais comuns da maior parte das empresas e isso ocorre geralmente quando não se existe o registro correto das operações que são realizadas.

 

  • Cada um no seu quadrado

 

Misturar as contas de diversas empresas é outro ponto que acontece em algumas instituições. Muitos micro e pequenos empreendedores possuem mais de um negócio, então o que acontece? O dinheiro das empresas acabam se misturando, causando dessa forma uma grande confusão, um exemplo disso é quando uma compra de determinado item vai para a outra loja, afetando dessa maneira o fluxo do caixa de ambas.

  1. Tenha seu pró-labore e não se esqueça, pessoal é pessoal!

Misturar as finanças pessoais é outro ponto que culmina para problemas. É vital que a empresa faça e estabeleça um pró-labore para as retiradas mensais, é importante também que se registre todos os investimentos do capital, mesmo que ele seja pequeno. Efetuar reembolso de forma organizada é outra forma de manter as contas em dia, sem haver dores de cabeça ou estresse com atrasos e juros.

 

  • Contrate um especialista em Contabilidade, Responsável!

 

Tomar a decisão de fazer a própria contabilidade, pode causar uma espécie de vício fiscal. O que isso quer dizer? Que é preciso ter atenção em alguns critérios, pois um erro bastante comum ocorre quando o empresário acha que algumas ações poderão livrá-lo das obrigações contábeis. É preciso, portanto, acompanhar os relatórios mensais para saber se todos os procedimentos cabíveis estão sendo tomados de acordo com os registros da empresa e com a legislação vigente, pois, quando um erro é visto com antecedência, é possível usar algumas ferramentas para ajustar e corrigir, como por exemplo, usando a retificação de lançamentos.

Conclusão

Após analisar essa situação e esses conselhos, quais serão as próximas providências a serem tomadas por sua empresa?

Contratar uma excelente assessoria contábil ou chamar o seu contador para um bom bate-papo é o essencial, não é mesmo?

Curta, compartilhe e em caso de dúvida, nós da Attentive Contabilidade estamos à disposição para atendê-lo e fazer seu negócio crescer.

Venha tomar um café conosco, amamos interagir com você!

Até a próxima!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta sobre DECORE

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do grupo, não se
responsabilizando por qualquer prejuízo. Em caso de
dúvida, solicitamos que entre em contato conosco
por nossos canais oficiais de atendimento.