5 TENDÊNCIAS DE MERCADO QUE SEU PET SHOP NÃO PODE PERDER

Compartilhe

Para que seu pet shop se destaque, é essencial que sua loja fique por dentro das tendências do mercado pet. Como empreendedor desse ramo, você sabe melhor do que ninguém que cada vez mais pessoas têm considerado seu bichinho de estimação um verdadeiro membro da família. Não é de hoje que os pets vêm ganhando status de filhos e filhas que merecem os melhores cuidados, tratamentos e mimos que seus pais humanos podem proporcionar.

Mas, recentemente, o avanço da tecnologia e algumas mudanças nos hábitos de consumo fizeram com que surgissem tendências que comprovam e impulsionam esse comportamento dos donos de animais de estimação e trazem ótimas oportunidades de negócio para quem estiver disposto a inovar.

Selecionamos 5 das tendências mais promissoras para você se inteirar do que está acontecendo no mercado. Vamos à lista?

Produtos Naturais

Se as pessoas estão procurando se alimentar de forma saudável e consumir produtos mais naturais, porque com seus pets seria diferente?
Produtos orgânicos, feitos com ingredientes encontrados na natureza estão muito em alta no mercado pet. Além disso, existe uma preocupação com substâncias tóxicas que podem afetar tanto a saúde dos pets e humanos, quanto o meio ambiente. Confira alguns itens que tem ótima saída em pet shops:
– Repelentes e tratamentos com ingredientes naturais contra pulgas e carrapatos.
– Rações orgânicas e naturais, além de outros alimentos funcionais.
– Acessórios, roupinhas e brinquedos feitos com fibras naturais.

Presença Online

A comodidade de comprar sem sair de casa, poder comparar preços em diversas lojas diferentes e ainda conferir as opiniões de outros consumidores são os principais fatores que têm atraído os brasileiros para comércio online. No levantamento Total Retail feito pela PwC, apenas 3,4% dos 1.000 entrevistados nunca haviam adquirido produtos na web. Se até os consumidores mais conservadores têm se rendido aos encantos das compras online, já está mais do que na hora de você aproveitar tudo o que a internet pode oferecer ao seu pet shop.

Investir em uma plataforma de e-commerce (se é que você já não trabalha esse canal de vendas) pode ser uma forma bastante eficiente de multiplicar sua receita e alcançar clientes muito além do seu bairro. Mas o ecommerce não é o único ponto de atenção nessa tendência.
Marcar presença online significa também desenvolver a imagem de marca, abrir um canal de comunicação e relacionamento com o cliente. As redes sociais são uma excelente plataforma para isso.

Inovação e Diversificação dos Serviços

Nem só de banho e tosa vivem os pet shops mais antenados do momento. Há uma gama de novos serviços complementares que podem ajudar as pessoas a criarem melhor seus animais, deixar a convivência mais tranquila e divertida, facilitar o dia a dia corrido e, claro, consolidar de vez a posição dos bichinhos como membros da família. Veja alguns dos novos serviços que sua loja pode oferecer:
– Treinamento – para garantir que o novo membro da família saiba obedecer comandos importantes e aprenda a boas maneiras.
– Consultoria comportamental – busca compreender e corrigir um comportamento indesejado do animal, levando em conta o ambiente e todos os membros da família.
– Book fotográfico – o membro mais fotogênico da família agora pode ter uma sessão de fotos e um álbum todinho dedicado a ele.

Adoção

A adoção de pets é tendência no mundo todo. No Brasil, só o Centro de Controle de Zoonoses da prefeitura de São Paulo registrou um aumento de 21% na adoção de cães e gatos de 2012 e 2014. Alguns pet shops da cidade, como Petz, registraram um aumento ainda maior: 34%.
A alta adesão da adoção vem acontecendo por dois principais motivos: primeiro, a crise econômica do país que torna inviável para a maioria das famílias a compra de filhotes de raça que podem chegar a custar cerca de R$3.000. Segundo, o aumento da conscientização das pessoas que procuram dar um lar para bichinhos abandonados e que sofreram maus-tratos.
Grandes marcas como a Pedigree promovem feiras de adoção que fazem bastante sucesso, impulsionadas pela presença de celebridades pet-friendly.

Gatos em alta

Durante muito tempo, os cães reinaram absolutos no mundo dos pet shops. Os espaços eram quase 100% dedicados a eles e os outros animais acabavam ficando em segundo plano. Mas um concorrente ao posto de pet preferido dos humanos vem chegando de mansinho e, aos poucos, toma cada vez mais espaço. São os gatos, que já estão presentes em 17,7% dos lares brasileiros, segundo o IBGE.
Por causa da intensificação no ritmo de vida a população urbana que vive em apartamentos cada vez menores ou casas sem quintal, os gatos acabaram se tornando uma boa escolha para quem não tem tempo ou espaço adequado a um cachorro. Os bichanos são mais independentes e quietos, além de não se apegarem tanto à presença do dono em casa.

Continue conosco pois no próximo post você pode conferir ideias práticas de como aplicar essas tendências na sua loja. Clique aqui para conferir.

Gostou de ficar por dentro das tendências do mercado pet? Nos conte o que achou nos comentários.

Fonte: ssPET

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.