3 dicas para gestão financeira da minha empresa

gestão financeira

Compartilhe

A gestão financeira eficiente é o pilar para garantir a saúde financeira da empresa, principalmente em situações de crises e dificuldades econômicas. De fato, é uma ferramenta imprescindível para os negócios de qualquer porte e setor da economia.

Por isso, a Attentive escreveu esse artigo com 3 dicas financeiras para a gestão da sua empresa de forma assertiva. Além de orientar sobre como melhorar os processos internos e controles financeiros. Veja a seguir:

 

1. Adote uma gestão financeira pautada pela transparência 

A ideia de transparência implica em uma gestão financeira em que todas as movimentações financeiras são conhecidas e registradas de forma correta. Ou seja, a empresa mantém um controle eficiente das entradas e saídas de recursos do caixa.

Além disso, é fundamental manter um controle separado do fluxo de vendas a vista e parcelado para saber o que tem para entrar no caixa. Com isso, é possível fazer uma estimativa mais real da necessidade de capital de giro.

Um planejamento financeiro e tributário é essencial para planejar a utilização dos recursos, atendendo os prazos das obrigações fiscais. Além de ser fundamental para garantir uma estratégia de crescimento e investimento no futuro.

Isso porque com um planejamento financeiro e tributário assertivo é possível obter as seguintes vantagens:

  • Obter informações atualizadas para a tomada de decisão eficiente;
  • Definição de objetivos e metas reais e possíveis de serem alcançados;
  • Conhecimento detalhado da estrutura de custos operacionais, despesas e lucratividade da empresa;
  • Uso de indicadores de desempenho para avaliar resultados e identificar pontos de melhoria;
  • Controle de capital de giro para cobrir todos os custos operacionais e garantir o bom funcionamento da empresa.

 

2. Montar um plano de ação para reduzir os custos e despesas 

Muitas empresas desejam reduzir custos e despesas, mas não se organizam para isso e tomam medidas aleatórias, que acabam não tendo tanta eficiência quanto poderia. Por isso, uma gestão financeira eficiente deve priorizar um plano de ação para a redução de gastos.

Veja a seguir alguns passos para montar um plano para reduzir custos e despesas de forma eficiente para obter resultados de longo prazo:

1 – Monte uma equipe de trabalho para elaborar o plano de ação, que faça um diagnóstico inicial de todos os setores da empresa;

2 – É importante mapear a contribuição de cada setor para o lucro da empresa, bem como para o montante de gastos realizados para as atividades operacionais e administrativas;

3 – Desenvolva um comparativo da contribuição de lucro por setor com o levantamento de gastos também por setor, enfatizando os principais pontos para a gestão financeira;

4 – Apresente esse comparativo para cada setor e solicite o desenvolvimento de um plano de ação para solucionar os problemas de gastos e otimizar os pontos de melhoria;

5 – Estimule um amplo debate na empresa sobre as medidas a serem tomadas para alcançar a redução de custos e otimizar a melhoria dos processos internos.

 

3. – Desenvolva análises financeiras com projeção de cenários 

Para obter um crescimento de longo prazo, é importante pensar o futuro de forma estratégica e planejada. Desta forma, desenvolver projeções financeiras com diversos cenários tendo por referência tanto o ambiente interno quanto externo da empresa.

Isso é necessário para simular situações de maior dificuldade em casos de crise econômica mais acentuada. Ou ainda de ocorrerem problemas internos, por exemplo, aumento da inadimplência dos clientes. 

Outro ponto importante, é se as vendas da empresa passam por períodos de sazonalidade. Visto que exige uma gestão financeira mais assertiva garante o capital de giro para esses períodos, mantendo a saúde financeira da empresa. 

É interessante estar atento ao mercado e ao movimento das outras empresas, visando identificar novas oportunidades, bem como entender as alternativas adotadas no mercado.

Se ficou interessado no assunto, entre em contato com o Grupo Attentive para maiores esclarecimentos. 

Insira seu e-mail para receber nossos artigos