Pensando em colocar os seus conhecimentos em prática e finalmente abrir uma agência de publicidade e marketing? Separamos 7 aspectos cruciais que você deve se atentar!
Realmente, abrir uma agência de publicidade e marketing e mantê-la em um mercado cada vez mais competitivo e com menos barreiras não é uma tarefa para qualquer um!
Além de muita responsabilidade, comprometimento e dedicação, o empresário que queira entrar para o universo das agências de publicidade e marketing terá que contar com um bom networking e conhecimentos específicos para a sua atuação, sem contar, é claro, com uma boa venda.
Portanto, com o objetivo de te ajudar a entender melhor como você pode abrir uma agência de publicidade e marketing de maneira efetiva, mesmo com todas as adversidades do mercado, nós, da Attentive Consultoria, preparamos 7 dos aspectos mais cruciais que você deve se atentar. Confira!
1 – Tenha um capital de giro e planejamento financeiro
Abrir uma agência de publicidade e marketing, com todas as burocracias reduzidas, parece fazer as pessoas acreditarem que não precisam se preocupar com o capital de giro, mas ainda é necessário.
O capital de giro é o dinheiro necessário para manter a empresa funcionando e é a base para qualquer negócio. Ele deve ser calculado de acordo com os gastos mensais fixos e com uma folga para imprevistos que, acredite, sempre acontecem.
Por isso, antes do capital de giro, é necessário fazer o planejamento financeiro de sua agência de publicidade, só para depois começar a pensar nos lucros.
Dentro do planejamento, considere onde sua empresa irá atuar: se apenas na mídia digital ou somente na física, ou em ambos.
Considere todos os tipos de profissionais que precisará ter, assim como o preço de mercado de cada um, e pense sobre a locação do espaço.
Entre estes fatores, ainda precisa considerar maquinaria, site, abertura de contas empresariais, etc.
2 – Estude o mercado de atuação
Na prática, o mercado de publicidade e marketing é um pouco diferente do que é visto na faculdade, por isso, antes de abrir a sua agência, estude o mercado.
Cada agência moldou seu trabalho baseado nos erros e acertos no passado, se adaptaram com as exigências atuais e seguem trabalhando com esse jogo de cintura.
Por isso, estude também as mudanças da atualidade, incluindo o que chega ao público-alvo e como ele se envolve com o que recebe.
3 – Invista em seu site
A porta da sua agência será seu site.
Quase nenhuma agência de publicidade e marketing que almeja o sucesso pode ficar fora do mundo digital. Por isso, crie um site para servir de portfólio e porta de entrada para o cliente.
Seu site precisa representar sua empresa e deve ser um dos principais alvos de investimento da sua agência.
4 – Pesquise seu público-alvo
O seu público-alvo também possui um público-alvo, com suas próprias metas. Estude o seu primeiro, para depois estudar o dele. Descubra o que falta em sua marca que sua agência possa melhorar, ampliar e gerar lucros.
Estude seu cliente para saber o que realmente irá atraí-lo para sua agência, além do como.
5 – Valorize sua mão de obra
A sua mão de obra serão freelancers ou fixos, mas todos devem ser tratados com respeito. Não os trate como pessoas descartáveis, pois quanto mais enxergados e valorizados são, melhor produzirão para sua agência.
Pesquisas revelam que funcionários satisfeitos com o ambiente onde trabalham são mais produtivos e criativos.
6 – Aplique o seu marketing em sua agência
Não se esqueça: Ofereça o seu melhor.
Quando você aplica o seu melhor para divulgar a sua agência, buscando resultados significativos para si mesmo, você terá o que mostrar quando o cliente usar sua empresa como exemplo.
Afinal, como pode oferecer um produto ou serviço que nem você teria coragem de consumir?
7 – Sua agência deve acompanhar o mercado
E por fim, mas nunca menos importante, não fixe residência no método que deu certo. A internet é um órgão vivo em constante evolução, o que quer dizer que ela muda o tempo todo. Por isso, fique sempre atento ao mercado e não espere seu método de campanha começar a dar errado para que possa mudar.
Reme junto com a maré, não contra a maré.