Aprenda a elaborar um plano de contas para consultório odontológico

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Garanta o norteamento e efetividade das ações de um escritório contábil com um excelente plano de contas para consultório odontológico!

O plano de contas para consultório odontológico é um documento de grande utilidade aos profissionais contábeis responsáveis pela gestão fiscal dos consultórios odontológicos.

Sua elaboração é crucial para que o contador possa ter um controle mais efetivo das contas que serão utilizadas em sua entidade.

Visto isso, entenda agora mesmo o que é um plano de contas e como elaborar o seu!

O que é um plano de contas para consultório odontológico?

Um plano de contas para consultório odontológico é um documento com todas as contas que devem nortear as ações do contador dentro do seu estabelecimento.

Dessa forma, a partir da sua elaboração o contador especializado em consultórios odontológicos poderá elaborar a sua Demonstração dos Resultados do Exercício e o Balanço Patrimonial do seu negócio, sendo esses instrumentos cruciais para a boa gestão contábil do seu patrimônio.

Entenda como elaborar o seu plano de contas para consultório odontológico

Tipos de Plano de Contas para consultório odontológico

Para elaborar o seu plano de contas para dentistas é preciso conhecer os seus dois tipos, sendo eles:

  • o Gerencial; e
  • o Contábil.

Ambas as alternativas são divididas em quatro categorias:

  • Receitas;
  • Despesas;
  • Ativos; e
  • Passivos.

Plano de Contas Gerencial

Quando falamos do plano de contas gerencial, podemos defini-lo pelo controle das suas receitas e despesas, através do lançamento dessas informações em um sistema de gestão, ou até mesmo em uma planilha eletrônica, de maneira que seja garantida uma leitura clara dos resultados da sua empresa.

Plano de Contas Contábil

Já o plano de contas contábil possui as mesmas funcionalidades, no entanto, além do controle das suas receitas e despesas, tal ferramenta possui outras divisões que deixam a leitura mais complexa, porém, mais detalhada, tais como o gerenciamento dos ativos e passivos.

Estrutura do Plano de Contas para dentistas

Agora, entenda como é a estrutura de uma plano de contas e como aplicá-lo ao seu consultório odontológico, considerando algumas das suas principais características, sendo elas:

Tamanho do consultório odontológico – Avalie o porte da empresa.

Atividade prestada pela empresa – No caso, estamos lidando com um consultório odontológico, mas é importante ficar atento a variedade de serviços que são prestados pelos dentistas.

Sistema de controle contábil – A prestação de serviços contábeis deve ser executado de acordo com a disponibilidade dos recursos humanos e materiais do seu negócio, podendo ter o seu controle manual ou automatizado.

Interesse do dentista – É necessário que os objetivos traçados pelo contador e dentista, em relação à gestão contábil, estejam em sintonia.

Estrutura do documento – Todas as contas patrimoniais que fazem parte do seu balanço deverão ser organizadas e dispostas em grupos e categorizadas em grau decrescentes de liquidez, dessa forma a interpretação e a análise das suas informações financeiras será muito mais simples e dinâmica.

Portanto, caso queira saber mais sobre como ter um excelente plano de contas para consultório odontológico, conte com os serviços especializados e, dentistas da Attentive Smart!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta sobre DECORE

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do grupo, não se
responsabilizando por qualquer prejuízo. Em caso de
dúvida, solicitamos que entre em contato conosco
por nossos canais oficiais de atendimento.