A importância da controladoria dentro das empresas

Compartilhe

A Metodologia de uma controladoria costuma estar sempre associada ao controle. Garantindo padrões de qualidade, acompanhando o desempenho da marca e estabelecendo um bom planejamento e um orçamento fiel aos objetivos da Gestão, a controladoria coleta informações, refina e associa suas descobertas ao planejamento interno.

Sendo um setor tão importante dentro de uma empresa, tornou-se um órgão indispensável para o funcionamento das mais diversas operações, independente do tamanho do empreendimento. É por meio da controladoria que você consegue ter uma visão mais clara, assim como, tomar decisões mais assertivas.

Entenda melhor da relevância da controladoria e os benefícios dela no presente artigo e não esqueça de nos chamar para uma conversa caso tenha dúvidas.

Os benefícios da controladoria

Outro nome para o profissional da Controladoria, além de Controlador, seria Controller. Dá para entender bem no subtexto que o papel desse profissional é realizar o monitoramento da empresa, e suas atribuições vêm associadas à importância de:

  • Atenuar riscos estratégicos, ao contar com um profissional especializado e focado na observação de dados e oportunidades;
  • Aumentar a produtividade, uma vez que a controladoria será capaz de identificar gargalos, procurar trazer soluções aos mesmos e otimizar o funcionamento da empresa;
  • Eliminação de prejuízos, já que, em suas leituras da empresa, o controlador poderá perceber sangrias que podem estar tendo impactos evitáveis na marca;
  • Gerenciar melhor custos e garantir maior competitividade no mercado;
  • Ter um bom monitoramento tributário, evitando incidir em erro e inadimplir perante o Fisco;
  • Contar com relatórios gerenciais claros e compreensíveis, capazes de trazer transparência a todos os setores da empresa. Relatórios esses que contarão com KPIs (Indicadores Chave de Performance), assim como cálculos específicos para medir o desempenho de setores e da marca perante o mercado.

Por fim, podemos ver que, associados às atribuições do profissional controlador, existem diversos benefícios, uma vez que é esse trabalhador ou trabalhadora será capaz de facilitar o refinamento de dados, a transformação dos mesmos em ferramentas e a aplicação desse conhecimento na prática.

Se você consegue entender que a controladoria possui dentre seus benefícios e atribuições muito mais do que o setor contábil, mas também toca no planejamento de atuação da marca e no controle operacional, percebe que a importância desse setor é de altíssimo valor, principalmente quando se deseja garantir a competitividade da marca diante da concorrência.

Como a Attentive pode lhe ajudar

A Attentive Contabilidade é conhecida por prestar não somente Assessoria Tributária, como também a Contabilidade Trabalhista, Financeira, Fiscal, e ainda oferecer um consultor capaz de lhe auxiliar em todas essas demandas que comentamos acima, garantindo que os benefícios da controladoria serão levados à sua marca.

Converse com um de nossos especialistas agora mesmo e dê esse passo estratégico rumo ao futuro de sua empresa. Um grande abraço e esperamos o seu contato desde já!

Não esqueça de navegar em nosso blog e conferir artigos antigos nossos, esses que contêm diversas explicações, dicas e informações valiosas para a gestão de sua empresa.

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.