4 Dicas para melhorar a gestão financeira da sua franquia

Compartilhe

É apenas por meio de uma gestão eficiente que a empresa poderá apresentar bons resultados. E, ainda que muitos foquem apenas na gestão operacional, o setor financeiro da sua franquia precisa receber um olhar estratégico e crítico.

No artigo de hoje, nós aqui da Attentive vamos comentar mais a respeito da importância de focar na gestão financeira quando estamos lidando com a gestão de franquias.

Qualquer dúvida que tenha ao fim da leitura, converse com um de nossos especialistas. Vamos ao material!

Gestão Financeira de Franquias

A Gestão de Franquias não destoa muito da gestão comum de empresas. Tirando as despesas específicas da manutenção da franchising, alguns pilares gerais acabam por sustentar a gestão financeira de franqueados. Confira as dicas da Attentive:

  1. Conheça bem as Receitas e Despesas: Não há como se gerir aquilo que não se conhece. Por isso, é indispensável acompanhar e analisar indicadores de desempenho, estudando bem como anda a operação mês a mês, semestre a semestre, ano a ano, entendendo as receitas e despesas da marca e evitando surpresas ruins e empecilhos na manutenção do negócio. Algumas franquias auxiliam os franqueados com explicações a respeito da lucratividade ideal, das métricas desejáveis e assim por diante. Converse com a central de sua marca para entender melhor;
  2. Separe as contas: O segundo ponto é algo bem básico de toda e qualquer organização financeira – a separação das contas pessoais e contas da empresa. Não é possível organizar bem as contas se estamos lidando com contas de diferentes titularidades no mesmo conjunto. Isso pode causar problemas com o Fisco e torna o processo de declaração, tanto para o Fisco quanto para a Matriz, bem complexo de desvencilhar e compreender;
  3. Planeje investimentos: Uma gestão financeira inteligente está sempre de olho no futuro. Por isso, procure sempre ter em seu radar algumas metas específicas a serem alcançadas (conforme comentaremos logo em seguida) e investimentos a serem feitos. Dessa maneira, sua operação poderá estar em constante crescimento, sem sofrer com inchaço na demanda, nem mesmo cair em obsolescência. Confira sempre a possibilidade de crescimento e aprimoramento dentro de sua franquia;
  4. Tenha metas objetivas: Por fim, temos de comentar a respeito das metas. Essas, talvez já venham associadas aos próprios relatórios de sua franquia. Outras, podem ser definidas por você. É importante que essas metas estejam nos limites de possibilidade da sua operação, a fim de não causar frustração. A primeira dica que comentamos, de conhecer bem as receitas e despesas, ajuda bem nesse processo de estipular metas realistas.

Quer ajuda na gestão financeira de sua franquia?

OK, o processo de organizar a gestão financeira de franquias pode ser complexo no começo, mas com uma assessoria competente ao seu lado, tal qual a da Attentive, você certamente poderá aproveitar todos os benefícios de uma franquia organizada, sem ter de sofrer com dores de cabeça, preocupações constantes e revisões de planejamento.

Nossos profissionais possuem bagagem de experiência bem vasta, e são capazes de lhe orientar perfeitamente nesse novo estágio de sua operação.

Converse conosco e entenda mais sobre nossos serviços.

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.