4 dicas para escolher a melhor franquia para você

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

De acordo com Adir Ribeiro, da Praxis Business, não há um manual definitivo para essa busca, mas algumas diretrizes podem ser úteis.

O franchising brasileiro oferece muitas oportunidades de negócio. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o país começou 2017 com 3039 redes de franquias, atuando nos mais variados setores, tamanhos e estilos.

Mas com tanta opção assim no mercado, como escolher o negócio ideal, de acordo com o perfil de cada empreendedor?

Segundo Adir Ribeiro, sócio-fundador da Praxis Business – especializada serviços de consultoria e capacitações para empresas do franchising e do varejo – não há um manual definitivo para essa busca, mas há algumas diretrizes que podem auxiliar o empreendedor.

1. Antes de tudo, aperfeiçoe-se

Ribeiro recomenda que o franqueado em potencial, antes de entrar em negociações mais sérias com uma rede, conheça melhor os pontos principais relacionados ao sistema de franquias e à gestão financeira de um negócio. “Faça a lição de casa. Entenda melhor o que é o franchising, suas particularidades em relação a um negócio tradicional e alguns termos relacionados às finanças. Assim, você entende o que a franqueadora está falando e consegue ter uma conversa em um nível mais elevado”, afirma.

2. Confirme se a franquia está seguindo tendências do mercado

“Algumas tendências estão virando realidade no mundo dos negócios. Por exemplo, não há mais uma divisão clara do que é uma empresa física e digital. A Amazon, que surgiu na internet, comprou o Whole Foods, uma das redes de supermercados físicas mais importantes dos Estados Unidos. Além disso, as empresas estão entendo a importância de ter um propósito e uma cultura próprias para seguir em frente. Há também a importância da educação para a capacitação das pessoas”, diz.

De acordo com o fundador da Praxis, é importante verificar se as franquias com quem o empreendedor está negociando também estão de olho nestas novidades. Caso estejam, é um bom sinal.

3. Fale com franqueados

Também é importante falar com empreendedores que já têm uma unidade da rede. “Eles são as melhores pessoas para falar se o negócio é bom ou não. Boas redes, inclusive, estimulam que haja esse contato entre os empreendedores em busca de uma oportunidade e os donos de uma operação”, afirma Ribeiro.

4. Redes pequenas também podem ser um bom negócio

De acordo com o sócio-fundador da Praxis, franquias iniciantes podem ser boas oportunidades de negócio, por mais que não tenham nenhuma chancela do mercado ou uma marca muito conhecida. “Pode ser que o dono da franquia esteja atrás de gente competente para ajudá-lo na expansão do negócio. Para atrair bons nomes, ele pode fazer uma ou outra concessão para facilitar a assinatura do contrato. Pode ser também que redes iniciantes ofereçam um produto ou serviço muito novo e que atraia clientes. Se isso acontecer, vai ser muito bom para o franqueado. Ter uma franquia de uma rede iniciante pode trazer riscos maiores, mas também pode trazer grandes oportunidades”, afirma Ribeiro.

Fonte: Portal do Franchising

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta sobre DECORE

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do grupo, não se
responsabilizando por qualquer prejuízo. Em caso de
dúvida, solicitamos que entre em contato conosco
por nossos canais oficiais de atendimento.