O que é Compliance Tributário e como ele pode garantir a segurança e o sucesso de sua empresa?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Sabe o que é Compliance Tributário? Conheça mais sobre esse termo e descubra a sua importância para a conformidade e sucesso da sua empresa!

Quando falamos sobre compliance tributário lidamos com um dos principais assuntos abordados pelos empresários atualmente.

O termo Compliance tem origem do verbo em inglês “to comply”, que quando o traduzimos para o nosso bom e velho português, possui um significado de “cumprir”, ou então “agir de maneira coesa”.

Sendo assim, o compliance tributário está ligado ao cumprimento e a conformidade com os regulamentos, normas e diretrizes que referem-se a tributação que incide sobre o seu negócio.

Portanto, podemos definir o compliance tributário os serviços de regulamentação e conformidade das empresas com o Fisco.

Mas, afinal, qual a sua importância?

Qual a importância do Compliance Tributário para as empresa?

Tendo mente a definição de compliance tributário e a sua principal finalidade para as empresas, é preciso estar ciente de que esse serviço é de crucial importância para a regularidade do seu negócio.

Até porque, no Brasil lidamos com uma alta carga tributária, além de toda a burocracia, processos complexos, onerosos e dinâmicos, portanto, ter o auxílio de um profissional que otimize as suas rotinas tributárias e garanta o cumprimento das suas obrigações é uma necessidade fundamental para qualquer negócio.

Desse modo, para que sua empresa esteja em dia com o Fisco, contando com o compliance tributário, é indiscutível que algumas práticas sejam adotadas, tais como:

  • Analisar a existência de erros nas entregas de informações entregues ao Fisco;
  • Monitorar os prazos de recolhimento de tributações e declarações a serem realizadas;
  • Manter a organização e acessibilidade dos documentos da empresa.
  • Entre outras.

Todas essas práticas podem até parecer simples, contudo, tendo em vista que é preciso acompanhar as mudanças exigidas pelo Fisco, as normas tributárias, a burocracia nacional, e além de tudo isso, manter-se organizado, atualizado, cumprindo todos os prazos de maneira contínua e sem erros, é praticamente inviável realizar todas essas proezas sem o auxílio de um profissional especializado e muito bem capacitado.

Uma das estratégias que vem sendo adotada pelos empresários que desejam manter a conformidade das suas empresas, sem ter que pagar a mais por isso, devido a toda essa burocratização na realização das suas obrigações acessórias, é o investimento em equipes específicas para a realização do compliance tributário do seu negócio.

Um fator que foi determinante para a adoção dessa estratégia foram os escândalos envolvendo empresas brasileiras, o que exigiu um novo posicionamento no mercado dos empresários que querem se ver livres de problemas com o Fisco.

Para que você tenha uma ideia melhor, em 2013, com a publicação da Lei 12.846/13, mais conhecida como a Lei Anticorrupção, muitos programas responsáveis pelo controle de  integridade e ética corporativa foram aperfeiçoados, o que deu maior destaque ao serviço de compliance tributário.

Nos dias atuais, é perceptível que o ambiente tributário exigiu que os líderes C-Level discutissem com a dada importância os temas tributários e fiscais das suas organizações, focando em agir de acordo com as obrigações principais e acessórias das suas empresas de maneira efetiva.

Contudo, podemos concluir que as estruturas de Compliance – dando destaque ao Compliance Tributário – são cruciais para qualquer negócio.

No entanto, temos outra questão…

Como implantar o Compliance Tributário, de maneira assertiva, em sua empresa?

A Tecnologia e o Compliance: se o mercado evolui, você precisa evoluir junto a ele, mas em conformidade!

Como visto ao longo do texto, é muito difícil se manter em conformidade com o Fisco, ainda mais quando você não possui uma estrutura preparada para lidar com todos os processos que são exigidos.

Entretanto, tendo o suporte necessário das tecnologias que vêm se aplicando ao mercado e suas soluções relacionadas às rotinas tributárias, a realização dessas obrigações pode ser feita de modo cada vez mais seguro, eficiente e econômico.

Com a contratação de uma ferramenta de gestão fiscal é possível mapear os possíveis riscos com as entidades responsáveis pela fiscalização tributárias das suas rotinas, além do gerenciamento dos seus contratos, emissão e recebimento de NF-e, NFS-e e demais documentos fiscais, entre outras soluções; Evitando riscos em cumprir as exigências legais, o que acaba por gerar multas – que podem ser assustadoras – e perda prazos.

Outra solução é a contratação de uma empresa que preste serviços de BPO, ou seja, a terceirização dos serviços relacionados ao compliance tributário da sua empresa, garantindo efetividade em sua gestão fiscal com a prestação de serviços especializados.

A Attentive Smart é um escritório de contabilidade que conta com recursos e sistemas que auxiliam a sua gestão fiscal e possibilitam que o compliance tributário do seu negócio seja garantindo.

Já a Attentive Consultoria está totalmente apta à prestar o serviço de BPO tributário para sua empresa, o que gera muito mais eficiência em suas tomadas de decisão e permite que o seu compliance esteja salvo de erros.

Então, o que acha de marcarmos uma conversa?

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta sobre DECORE

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do grupo, não se
responsabilizando por qualquer prejuízo. Em caso de
dúvida, solicitamos que entre em contato conosco
por nossos canais oficiais de atendimento.