3 dicas para gestão financeira da minha empresa

gestão financeira

Compartilhe

A gestão financeira eficiente é o pilar para garantir a saúde financeira da empresa, principalmente em situações de crises e dificuldades econômicas. De fato, é uma ferramenta imprescindível para os negócios de qualquer porte e setor da economia.

Por isso, a Attentive escreveu esse artigo com 3 dicas financeiras para a gestão da sua empresa de forma assertiva. Além de orientar sobre como melhorar os processos internos e controles financeiros. Veja a seguir:

 

1. Adote uma gestão financeira pautada pela transparência 

A ideia de transparência implica em uma gestão financeira em que todas as movimentações financeiras são conhecidas e registradas de forma correta. Ou seja, a empresa mantém um controle eficiente das entradas e saídas de recursos do caixa.

Além disso, é fundamental manter um controle separado do fluxo de vendas a vista e parcelado para saber o que tem para entrar no caixa. Com isso, é possível fazer uma estimativa mais real da necessidade de capital de giro.

Um planejamento financeiro e tributário é essencial para planejar a utilização dos recursos, atendendo os prazos das obrigações fiscais. Além de ser fundamental para garantir uma estratégia de crescimento e investimento no futuro.

Isso porque com um planejamento financeiro e tributário assertivo é possível obter as seguintes vantagens:

  • Obter informações atualizadas para a tomada de decisão eficiente;
  • Definição de objetivos e metas reais e possíveis de serem alcançados;
  • Conhecimento detalhado da estrutura de custos operacionais, despesas e lucratividade da empresa;
  • Uso de indicadores de desempenho para avaliar resultados e identificar pontos de melhoria;
  • Controle de capital de giro para cobrir todos os custos operacionais e garantir o bom funcionamento da empresa.

 

2. Montar um plano de ação para reduzir os custos e despesas 

Muitas empresas desejam reduzir custos e despesas, mas não se organizam para isso e tomam medidas aleatórias, que acabam não tendo tanta eficiência quanto poderia. Por isso, uma gestão financeira eficiente deve priorizar um plano de ação para a redução de gastos.

Veja a seguir alguns passos para montar um plano para reduzir custos e despesas de forma eficiente para obter resultados de longo prazo:

1 – Monte uma equipe de trabalho para elaborar o plano de ação, que faça um diagnóstico inicial de todos os setores da empresa;

2 – É importante mapear a contribuição de cada setor para o lucro da empresa, bem como para o montante de gastos realizados para as atividades operacionais e administrativas;

3 – Desenvolva um comparativo da contribuição de lucro por setor com o levantamento de gastos também por setor, enfatizando os principais pontos para a gestão financeira;

4 – Apresente esse comparativo para cada setor e solicite o desenvolvimento de um plano de ação para solucionar os problemas de gastos e otimizar os pontos de melhoria;

5 – Estimule um amplo debate na empresa sobre as medidas a serem tomadas para alcançar a redução de custos e otimizar a melhoria dos processos internos.

 

3. – Desenvolva análises financeiras com projeção de cenários 

Para obter um crescimento de longo prazo, é importante pensar o futuro de forma estratégica e planejada. Desta forma, desenvolver projeções financeiras com diversos cenários tendo por referência tanto o ambiente interno quanto externo da empresa.

Isso é necessário para simular situações de maior dificuldade em casos de crise econômica mais acentuada. Ou ainda de ocorrerem problemas internos, por exemplo, aumento da inadimplência dos clientes. 

Outro ponto importante, é se as vendas da empresa passam por períodos de sazonalidade. Visto que exige uma gestão financeira mais assertiva garante o capital de giro para esses períodos, mantendo a saúde financeira da empresa. 

É interessante estar atento ao mercado e ao movimento das outras empresas, visando identificar novas oportunidades, bem como entender as alternativas adotadas no mercado.

Se ficou interessado no assunto, entre em contato com o Grupo Attentive para maiores esclarecimentos. 

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.