Abrir um Pet Shop – como é mais conhecido as lojas de animais – pode ser um negócio muito lucrativo para quem deseja investir e empreender no segmento, e isso, independente do desempenho da economia do País. Os pet shops têm demonstrado um crescimento considerável de suas receitas mesmo durante a recessão, haja vista que os donos dos animais reduziram os seus próprios gastos pessoais, antes de reduzir o nível de vida dos seus bichinhos de estimação.
No entanto, este é um mercado que está em alta no mundo inteiro, e logo, a concorrência é gigante, além da concorrência dos grandes varejistas. Isso significa que um pequeno empresário, dono de um pet shop, tem que ter um controle muito rígido sobre os seus custos, para que sua empresa também possa figurar nas listas dos negócios rentáveis.
Dados da Indústria de Pet Shop no Brasil
A indústria de Pet Shop no Brasil atingiu um faturamento em 2016 de R$ 18,9 bilhões, com uma projeção de crescimento de 7 a 10% até o final de 2017.
O Brasil ocupa hoje o terceiro lugar no ranking mundial do setor em faturamento, atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido. Existem mais de 108 mil empresas ativas no segmento de pet no Brasil atualmente, além disso, os dados do setor revelam que no Brasil existe uma população de cães, aves, gatos, peixes dentre outros bichinhos de mais de 132 milhões de pets. É o mercado com um dos prognósticos de crescimento mais positivo no cenário corporativo nacional.
Por que Abrir um Pet Shop?
Apesar de todos os números fantásticos acima demonstrados, antes de abrir um pet shop você precisa considerar a viabilidade do negócio e suas aptidões para lidar com a gestão e o dia a dia do empreendimento. Por isso, preparamos algumas dicas para você ter total certeza de que está pronto para entrar de cabeça no segmento e empreender com muito sucesso.
1 – Familiarize-se com a indústria de Pet Shop
Antes de considerar seriamente se você deseja abrir um pet shop, familiarize-se com o segmento. Isso pode ajudá-lo a tomar uma decisão informada sobre se este é ou não o caminho certo para você. Considere que:
- O segmento de pet shop no Brasil é um dos mais promissores e uma grande força econômica. Conforme já citamos, é uma indústria que faturou em 2016 mais de R$ 19 bilhões, e tem uma projeção de crescimento de 7 a 10% para os próximos anos.
- Mesmo que o mercado de pet’s no Brasil economicamente seja muito significativo, o fator sucesso do negócio dependerá de alguns aspectos cruciais como, localização, marketing, gestão e até mesmo como você administra o seu empreendimento.
- Você pode investir em uma variedade de tipos de negócios para pet’s, tais como, lojas de animais, centro de estética, revendedor de produtos para animais de estimação, ou uma loja de serviços pet completos, desde banho e tosa, venda de animais, alimentação, acessórios e suprimentos, até serviços de médico veterinário. Você pode considerar também, se você quiser, investir na compra de uma franquia, pois, investir em franquias de Pet Shop pode lhe trazer inúmeras vantagens em relação à começar um negócio do zero. (Falaremos mais sobre isso em outro post)
2 – Avalie suas habilidades para cuidar de animais e gerir um negócio
Antes de começar a fazer planos para abrir um pet shop, primeiro você precisa avaliar honestamente suas habilidades, não só para gerir um negócio, mas também para cuidar de quaisquer tipos de animais que você possa vender ou tratar em sua loja. Ter uma visão objetiva de suas habilidades poderá ajudá-lo a decidir se investir em abrir uma loja de animais, é a opção certa para você.
- Uma excelente maneira de avaliar suas habilidades é comparar o seu trabalho com o de outras lojas do segmento pet em sua região. Você pode conversar com outros donos de Pet Shop para ter uma ideia de como funciona seus negócios. Isso irá ajudá-lo a pensar sobre como você pode se encaixar no segmento. Você não poderá ser bem sucedido se não puder competir.
3 – Comece Certo e Invista em parcerias sérias antes de abrir um Pet Shop
Você precisa encontrar os parceiros ideais para lhe assessorar na abertura de seu pet shop. Desde a contratação de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para pet shop, para cuidar de toda a parte burocrática legal do empreendimento, tipos societários, regimes tributários, confecção de contrato social, licenças, registros, gestão contábil, estrutura de faturamento, dentre outros aspectos que mostrarão aos potenciais clientes e investidores que você é um empresário sério, e também um bom parceiro de Marketing, e ótimos fornecedores, para que assim o seu negócio seja um verdadeiro sucesso em vendas, gestão e lucratividade.
E então, você deseja abrir um pet shop? Fale um pouco mais sobre isso conosco. Nós podemos esclarecer suas dúvidas e ainda lhe orientar sobre cada passo para que você tenha um pet shop de muito sucesso!
Até breve!