Como é feita a distribuição de lucros de uma sociedade?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Em dúvidas sobre como é feita a distribuição de lucros entre seus sócios? Então confira a postagem de hoje!

Você é um empresário que deseja constituir sociedade?

Se sim, este texto foi feito pensando em você e em seus negócios!

Na verdade, existe de fato muita burocracia e dificuldades na gestão financeira. Não é à toa que sempre estamos a receber pedidos de ajuda nesse sentido!

Por isso, vamos nos ater a esse tema, hoje, combinado?

Como fazer a correta distribuição de lucros?

Para garantir a saúde de um negócio é óbvio que se torna importante, quando existe sociedade, saber fazer a correta distribuição de lucros. Do contrário, a empresa pode ter sérios problemas e os sócios também!

Por isso, uma das primeiras coisas a ser realizada é o contrato social, que deve estar de acordo com os cotistas, contendo nele todas as concordâncias entre os sócios, desde valores de remuneração, como valores de revestimento, cotas, funções e atividades que os sócios precisarão desenvolver com a empresa.

Um dos maiores problemas, ainda hoje, é o desconhecimento correlato à falta de informações sobre a legislação, do que é possível e do que não é.

Por isso, vamos seguir com o próximo subtópico, onde você verá os pontos que devem ser considerados na distribuição de lucros de sua empresa!

Cotas de cada sócio na empresa

Cada sócio possui uma cota, e essas devem estabelecer quantias e a descrição do trabalho a ser desenvolvido também, da mesma forma em que se deve incluir o valor do lucro a ser reinvestido.

Pró-labore dos sócios da empresa

Esse documento atesta e confirma a remuneração que se é paga aos sócios. O pró-labore é obrigatório dentro da sociedade, pois além de estabelecer a remuneração ainda informa que tipo de operação o sócio desenvolve dentro da organização.

Algo que precisa ser destacado é que, de acordo com a Lei Tributária Vigente, quando há divisão de lucro, o imposto de renda como pessoa física e de contribuições previdenciárias ficam desobrigadas. No entanto, quando a sua contabilidade não possui experiência nesse sentido, facilmente você pode arcar com multas, juros altíssimos e penalidades pesadas.

Análise do contrato social para a sociedade

O lucro precisa ser distribuído de forma uniformizada para cada sócio e tudo precisa estar declarado no contrato social.

A divisão de lucro também precisa seguir orientações, como as quantias necessárias para a preservação das operações comerciais. Ou seja, essa divisão não pode comprometer as finanças empresariais e os recursos necessários para que a empresa continue a existir e funcionar adequadamente.

Por esse motivo que se faz essencial ter a ajuda de uma contabilidade experiente em distribuição de lucros e em empresas com sociedade, para que se possa haver atividades focadas no sucesso, como:

  • Planejamento e realização de provisões.
  • Admissão de novos empregados.
  • Apuração de lucro contábil.
  • Entre muitos outros.

Portanto, se você precisa de ajuda nesse sentido e quer potencializar seus resultados empresariais, venha conversar conosco e ficaremos muito contentes em poder ser úteis no que somos melhor, em trazer sucesso e prosperidade para você!

Confira Nossas Especialidades Gif - Contabilidade em Moema Zona Sul | Attentive Assessoria Contábil

 

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta sobre DECORE

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do grupo, não se
responsabilizando por qualquer prejuízo. Em caso de
dúvida, solicitamos que entre em contato conosco
por nossos canais oficiais de atendimento.