Nota fiscal de serviços médicos – como emitir e armazenar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Deseja saber como emitir e armazenar nota fiscal de serviços médicos do seu consultório ou clínica médica? Descubra agora mesmo!

A nota fiscal de serviços médicos é um documento de grande importância para a sua clínica ou consultório médico, sendo ela um dos registros necessários para a realização da escrituração fiscal e para o recolhimento dos seus impostos que incidem sobre os serviços médicos prestados.

Sendo assim, tendo em mente o papel da nota fiscal de serviços médicos, entenda agora mesmo como realizar a sua emissão e como deve ser feita a sua armazenagem. Confira!

Emissão de nota fiscal de serviços médicos – Como realizar

O processo de emissão de nota fiscal de serviços médicos não é muito complicado, contudo, deve ser realizado de maneira cautelosa, garantindo que todas as tributações incidentes em sua operação sejam recolhidas, o valor da nota esteja de acordo com o serviço prestado e os códigos dos seus serviços, bem como os códigos de origem da operação, estejam em conformidade com a Receita Federal.

Portanto, para a realização da emissão de nota fiscal de serviços médicos, você pode contar com um sistema integrado com a Receita Federal que facilita todo o processo, contudo, são necessárias algumas informações cruciais antes de poder finalmente emitir suas notas fiscais de prestação de serviços médicos, sendo elas:

  • O seu CNPJ, registro necessário para o reconhecimento da sua empresa;
  • A sua Inscrição Municipal, número concedido pela prefeitura da sua região de atuação;
  • Certificado Digital, garantindo a assinatura digital necessária para validade jurídica das suas notas fiscais de serviços  médicos.

Com todas essa informações em mãos já é possível realizar a emissão das suas notas fiscais, basta apenas preencher os campos necessários de acordo com o serviço prestado, o código de tributação da atividade, o valor, o ISS incidente sobre o serviço, entre demais informações.

Caso tenha alguma dúvida, conte com o escritório de contabilidade especializado em médicos da Attentive Smart!

Armazenagem de notas fiscais de serviços médicos – Como realizar

Já quando falamos da armazenagem de notas fiscais de serviços médicos, é preciso ter cuidado, pois esses documentos possuem validade fiscal e jurídica para o seu negócio!

Uma grande vantagem de contar com a tecnologia é que da mesma forma que uma nota fiscal pode ser emitida por meio virtual ela pode ser armazenada em um servidor local ou na nuvem, o que diminui a papelada do seu escritório e garante maior segurança na gestão dos seus dados.

Vale lembrar que todos esses documentos têm um prazo de validade de até 5 anos e o seu armazenamento deve ser de 10 anos.

Mas, para que você tenha maior assertividade na gestão das suas notas fiscais de serviços médicos, conte com a Attentive Smart!

A Attentive Smart é um escritório de contabilidade em Moema que realmente entende as necessidades fiscais e tributárias dos profissionais da saúde que desejam ter eficiência na gestão dos seus impostos.

Então, se você também faz parte desse grupo de profissionais que estão em busca constante pelo sucesso, entre em contato conosco!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta sobre DECORE

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do grupo, não se
responsabilizando por qualquer prejuízo. Em caso de
dúvida, solicitamos que entre em contato conosco
por nossos canais oficiais de atendimento.