A importância da tecnologia na gestão financeira

Compartilhe

Qual a importância da tecnologia na gestão financeira e a sua contribuição para a construção e o desenvolvimento de empresas competitivas e lucrativas?

A sua empresa investe em sistemas inteligentes, processos automatizados, KPIs e métricas de gestão financeira ou ainda utiliza planilhas e tarefas manuais?

Neste conteúdo, destacamos a importância da tecnologia na gestão financeira empresarial.

Confira o conteúdo, faça uma autocrítica da gestão financeira adotada na sua empresa e descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada dos seus negócios.

1.Relatórios, painéis e análise de dados

Os softwares modernos e a tecnologia relacionada a gestão financeira é capaz de fornecer uma série de relatórios automatizados e ferramentas analíticas. 

A capacidade de tomar decisões rápidas e resolver prontamente as áreas problemáticas exige que as empresas acessem e interpretem suas informações de forma rápida, fácil e em um formato que funcione para elas. 

Diante disso, é cada vez maior o número de empresas que estão investindo em tecnologia e soluções de gestão financeira com indicadores-chave de desempenho (KPIs) que informam rapidamente a saúde de sua organização.

Não se pode negar, os relatórios financeiros precisam ser fornecidos com rapidez e eficiência e precisam ser úteis para as tomadas de decisão. 

As informações precisam estar disponíveis no momento em que os gestores precisam, fornecendo uma visão profunda que contribui para a tomada das melhores decisões.

2.Eficiência e usabilidade

É importante que as equipes financeiras entendam que finanças é atendimento ao cliente e que atender às partes interessadas internas e externas usando a tecnologia é fundamental no mercado de hoje. 

Indicadores e relatórios financeiros permitem que os gestores tomem decisões de negócios assertivas que repercutem no resultado financeiro e no desenvolvimento das empresas.

Além disso, a tecnologia na gestão financeira fornece serviços automatizados que agilizam processos, como a conciliação bancária e a programação de pagamentos.

3.Maior competitividade

Independentemente do tamanho, as empresas têm o mesmo objetivo: ter sucesso. 

No entanto, não podemos negar que o sucesso depende de vários fatores, incluindo o acesso a dados precisos e da capacidade de usar essas informações para tomar decisões rápidas e assertivas.

Com o apoio da tecnologia na gestão financeira, as equipes financeiras de empresas de pequeno e médio porte podem competir com organizações muito maiores, organizações que devido ao seu porte contam com mais recursos à sua disposição. 

No entanto, precisamos destacar que infelizmente, muitas empresas de pequeno e médio porte ainda estão optando pela gestão financeira por meio de processos manuais, tomando um caminho para atividades ineficientes e frequentemente sujeitas a erros.

Não devemos fugir da tecnologia, mas ao invés disso, precisamos reconhecer a tecnologia na gestão financeira e empresarial como um todo é o caminho para o crescimento e longevidade dos negócios. 

Conte com a Attentive Contabilidade

Você tem investido em soluções tecnológicas e na melhoria de processos relacionados à gestão financeira dos seus negócios? 

Conheça os serviços em consultoria financeira da Attentive Contabilidade.

Prestamos consultoria financeira para empresas que objetivam redução e análise orçamentária, prevenção e diminuição de riscos e custos. 

O trabalho é feito a partir da identificação de vícios e erros, planejamento estratégico, implantação e acompanhamento do processo, readaptação administrativa e financeira.

 

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.