A importância da controladoria dentro das empresas

Compartilhe

A Metodologia de uma controladoria costuma estar sempre associada ao controle. Garantindo padrões de qualidade, acompanhando o desempenho da marca e estabelecendo um bom planejamento e um orçamento fiel aos objetivos da Gestão, a controladoria coleta informações, refina e associa suas descobertas ao planejamento interno.

Sendo um setor tão importante dentro de uma empresa, tornou-se um órgão indispensável para o funcionamento das mais diversas operações, independente do tamanho do empreendimento. É por meio da controladoria que você consegue ter uma visão mais clara, assim como, tomar decisões mais assertivas.

Entenda melhor da relevância da controladoria e os benefícios dela no presente artigo e não esqueça de nos chamar para uma conversa caso tenha dúvidas.

Os benefícios da controladoria

Outro nome para o profissional da Controladoria, além de Controlador, seria Controller. Dá para entender bem no subtexto que o papel desse profissional é realizar o monitoramento da empresa, e suas atribuições vêm associadas à importância de:

  • Atenuar riscos estratégicos, ao contar com um profissional especializado e focado na observação de dados e oportunidades;
  • Aumentar a produtividade, uma vez que a controladoria será capaz de identificar gargalos, procurar trazer soluções aos mesmos e otimizar o funcionamento da empresa;
  • Eliminação de prejuízos, já que, em suas leituras da empresa, o controlador poderá perceber sangrias que podem estar tendo impactos evitáveis na marca;
  • Gerenciar melhor custos e garantir maior competitividade no mercado;
  • Ter um bom monitoramento tributário, evitando incidir em erro e inadimplir perante o Fisco;
  • Contar com relatórios gerenciais claros e compreensíveis, capazes de trazer transparência a todos os setores da empresa. Relatórios esses que contarão com KPIs (Indicadores Chave de Performance), assim como cálculos específicos para medir o desempenho de setores e da marca perante o mercado.

Por fim, podemos ver que, associados às atribuições do profissional controlador, existem diversos benefícios, uma vez que é esse trabalhador ou trabalhadora será capaz de facilitar o refinamento de dados, a transformação dos mesmos em ferramentas e a aplicação desse conhecimento na prática.

Se você consegue entender que a controladoria possui dentre seus benefícios e atribuições muito mais do que o setor contábil, mas também toca no planejamento de atuação da marca e no controle operacional, percebe que a importância desse setor é de altíssimo valor, principalmente quando se deseja garantir a competitividade da marca diante da concorrência.

Como a Attentive pode lhe ajudar

A Attentive Contabilidade é conhecida por prestar não somente Assessoria Tributária, como também a Contabilidade Trabalhista, Financeira, Fiscal, e ainda oferecer um consultor capaz de lhe auxiliar em todas essas demandas que comentamos acima, garantindo que os benefícios da controladoria serão levados à sua marca.

Converse com um de nossos especialistas agora mesmo e dê esse passo estratégico rumo ao futuro de sua empresa. Um grande abraço e esperamos o seu contato desde já!

Não esqueça de navegar em nosso blog e conferir artigos antigos nossos, esses que contêm diversas explicações, dicas e informações valiosas para a gestão de sua empresa.

Insira seu e-mail para receber nossos artigos