ROI Marketing – Saiba como analisar e descubra como andam suas estratégias

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Do inglês, “Return Over Investment”, ROI significa Retorno de Investimento. No caso do ROI do Marketing, trata-se de um dos principais indicativos que mede o sucesso das suas ações de marketing.

Através do ROI do Marketing é possível descobrir o montante de ganhos e perdas de determinados investimentos. Caso os números sejam negativos, fica simples rever as estratégias e buscar um novo caminho.

Quer entender melhor como analisar o ROI do Marketing do seu negócio? Fique conosco e saiba mais!

Por que você deve analisar o ROI do Marketing?

É interessante frisar que não adianta investir em estratégias de marketing digital sem a devida análise do ROI. Sem estas informações, você pode ter a sensação de estar “jogando dinheiro fora”.

Boas campanhas de marketing devem, obrigatoriamente, vir acompanhadas de análises e cálculos de ROI. 

Como analisar o ROI

A fórmula básica do ROI apresentará, em níveis de porcentagem, a taxa de retorno do seu investimento em marketing. O cálculo, no entanto, é representado assim:

ROI = (GANHO – CUSTOS) x 100

Nesta fórmula, temos:

  • O ganho, que representa o lucro do projeto, obtido através do investimento
  • Os custos,  que representam todos os gastos que a empresa teve para implementar o projeto.

Para analisar o resultado do ROI, você deve definir o investimento, delimitar a taxa de ganho esperada pela empresa, calcular um ROI prévio e projetar possíveis cenários. 

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Moema Zona Sul | Attentive Assessoria Contábil

Na prática

Veja, agora e de forma breve, como cada uma destas etapas funciona.

Definição de investimento – Nesta fase inicial você definirá quais serão os investimentos nas estratégias de marketing. Aqui, é interessante listar desde todos os custos, como locação de equipamentos, energia elétrica utilizada para seu funcionamento, mão de obra, materiais, dentre outros.

Taxa de ganho – Nesta etapa, cabe ao gestor estipular qual será a taxa de ganho ideal para o investimento. Interessante lembrar que as taxas de ganho não se referem apenas ao lucro advindo do investimento. Também podem ser relacionados os montantes economizados com a ajuda do investimento.

ROI prévio – O ROI prévio, ou preliminar, é aquele que considera a perfeita implantação e ação de todas as estratégias, exatamente como o planejado. Sabemos que nem sempre o planejamento é seguido a risca, mas é importante ter uma expectativa e trabalhar para que ela seja atingida.

Projeção de cenários – A última fase, que envolve a projeção de cenários, reflete as inúmeras possibilidades. Você sabe que é possível ter um cenário pior, mediano e perfeitamente maravilhoso. Considere estes três cenários e entenda como o projeto se desenvolveria a partir destas projeções.

O que fazer depois de avaliar o ROI?

Uma vez obtido o ROI do seu projeto, o ideal é apostar em indicadores que trazem outras perspectivas para a análise. Existem indicadores que trazem boas avaliações para o setor de marketing, como o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), taxas de conversão, Lifetime Value (LTV) e as taxas de engajamento social.

Saber como analisar o ROI de um projeto é crucial para definir sobre sua viabilidade. Afinal de contas, nem sempre um projeto que traz boas projeções e resultados no papel oferece o mesmo quando lançado no mercado, certo?

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato conosco!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta sobre DECORE

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do grupo, não se
responsabilizando por qualquer prejuízo. Em caso de
dúvida, solicitamos que entre em contato conosco
por nossos canais oficiais de atendimento.