No dia 1º de março iniciou o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda 2021 e de acordo com o cronograma estabelecido pela Receita Federal, os contribuintes contam com prazo de envio que vai até o dia 30 de abril. A declaração de imposto de renda é enviada anualmente pelos contribuintes e junto com ela, é comum que apareçam uma série de dúvidas. Vai declarar o imposto de renda 2021? Confira 5 Dicas importantes na hora de declarar seu imposto de renda que podem facilitar o envio e ajudar a evitar problemas com a Receita Federal.
1.Separe toda a documentação necessária
Para facilitar o preenchimento da sua declaração de imposto de renda e garantir o envio das informações exigidas pelo fisco, é preciso separar toda a documentação necessária.
Confira na sequência a relação de documentos para preenchimento e envio da sua declaração de imposto de renda 2021:
- CPF do titular e dos seus dependentes;
- Título de eleitor;
- Comprovante de endereço atualizado;
- Número do recibo da declaração do ano anterior;
- Informe de rendimento entregue pelo seu empregador ou pela previdência social;
- Informes de rendimento de instituições financeiras;
- Documentos de imóveis, veículos e outros bens;
- Comprovantes de despesas médicas e despesas escolares;
- Dados Bancários.
2.Verifique as despesas dedutíveis
De acordo com a legislação do imposto de renda 2021, algumas despesas podem ser deduzidas da base de cálculo da declaração, são elas:
- Até R$ 2.275,08 por dependente, atendidas as regras da Receita;
- Até R$ 3.561,50 com despesas comprovadas relacionadas a educação do próprio contribuinte e dos seus dependentes;
- Despesas relacionadas a tratamentos de saúde e despesas médicas em geral;
- Até 12% dos rendimentos tributáveis por Previdência Complementar.
3.Escolha entre a declaração simplificada e a completa
A declaração de imposto de renda, possui dois métodos distintos de cálculo são eles:
Declaração simplificada: Na declaração simplificada o contribuinte tem direito a um abatimento de 20% na sua base de cálculo, no entanto não pode deduzir despesas com saúde e educação.
Declaração completa: Na declaração completa, o contribuinte pode incluir suas despesas dedutíveis e também as dos seus dependentes, no entanto não tem direito a desconto na base de cálculo do IR.
Com base nas duas opções destacadas acima, o contribuinte pode escolher aquela que for mais econômica com base em sua renda e receitas dedutíveis durante o ano.
4.Envie a declaração com antecedência
O prazo para envio da declaração de imposto de renda se encerra ao final de abril. No entanto, deixar a entrega da declaração para a última hora não é uma boa opção.
O ideal é que o contribuinte envie a sua declaração o quanto antes, evitando assim, perder o prazo de entrega.
Vale destacar, que aqueles que enviam a sua declaração com antecedência contam com prioridade para receber a restituição do imposto de renda, caso tenham direito.
5.Conte com o apoio de uma assessoria contábil
Você acabou de conferir, 5 dicas importantes na hora de declarar seu imposto de renda. Por fim, para evitar erros de preenchimento e problemas com a malha fina da Receita Federal, você pode contar com o apoio de uma assessoria contábil especializada.
Você já conhece a Attentive Contabilidade e os nossos serviços relacionados a entrega da declaração de imposto de renda 2021? Não perca mais tempo, entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas!