A relação entre franqueado e franqueador deve ser a mais transparente possível, sempre visando aprimorar os serviços oferecidos pelo franqueado e os que são recebidos pelo franqueador.
Evidentemente, cabe ao franqueado a sua parte, respondendo imediatamente às informações recebidas e reduzindo a distância física entre sua loja e o franqueador, utilizando os sistemas disponibilizados de forma eficiente.
Para melhorar a relação entre franqueado e franqueador, todos devem utilizar a mesma linguagem. A seguir, conheça as principais dicas para que a comunicação não apresente falhas:
1-Definindo a mensagem que será transmitida
Algumas informações estratégicas devem ser passadas para toda a rede. O franqueador deve definir os temas para ajudar o franqueado a saber as prioridades e usar os canais mais adequados para transmitir a sua mensagem.
O conteúdo da mensagem deve ser bem organizado e conciso, sem discorrer sobre assuntos que não são importantes para a estratégia, principalmente porque a maior parte das pessoas não tem tempo suficiente para detalhes que não são essenciais.
2-Montando uma estrutura de comunicação
O franqueador deve ter uma equipe ou uma pessoa responsável para centralizar e reunir todas as mensagens, atendendo à demanda de cada franqueado, sempre com muita eficiência e rapidez.
A centralização permite facilitar a comunicação com o franqueado, evitando que mensagens possam se perder entre os processos administrativos. Com isso, o franqueado sempre saberá que suas necessidades estão sendo captadas por pessoas que já conhecem seus problemas.
Uma estrutura de comunicação permite melhorar a relação entre franqueado e franqueador, além de oferecer informações estratégicas que irão possibilitar a tomada de medidas que reduzam as dificuldades mais comuns, otimizando o sistema da própria rede.
3-Criando um comitê para franqueados
Havendo uma equipe de comunicação entre franqueador e franqueado, a rede pode criar um comitê para solução de produtos mais comuns, reunindo informações de todas as franquias e estabelecendo estratégias de ação para trazer soluções de forma mais rápida.
Dessa maneira, é possível prevenir situações que possam manchar a marca da empresa e criar descontentamento para o franqueado, coordenando atitudes que devem ser tomadas em situações mais comuns e oferecendo ao franqueado um canal aberto para manter a qualidade nos produtos ou na prestação de serviços.
4-Montando um canal de comunicação com o franqueado
Os meios digitais possibilitam o estabelecimento de canais de comunicação para melhorar a relação entre franqueador e franqueado. Nesse caso, a melhor recomendação é criar um canal onde todas as informações podem ser encontradas num mesmo local, oferecendo ao franqueado as informações, materiais para consulta, manuais e um meio para que a rede tenha contato imediato sempre que houver necessidade.
A central do franqueador deve oferecer essa solução através de sua própria plataforma, criando módulos de atendimento para envio e recebimento de mensagens, um chat ao vivo diretamente com a equipe de comunicação e uma área de franqueado para disponibilizar material de consulta e os documentos mais importantes.
Para o franqueador melhorar a comunicação com o franqueado, o uso de um canal comum, concentrando tudo em apenas um canal, irá reduzir todos os problemas e encontrar soluções de forma mais rápida e eficiente.
5-Reduzindo conversas paralelas na rede
Quando o franqueador não disponibiliza corretamente as informações, o franqueado vai em busca de pessoas com quem tenha contato, conversando com outro franqueado e gerando uma comunicação paralela que, inclusive, pode prejudicar o relacionamento entre o franqueador e sua rede.
O intercâmbio entre franqueados é interessante para a rede, mas é preciso lembrar que as decisões mais importantes devem ser tomadas pelo franqueador.
6-Criando destaque para o que é importante para o franqueado
O franqueador deve se mostrar disponível sempre que o assunto demandar a sua atenção. As ações comuns podem ser direcionadas para a equipe de comunicação, mas, quando se trata de uma situação que demande mais a atenção por parte de cada franqueado, quem deve tomar a frente é o criador da rede.
Assim, o franqueado fica sabendo que a presença do franqueador requer sua atenção.
7-Realizando encontros entre franqueador e franqueado
O franqueador deve ter um calendário anual para eventos internos, encontros, convenções presenciais e cursos, mantendo contato mais direto com cada franqueado. Através desses encontros, além de cada franqueado poder manter contato com outros, inteirando-se das soluções mais satisfatórias, também terá oportunidade de conhecer melhor a rede, coletar feedback e oferecer sugestões.
Para melhorar a relação entre franqueado e franqueador, por fim, o que deve estar em destaque é a transparência, oferecendo a cada parte os meios para que a rede possa crescer e render cada vez mais.
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Sucesso e até logo.