De acordo com Adir Ribeiro, da Praxis Business, não há um manual definitivo para essa busca, mas algumas diretrizes podem ser úteis.
O franchising brasileiro oferece muitas oportunidades de negócio. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o país começou 2017 com 3039 redes de franquias, atuando nos mais variados setores, tamanhos e estilos.
Mas com tanta opção assim no mercado, como escolher o negócio ideal, de acordo com o perfil de cada empreendedor?
Segundo Adir Ribeiro, sócio-fundador da Praxis Business – especializada serviços de consultoria e capacitações para empresas do franchising e do varejo – não há um manual definitivo para essa busca, mas há algumas diretrizes que podem auxiliar o empreendedor.
1. Antes de tudo, aperfeiçoe-se
Ribeiro recomenda que o franqueado em potencial, antes de entrar em negociações mais sérias com uma rede, conheça melhor os pontos principais relacionados ao sistema de franquias e à gestão financeira de um negócio. “Faça a lição de casa. Entenda melhor o que é o franchising, suas particularidades em relação a um negócio tradicional e alguns termos relacionados às finanças. Assim, você entende o que a franqueadora está falando e consegue ter uma conversa em um nível mais elevado”, afirma.
2. Confirme se a franquia está seguindo tendências do mercado
“Algumas tendências estão virando realidade no mundo dos negócios. Por exemplo, não há mais uma divisão clara do que é uma empresa física e digital. A Amazon, que surgiu na internet, comprou o Whole Foods, uma das redes de supermercados físicas mais importantes dos Estados Unidos. Além disso, as empresas estão entendo a importância de ter um propósito e uma cultura próprias para seguir em frente. Há também a importância da educação para a capacitação das pessoas”, diz.
De acordo com o fundador da Praxis, é importante verificar se as franquias com quem o empreendedor está negociando também estão de olho nestas novidades. Caso estejam, é um bom sinal.
3. Fale com franqueados
Também é importante falar com empreendedores que já têm uma unidade da rede. “Eles são as melhores pessoas para falar se o negócio é bom ou não. Boas redes, inclusive, estimulam que haja esse contato entre os empreendedores em busca de uma oportunidade e os donos de uma operação”, afirma Ribeiro.
4. Redes pequenas também podem ser um bom negócio
De acordo com o sócio-fundador da Praxis, franquias iniciantes podem ser boas oportunidades de negócio, por mais que não tenham nenhuma chancela do mercado ou uma marca muito conhecida. “Pode ser que o dono da franquia esteja atrás de gente competente para ajudá-lo na expansão do negócio. Para atrair bons nomes, ele pode fazer uma ou outra concessão para facilitar a assinatura do contrato. Pode ser também que redes iniciantes ofereçam um produto ou serviço muito novo e que atraia clientes. Se isso acontecer, vai ser muito bom para o franqueado. Ter uma franquia de uma rede iniciante pode trazer riscos maiores, mas também pode trazer grandes oportunidades”, afirma Ribeiro.
Fonte: Portal do Franchising