Gestão de Franquias: os erros clássicos que não devem ser cometidos!

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Franqueados e franqueadores costumam cometer alguns erros clássicos quando o assunto é Gestão de Franquias.

E o pior: esses erros podem levar o seu negócio a enfrentar sérios problemas! Quer saber quais são os erros clássicos cometidos durante a administração de uma franquia e como evitá-los?

Continue conosco!

Não conhecer o mercado a fundo

Esse é o pior dos erros que qualquer empresário pode cometer durante a sua vida. Investir em uma oportunidade de negócio sem entender as peculiaridades do mercado pode significar uma queda dolorosa.

Por isso, é importante estudar sobre o mercado e entendê-lo de verdade, não somente alguns detalhes e o que é falado na mídia!

Faz parte da gestão de franquias estar atento ao mercado o tempo todo. Isso porque não basta simplesmente acreditar que o franqueador fornecerá tudo que é necessário para a franquia. Não é assim que funciona!

Não conversar com os clientes, não realizar pesquisas sobre o público-alvo, não compreender quais as reais necessidades e os desejos dos clientes é algo que muitas franquias, franqueados e franqueadores insistem em errar. E, novamente, é um erro que não pode ser cometido!

Visão divergente entre franqueadora e franqueado

No começo, tudo são rosas. O problema está em quando uma franquia deseja crescer ou expandir suas atividades conforme os desejos do franqueado, mesmo que isso vá contra algumas diretrizes da franqueadora. O resultado é um só: ambas as partes se desentendem, falta comunicação, falta alinhamento e, por fim, o trabalho é prejudicado, os clientes são prejudicados e ninguém aproveita todo o potencial da relação benéfica entre franqueado e franqueador.

Qualidade x custo

A Gestão de Franquias pode ser muito difícil quando falta alinhamento entre franqueado e franqueador. Contudo, questões financeiras também interferem nisso! É preciso tomar muito cuidado com as finanças do seu negócio, principalmente em tempos difíceis. Pode parecer tentador remover algumas funcionalidades dos produtos ou serviços oferecidos, ou mesmo reduzir a qualidade do que é oferecido, buscando também uma redução de preço.  Mas, a verdade é que essa prática funciona como um verdadeiro tiro no pé.

A franquia ficará com uma fama ruim e as reclamações pesarão tanto para o franqueado quanto para o franqueador. Por isso, é bem importante tomar cuidado com a Gestão de Franquias e com a saúde da sua reputação!

Achar que está tudo bem, o tempo todo, com a gestão de franquias

Muitos franqueados têm o péssimo hábito de seguir o modelo de negócios da franquia de forma completamente engessada, e esquecem de escutar os clientes para investigar possíveis melhorias a serem feitas. É bem comum encontrar desafios que não são levados à franqueadora e continuam sem solução como se fosse um problema causado ou perpetuado pelo modelo de negócios da franquia.

É importante ouvir os clientes, receber sugestões, e investigar o que é mais vantajoso para todos, promovendo a construção de um relacionamento amigável, transparente e lucrativo.

Agora que você já conhece os principais erros de uma gestão de franquias, pode começar a evitá-los na sua franquia! Entre em contato com a Attentive e saiba tudo que você precisa para sua franquia começar com o pé direito!

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Alerta sobre DECORE

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do grupo, não se
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