5 dicas para jovens empreendedores que desejam abrir franquias

Compartilhe

Em dez anos, de 2003 a 2013, o mercado de franquias teve um crescimento de 398% em seu faturamento e o número de unidades franqueadas passou de 56 mil para mais de 114 mil em todo o Brasil, segundo dados do site O Globo. No entanto, dependendo de com quem você conversa, quando o assunto chega a jovens empreendedores com o objetivo de abrir franquias, os argumentos da maioria provavelmente irão se encaixar em um desses três: ou falam para você que é um caminho fácil para ser seu próprio chefe, ou é apenas um grande desperdício de dinheiro, ou, ainda, pode ser que fiquem no meio termo. A grande verdade é que tudo depende, pois a pessoa certa com um sistema de franquia em ordem tem uma chance mais do que excelente de sucesso. A escolha correta de investimento para o dinheiro de um jovem empreendedor leva tempo e esforço. Por isso, confira 5 importantes dicas para levar em conta ao escolher sua primeira franquia!

      1-Pesquise, faça seu dever de casa

Nem todos os sistemas de franquias são criados ou administrados da mesma maneira. Algumas franquias são simplesmente melhores do que outras. Ao ler “melhores”, tenha em mente que é algo bem subjetivo nesse caso, pois certas características do empreendedor jovem vão distinguir a franquia que possui o perfil mais adequado para ele.

Ao pesquisar sobre oportunidades de franquias, há diversos passos que os jovens empreendedores podem seguir para se informar melhor sobre o sistema daquela desejada e poder fazer as comparações necessárias. A COF (Circular de Oferta de Franquia), por exemplo, deve ser analisada corretamente e com cuidado. Os representantes das franquias também devem estar dispostos a responder dúvidas, informar e mesmo escolher os candidatos qualificados para a própria franquia.

      2-Conte com alguém experiente

Uma coisa que todo jovem empreendedor precisa ter em mente é que sempre haverá alguém por aí com conhecimento relevante e experiência que pode auxiliá-lo por seu caminho. Ao escolher uma franquia, a história não é diferente. Mesmo que você já tenha experiência em desenvolver e administrar um novo negócio, as franquias têm seus detalhes mais únicos que diversos advogados, contadores, consultores e outros franqueados já lidaram antes de você. Conte com essas pessoas e seus conhecimentos para que ajudem a ter sucesso no modelo de franquia que deseja.

     3-Avalie de modo crítico seus planos e expectativas

É importante que os jovens empreendedores se lembrem que alguns dos aspectos que diferem uma franquia de outro negócio independente é que a maioria vem com um contrato de 5 anos, taxas periódicas, planos de negócios próprios e especificações a serem seguidas. É necessário estar pronto para essa longa relação e estabelecer o que você espera dela. Algumas coisas podem ser negociadas com os franqueadores, porém, “seguir em frente” não é simplesmente algo que os franqueados possam fazer se estiverem insatisfeitos com o negócio.

      4-Entenda e negocie seu acordo

Por causa dos longos contratos e da natureza das franquias, é absolutamente imprescindível que os jovens empreendedores entendam os termos com os quais estão concordando. É importante negociar da maneira razoável concessões necessárias para proteger seus interesses em longo prazo e ao mesmo tempo estar ciente de restrições que possam limitar certas ações no dia a dia também. Um dos erros mais comuns é tentar mudar padrões da rede sem consultar a franqueadora.

     5-Saiba suas obrigações

Por fim, os jovens empreendedores precisam estar preparados para atender as obrigações da franquia regularmente. Já se foram os dias em que era possível fazer as coisas quando ou como quiséssemos. Isso de nenhuma maneira quer dizer que o franqueador será “chefe” do franqueado, mas sim que o jovem empreendedor deve estar preparado para adotar sistemas, procedimentos e prazos que estão fora de seu controle. Ao compreender, negociar e se preparar para entrar no negócio de franquias, é possível se posicionar melhor para ter sucesso nessa nova aventura.

 

Fonte: Inoivando

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.