Auditoria Fiscal Eletrônica

O fechamento fiscal deve acontecer no prazo, mas fazer isso acontecer pode ser um desafio e tanto para empresas, sejam elas recém-formadas ou já atuantes no mercado há algum tempo. E, inclusive, negligenciar a auditoria fiscal eletrônica traz riscos consideráveis para o negócio!

O que é a auditoria fiscal eletrônica, afinal?

A auditoria fiscal eletrônica é um procedimento que deve ser realizado por todas as empresas que efetuam a escrituração de notas fiscais e conhecimentos de transporte, independentemente do seu porte!

Formas de auditoria – mensal e diária

Uma das grandes dúvidas do empresário se dá por conta das formas de auditoria fiscal eletrônica, que pode acontecer em regime mensal ou diária.

A auditoria mensal funciona da seguinte forma: a empresa deve realizar a validação dos arquivos que serão enviados ao Fisco, e isso inclui as obrigações acessórias e federais. Portanto, são auditados os arquivos a serem enviados e, em caso de inconsistências, os dados são corrigidos e comparados com as obrigações, o que precede o envio para o Fisco.

Essas obrigações incluem:

  • ECD;
  • DIRF;
  • EFD ICMS e IPI;
  • GIAs;
  • ECF;
  • EFD Contribuições;
  • DCTF

Enquanto a auditoria mensal dá mais trabalho para a conferência, a diária trabalha em correções em “tempo real”, o que agiliza o envio das informações ao Fisco. Através da Auditoria Diária/Recorrente, a empresa automatiza o processo de conferência dos documentos escriturados/faturados, evidenciando no dia a dia os fatos ocorridos na escrituração fiscal. O que possibilita ações corretivas previamente à entrega dos arquivos ao Fisco.

Um dos grandes benefícios desse regime de auditoria fiscal eletrônica é o processo de automatização e a identificação de créditos no fechamento mensal.

O que acontece quando não há auditoria?

Não realizar a auditoria fiscal eletrônica significa correr riscos de autuação por conta de erros na escrituração ou de falta de informação. É uma pendência séria com o Fisco e deve ser cumprida de forma correta. Além disso, os valores não são conferidos, o que basicamente significa que você pode estar perdendo dinheiro!

Isso sem contar que a imagem da sua empresa é prejudicada diante do Fisco.

Deseja falar sobre Auditoria Fiscal Eletrônica?

Veja Também
Regime Tributário: Saiba Qual O Melhor Para Sua Empresa De Tecnologia E Aumente Os Lucros!

Regime tributário: saiba qual o melhor para sua empresa de tecnologia e aumente os lucros!

Se você vai abrir uma empresa de tecnologia, precisa escolher um regime tributário. Esse regime pode ser modificado com o tempo, por obrigação - aumento de faturamento ou mudança de atividade, por exemplo. …

Ferramentas De Automação De Marketing – 5 Benefícios De Utilizar Na Sua Empresa

Ferramentas de automação de marketing - 5 benefícios de utilizar na sua empresa

Você sabia que sua empresa deve utilizar ferramentas de automação de marketing, independentemente de ser pequeno, médio ou grande porte? Apesar de grande parte dos empresários entenderam que tais ferramentas são úteis apenas…

CAC – Custo De Aquisição De Clientes – Quais Investimentos Devem Ser Considerados Na área De Marketing

CAC - Custo de aquisição de clientes - Quais investimentos devem ser considerados na área de marketing

Antes de entender melhor sobre o CAC - Custo de aquisição de clientes, responda a pergunta: Sua empresa investe em ações de marketing para conquistar novos clientes? Se não investe, talvez seja a…