Fluxo de caixa: Como organizar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Descubra Como Ter Um Fluxo De Caixa Impecável Em Sua Franquia E Sobreviva A Qualquer Crise!

Agora, mais do que nunca, o fluxo de caixa é essencial para a sua franquia, e vamos te dar dicas de como organizá-lo!

A atual crise que encaramos é um exemplo claro de como situações críticas surgem e impactam a vida de todos, sem que esperássemos. 

Entretanto, você, como gestor de uma franquia, precisa estar previamente preparado para esse tipo de situação e, para isso, o fluxo de caixa é essencial. 

Porém, sabemos que muitos não tinham um preparo prévio – contudo, não é tarde demais! 

O fluxo de caixa ainda é um fator que você pode cuidar, agora, e garantir a sobrevivência de sua franquia. 

Sendo assim, hoje, vamos te dar algumas dicas sobre como organizar o fluxo de caixa, de forma simples e prática. 

Confira Nossas Especialidades (1) - Contabilidade em Moema Zona Sul | Attentive Assessoria Contábil

O que é o fluxo de caixa 

Por mais comum que o termo seja, esclarecê-lo é sempre importante… 

O fluxo de caixa consiste nas entradas e saídas de recursos financeiros da sua franquia. 

Dessa forma, ele é essencial para se ter um panorama geral de como está a movimentação financeira do seu negócio, possibilitando identificar se estão ocorrendo mais saídas do que entradas, e o que pode ser feito para reverter isso, por exemplo. 

Para além disso, o fluxo de caixa é essencial para outras análises contábeis e para o controle financeiro no geral. 

Tendo isso claro, vamos às dicas de como organizá-lo!

Registre tudo

Qualquer valor, por mínimo que seja, que tenha sido movimentado, precisa ser registrado para que o seu fluxo de caixa seja realmente eficiente. 

Caso contrário, você estará apenas colocando dados que não são reais e que não poderão te ajudar em momentos de crise, como o atual. 

Faça controle diário 

Afinal, movimentações tendem a ocorrer diariamente, dessa forma, realizar o registro cotidianamente é essencial para que nada seja esquecido e para que você tenha um constante panorama da situação da franquia. 

Com isso, é possível evitar problemas financeiros críticos que, durante uma crise, podem deixar sua franquia sem recursos para se adaptar. 

Estabeleça metas e objetivos realistas 

Com o controle diário e completo de todas as movimentações, é possível ser realista e inteligente nas metas e objetivos, garantindo, assim, que sua franquia não se afunde em dívidas. 

Aqui, a criação de um fundo emergencial é algo importante, afinal, como dissemos anteriormente, estar preparado para eventualidades é imprescindível para conseguir passar por elas. 

Conte com um software ou planilha

Atualmente, realizar o controle do fluxo de caixa de forma organizada se tornou muito mais simples com os diversos softwares disponíveis que atendem essa necessidade, além de oferecer outros recursos úteis para a gestão como um todo. 

Todavia, se a sua franquia ainda não tem capital para investir em um, é importante encontrar outros meios de ter um controle eficiente, e planilhas são ótimas para isso! 

Conte com especialistas! 

Todas essas dicas podem e devem ser aplicadas em todos os momentos, sejam eles de crise ou promissores, todavia, sabemos que a realidade atual exige ações imediatas, sendo assim, aplicá-las agora é ainda mais essencial. 

E para garantir um fluxo de caixa impecável, você pode contar com o suporte de nossos profissionais contábeis especialistas em franquias!

Dessa forma, você terá segurança financeira, fiscal e tributária para sobreviver a essa crise e voltar a crescer no pós-crise. 

Não hesite em contar conosco!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta sobre DECORE

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do grupo, não se
responsabilizando por qualquer prejuízo. Em caso de
dúvida, solicitamos que entre em contato conosco
por nossos canais oficiais de atendimento.