Escrituração Contábil para Profissional Liberal – Qual a sua importância e suas vantagens?

Compartilhe

Entenda a importância da escrituração contábil para profissional liberal e como é o alicerce para as atividades contábeis na gestão da sua atividade.

A escrituração contábil para profissional liberal é um procedimento de muita importância para a realização de qualquer serviço contábil em seu dia a dia.

A partir dela podem ser realizados(as):

  • Auditoria contábil;
  • Planejamento tributário;
  • Análise de demonstrativos contábeis;
  • O controle do seu patrimônio.

E demais fatos que estejam ligados aos seus fatos contábeis.

Então, como forma de esclarecer possíveis dúvidas sobre essa atividade tão fundamental para a execução dos seus exercícios como profissional liberal, vamos entender, na postagem de hoje, o que é a escrituração contábil para profissional liberal e quais as suas vantagens para o seu negócio.

Escrituração contábil para profissional liberal, o que é e quais as suas vantagens para a sua atividade?

Então, de maneira clara, a escrituração contábil se refere ao registro de todos os fatos contábeis que ocorrem na rotina da sua gestão empresarial, que alteram o patrimônio da empresa, – considerando que você tenha CNPJ.

Uma informação muito importante sobre a escrituração contábil é que todo o fato contábil registrado deverá ser ter a sua escrituração efetuada em um livro contábil, que pode ser:

  • O livro diário;
  • O livro razão.

Que são obrigatórios, ou aindo outro livro facultativo, que pode ser adotado a critério da empresa, ou profissional individual, a qual o serviço de escrituração contábil está sendo prestado.

Mas agora vem um pergunta que pode ser muito comum para os profissionais liberais que lidam com esse serviço:

“Quais as vantagens da escrituração contábil para minha atividade como profissional liberal?”

Pois bem, no início do nosso texto já revelamos toda as possibilidades que a escrituração contábil é capaz de proporcionar à sua atividade liberal. E é com isso em mente que iremos destacar as suas vantagens.

A escrituração contábil é o inicio del muitas das soluções que o seu negócio precisa para se manter no mercado, além de te deixar em conformidade com a lei, é claro.

Visto que, com exceção do Microempreendedor Individual, é obrigatório a realização desse procedimento na gestão fiscal e tributária da sua atividade.

Portanto, caso queira ter uma empresa competitiva e segura, é preciso, primeiro, se atentar a maneira como é realizada a escrituração de todos os fatos contábeis do seu negócio.

E quando falamos de um profissional contábil, área que possibilita tantas variação para a realização da sua contabilidade, contar com um profissional especializado em seu segmento de atuação pode ser o seu grande diferencial.

Sendo assim, você pode contar com os profissionais da Attentive Smart para realizar a escrituração do seu negócio no mercado.

Queremos que você se mantenha em dia com a legislação e garanta os melhores resultados para a  sua atividade liberal.

Então, está interessado em ter uma contabilidade completa ao seu lado, servindo como base para tomadas de decisões assertivas? Então conte com os profissionais especialistas da Attentive Smart!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.