A importância de relatórios contábeis para crescer o meu negócio

relatórios contábeis

Compartilhe

O sucesso de uma empresa depende de decisões estratégicas dos gestores, que sejam assertivas e orientem para o crescimento do negócio. Para isso, necessitam de informações confiáveis e em tempo real, ou seja, precisam dos relatórios contábeis.

Pensando nisso, o Grupo Attentive elaborou este artigo para esclarecer sobre a importância dos relatórios contábeis para o crescimento do negócio da empresa. 

 

O que são e para que servem os relatórios contábeis?

De uma maneira simples, os relatórios contábeis são documentos com informações técnicas de todas as movimentações financeiras e patrimoniais realizadas pela empresa. Nesse sentido, são dados sobre custos, recebimentos, despesas, pagamentos e impostos.

A geração destes relatórios segue uma periodicidade estipulada pelas normas da empresa,  sendo que normalmente são mensais, trimestrais ou anuais. Além disso, são produzidos tendo por base, dois grupos de classificação, que são:

 

Relatórios obrigatórios

Estes relatórios contábeis são exigidos por lei e também são chamados de Demonstrações financeiras, sendo os principais:

1 – BP: Balanço Patrimonial

Este é um relatório que apresenta o patrimônio líquido da empresa, ao fazer a subtração do ativo pelo passivo. Ou seja, indica a situação patrimonial do negócio.

2 – DRE: Demonstração do Resultado do Exercício

A DRE indica o resultado líquido do exercício, ou seja, aponta se as operações da empresa estão gerando resultado de lucro ou prejuízo.

 

3 – DLPA: Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados

O DLPA usa os dados do BP e DRE para identificar a aplicação de resultados passados no Patrimônio Líquido apresentados nesses relatórios. 

4 – DOAR: Demonstração das Origens e Aplicações de Recurso (Sociedades Anônimas).

Este relatório indica as modificações na situação financeira da empresa, sendo muito utilizado para a tomada de decisões financeiras. 

 

Relatórios não obrigatórios 

Apesar de não serem exigidos por lei, são de grande importância por oferecerem subsídios para a tomada de decisão estratégica pelos gestores. Além de serem conhecidos como relatórios gerenciais, têm grande importância para a redução de custos e melhoria contínua dentro da empresa. Veja a seguir:

1 – DFC: Demonstrativo do Fluxo de Caixa

Este é um relatório com a finalidade de evidenciar todas as entradas e saídas de valores no caixa da empresa, informando os resultados dos fluxos financeiros. 

Quanto ao relatório DFC, é preciso estar atento, pois para as empresas de capital aberto ou com mais de R$ 2 milhões em patrimônio líquido, se torna obrigatório.

2 – DVA: Demonstrativo do Valor Adicionado 

A partir deste relatório é possível conhecer os valores correspondentes à riqueza gerada pela empresa em um certo período, bem como a sua distribuição. 

Sem dúvida, a grande importância dos relatórios contábeis para o crescimento do negócio está em oferecer informações aos interessados sobre a situação financeira da empresa, bem como sobre a eficiência da gestão desenvolvida. 

Como estes relatórios interessam aos investidores, acionistas, clientes e colaboradores, é fundamental que o setor contábil forneça informações claras e fidedignas. Ou seja, ofereça um material rico e consistente detalhando a estrutura patrimonial da empresa.

 

Vantagens dos relatórios contábeis para o crescimento da empresa

Os relatórios contábeis disponibilizam informações sobre toda a movimentação financeira da empresa. Por isso, geram as seguintes vantagens para o crescimento do negócio:

1 – Gestão estratégica mais eficiente e competitiva de mercado

As empresas estão buscando diariamente conquistar um diferencial competitivo para se posicionarem de forma mais estratégica no mercado. Desse modo, é essencial ter informações assertivas para direcionar a tomada de decisão para o crescimento do negócio. 

2 – Oferece maior facilidade para acesso ao crédito 

Saiba que para obter um financiamento de longo prazo, por exemplo, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), é preciso comprovar a saúde financeira da empresa com mais rigor.

Ou seja, os relatórios contábeis são os meios mais eficientes para essa comprovação e permitem assegurar o acesso aos recursos em condições mais vantajosas.

Se ficou interessado no assunto, entre em contato com o Grupo Attentive para ter acesso a relatórios que te ajudam de forma estratégica no seu negócio.

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.