4 Dicas para melhorar a gestão financeira da sua franquia

Compartilhe

É apenas por meio de uma gestão eficiente que a empresa poderá apresentar bons resultados. E, ainda que muitos foquem apenas na gestão operacional, o setor financeiro da sua franquia precisa receber um olhar estratégico e crítico.

No artigo de hoje, nós aqui da Attentive vamos comentar mais a respeito da importância de focar na gestão financeira quando estamos lidando com a gestão de franquias.

Qualquer dúvida que tenha ao fim da leitura, converse com um de nossos especialistas. Vamos ao material!

Gestão Financeira de Franquias

A Gestão de Franquias não destoa muito da gestão comum de empresas. Tirando as despesas específicas da manutenção da franchising, alguns pilares gerais acabam por sustentar a gestão financeira de franqueados. Confira as dicas da Attentive:

  1. Conheça bem as Receitas e Despesas: Não há como se gerir aquilo que não se conhece. Por isso, é indispensável acompanhar e analisar indicadores de desempenho, estudando bem como anda a operação mês a mês, semestre a semestre, ano a ano, entendendo as receitas e despesas da marca e evitando surpresas ruins e empecilhos na manutenção do negócio. Algumas franquias auxiliam os franqueados com explicações a respeito da lucratividade ideal, das métricas desejáveis e assim por diante. Converse com a central de sua marca para entender melhor;
  2. Separe as contas: O segundo ponto é algo bem básico de toda e qualquer organização financeira – a separação das contas pessoais e contas da empresa. Não é possível organizar bem as contas se estamos lidando com contas de diferentes titularidades no mesmo conjunto. Isso pode causar problemas com o Fisco e torna o processo de declaração, tanto para o Fisco quanto para a Matriz, bem complexo de desvencilhar e compreender;
  3. Planeje investimentos: Uma gestão financeira inteligente está sempre de olho no futuro. Por isso, procure sempre ter em seu radar algumas metas específicas a serem alcançadas (conforme comentaremos logo em seguida) e investimentos a serem feitos. Dessa maneira, sua operação poderá estar em constante crescimento, sem sofrer com inchaço na demanda, nem mesmo cair em obsolescência. Confira sempre a possibilidade de crescimento e aprimoramento dentro de sua franquia;
  4. Tenha metas objetivas: Por fim, temos de comentar a respeito das metas. Essas, talvez já venham associadas aos próprios relatórios de sua franquia. Outras, podem ser definidas por você. É importante que essas metas estejam nos limites de possibilidade da sua operação, a fim de não causar frustração. A primeira dica que comentamos, de conhecer bem as receitas e despesas, ajuda bem nesse processo de estipular metas realistas.

Quer ajuda na gestão financeira de sua franquia?

OK, o processo de organizar a gestão financeira de franquias pode ser complexo no começo, mas com uma assessoria competente ao seu lado, tal qual a da Attentive, você certamente poderá aproveitar todos os benefícios de uma franquia organizada, sem ter de sofrer com dores de cabeça, preocupações constantes e revisões de planejamento.

Nossos profissionais possuem bagagem de experiência bem vasta, e são capazes de lhe orientar perfeitamente nesse novo estágio de sua operação.

Converse conosco e entenda mais sobre nossos serviços.

Insira seu e-mail para receber nossos artigos