Enquadramento sindical: como realizar?

Enquadramento sindical: como realizar?
O Sindicalismo é direito essencial dos trabalhadores, a fim de se organizarem e solicitarem direitos. Saiba nesse artigo como realizar o enquadramento sindical.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O desmonte sindicalista tem acontecido em peso nas mais diversas esferas, quer seja por movimentações legislativas ou mesmo por questões sociais. Mas muitos não imaginam os benefícios em buscar o enquadramento sindical, como a garantia de estar numa plataforma que busca a defesa dos interesses, tanto de trabalhadores quanto de empresas.

No decorrer desse artigo você vai entender mais detalhes sobre a prática do enquadramento sindical e como ela se dá.

Enquadramento sindical: como participar de um sindicato?

Não há necessariamente um procedimento a ser realizado para determinar o enquadramento sindical, já que ele acontece espontaneamente ao passo que a empresa exerce uma atividade econômica. De acordo com o artigo 511 da CLT, todas as empresas em exercício de atividade econômica, são automaticamente representadas pelo sindicato que defende aquela atividade econômica.

Portanto, o enquadramento sindical por parte das empresas independe de qualquer procedimento. Haverá influência apenas com base no território, uma vez que as condições econômicas e profissionais variam com cada região do país, podem existir diversos sindicatos de um mesmo recorte profissional, cada um focado numa região, dada a proibição da criação de mais de uma entidade sindical na mesma base territorial.

Existe forma de enquadramento incorreto?

Sim, principalmente em alguns contextos mais complexos. A sobreposição de um sindicato e outro, por exemplo, pode causar confusão. Se a sua empresa trabalha com um produto exclusivo, que toca em aspectos tanto de um mercado quanto de outro, essas confusões podem surgir, e cabe então entrar em contato com os sindicatos para saber qual enquadramento seguir.

Concordar com um enquadramento incorreto pode causar problemas jurídicos, inconsistências e até mesmo infrações trabalhistas. Se uma empresa está enquadrada no sindicato errado, ainda que esteja recolhendo suas contribuições em dia, estará destinando-as para o sindicato que não representa a categoria.

Por isso, é importante prestar bastante atenção nos direcionamentos dados pelos sindicatos, a fim de realizar o enquadramento de forma correta. Nesse link, você poderá dar uma olhada no site da Fecomércio, onde existe um detalhamento sobre o enquadramento sindical. Aqui, diversos detalhes são oferecidos para que você entenda melhor como acontece todo o processo.

Quer ajuda para entender melhor como funciona o sindicato de categoria?

No momento de lidar com questões burocráticas e legais, é sempre importante contar com profissionais especializados na área para obter melhores direcionamentos. Na Attentive você consegue acesso a esses profissionais e à consultoria que precisa. Que tal conversar com um de nossos especialistas agora mesmo?

Entre em contato conosco e entenda melhor como fazer o enquadramento sindical, quais detalhes precisam ser levados em consideração e assim por diante. Lembre sempre que a prevenção nesses casos é o passo ideal.

Não deixe de conferir nossos posts antigos aqui do blog, ok? Temos uma série de publicações que podem lhe ser úteis.

Um grande abraço e nos falamos em breve. Até mais!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta sobre DECORE

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do grupo, não se
responsabilizando por qualquer prejuízo. Em caso de
dúvida, solicitamos que entre em contato conosco
por nossos canais oficiais de atendimento.