Evitar Erros Ao Adquirir Uma Franquia

5 dicas para evitar erros ao adquirir uma franquia

Uma franquia é uma opção de investimento em que o modelo de negócio que já vem testado e possui registro histórico dos resultados anteriores, além de todo apoio que a franqueada oferece. Caso você queira adquirir uma franquia vale prestar muita atenção em alguns detalhes, pois embora apresente muitas vantagens, alguns cuidados podem evitar dores de cabeça.

Há muitos detalhes importantes que você deve levar em conta antes de adquirir uma franquia e também durante a operação da mesma para não cometer erros comuns, como os relacionados a questões jurídicas, ao entendimento do mercado e ao relacionamento com outros empreendedores. O Sebrae, com base em informações do site da Inc., listou cinco erros que o franqueado não pode cometer. Confira!

1. Não ter conhecimento na área e não fazer uma pesquisa aprofundada

Você deve fazer sua escolha pensando no mercado e não apenas seguir uma moda ou uma paixão pessoal. É preciso identificar a necessidade do mercado e se você terá ou não uma base de clientes. Considere se esse tipo de produto ou serviço vende bem e se a localização será um fator importante. Será que o mercado pode mudar logo? Realizar um Plano de Negócios pode ser importante neste momento, onde você identificará mercado, público-alvo, concorrentes, entre outros itens fundamentais.

2. Não conversar com outros franqueados da marca que você está avaliando

Muitas pessoas compram uma franquia após terem conversado com família, amigos e advogados, mas se esquecem do grupo mais importante: conversar com os empresários que já têm uma unidade daquela marca. São eles que conhecem o negócio melhor que todo mundo e têm insights valiosos sobre estar à frente daquela loja. Sabem como é o dia a dia, o mercado e o comportamento do cliente e podem ajudar o candidato a tomar uma decisão melhor.

3. Achar que você poderá manter a sua independência

Diversos empreendedores entram no franchising porque querem ser seus próprios chefes. Mas essa não é a realidade. Os franqueadores precisam confiar nos seus franqueados. Como empreendedor, você terá de domar a sua independência. Lembre-se de que o franqueador conhece o sistema melhor que você (pelo menos enquanto a sua loja estiver começando). Se isso não parecer adequado para você, considere se a franquia realmente é o melhor caminho.

4. Não aprender a implementar o sistema de franquias

Como franqueado, seu trabalho não é reinventar o sistema: é seguir o sistema. Você precisa aprender os detalhes da operação e seguir os programas de treinamento. É importante que o franqueado tenha um plano de ação documentado e invista tempo para aprender sobre o funcionamento da loja.

5. Colocar o carro na frente dos bois

Aprenda a implantar o negócio antes de se aventurar com a abertura de várias lojas. Os franqueadores querem ver o sucesso de uma unidade antes que o franqueado abra a segunda?—?ou a décima. Mergulhe em um conceito de franquia antes de pensar nos próximos.

Se você está pensando em adquirir uma franquia, considere esses cinco itens, busque mais informações sobre o sistema franchising, procure se informar sobre os pontos negativos que existem também, pois você pode estar tão empolgado com essa decisão que só enxergue ou escute as vantagens. Conhecer o que pode dar errado é importante para que você possa evitar ou, pelo menos, saber o que fazer no momento.

Fonte: SuaFranquia

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Attentive Contabilidade? Somos especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo. Será um prazer conversar com você!

Siga-nos no Facebook: @attentivecontabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *