Afinal… Você sabe o que é uma franquia?

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Este artigo é parte da nossa série de artigos sobre contabilidade para franquias. Acompanhe nossas matérias e deixe seus comentários e dúvidas. Temos verdadeira paixão em interagir com você!

Recentemente fizemos uma pergunta para um grupo de empresários recém-formados e em começo de suas carreiras empreendedoras. A pergunta foi: O que é uma franquia pra você?

Recebemos algumas respostas interessantes:

  • “Uma franquia é um negócio que vemos  em várias  cidades diferentes. São reconhecíveis porque seus sinais e cores são os mesmos. “
  • “Uma franquia é um tipo de negócio que é o mesmo onde quer que você vá.”
  • “McDonald’s é uma franquia, assim como o  KFC e o Burger King. “

Essas respostas estão todas corretas. Porém, a definição sobre franquia é muito mais abrangente do que apenas uniformidade em relação a cores e marcas.

Então, afinal: O que é uma franquia?

Uma franquia é um tipo de negócio que é adquirido e operado por indivíduos (franqueados), mas que é marcado e supervisionado por uma empresa muito maior, geralmente nacional ou multinacional (o franqueador). Muitas das lojas e restaurantes que você vê todos os dias são franquias, por exemplo: Pizza Hut, Mc Donald’s, Burger King, o Boticário, Dia Supermercados, Habibs, Subway,  Hering Store, e milhares de outras marcas.

Quando você compra os direitos para abrir uma franquia, você está comprando os direitos de usar um sistema empresarial comprovado, com modelo de negócio pronto, com preços competitivos, produtos e técnicas de marketing e principalmente reconhecimento do público alvo. Você também está comprando os direitos de uso de uma marca, isto quer dizer que: você terá acesso a materiais de marca registrada da empresa, incluindo logotipos, slogans e sinalização – qualquer coisa que tenha a ver com  a marca passa a ser um direito seu de uso.

Como se tornar um franqueado

Para se tornar um franqueado, você precisa pagar inicialmente uma taxa de franquia e assinar o contrato de franqueado. Isso lhe garantirá o direito de usar:

  • O nome do franqueador
  • Os sistemas de negócios da marca
  • O manual de operações
  • Materiais de marketing
  • Programas e sistemas de gestão
  • Todos os outros materiais de propriedade da marca
  • treinamentos, etc.

Além disso, você será direcionado para atuar em uma localização exclusiva, para vender produtos ou serviços da sua franquia. As informações sobre o seu território de atuação são sempre explicadas em seu contrato de franquia, tais como, por quanto tempo você poderá atuar em tal território utilizando a sua marca de franquia. Normalmente, os acordos de franquia são entre 5 e 10 anos de duração e você normalmente tem o direito de renová-los.

Talvez você esteja se perguntando: Por que algumas empresas se tornam franqueadoras de suas marcas?

Franquias ou Franchising pode ser uma ótima maneira para as empresas aumentarem a sua rede de distribuição.  Uma das principais vantagens para uma empresa ou marca que cria um sistema de franquias para o seu negócio, é que eles não precisam usar seus próprios recursos financeiros para crescer ou expandir o empreendimento. Em vez disso, eles podem usar o dinheiro de outras pessoas, isto é – do franqueado.

Oferecer modelos e sistemas de franquias permite que alguns dos riscos financeiros e burocráticos referentes à expansão de um negócio para vários novos locais sejam assumidos pelo franqueado e não pelo franqueador.  O franqueador investe os seus recursos financeiros na criação do sistema de franquia – o que já é um risco enorme, pois precisam ceder seus conceitos de marca de franquia e reputação ao franqueado – porém, eles não precisam investir seus recursos na compra ou aluguel de cada nova loja, por exemplo.

Franquia ou Franchising é um ótimo produto e um excelente método de distribuição de serviços. Mas, nem todas as franquias são criadas iguais. Por isso, você precisa estar muito atento quando da escolha de uma marca ou sistema de franquia, como uma oportunidade de negócio.

Determine quais franquias você deve investigar

Pode ser muito difícil escolher uma franquia. Uma razão é que existem mais de 3.000 diferentes conceitos de franquia disponíveis. Então, como você conseguirá escolher apenas um?

Aqui estão três dicas:

  1. Descubra em que você é bom

Trata-se realmente de criar a combinação certa para os seus talentos. Aqui está algo que você pode fazer, exatamente agora, que lhe dará uma vantagem enorme em sua busca por uma oportunidade de investir em uma franquia: Faça uma lista de suas maiores habilidades e anote tudo aquilo que você é realmente bom em fazer, por exemplo:

  • Você é uma pessoa que mantém bom relacionamento com todas as pessoas, em geral?  Em caso afirmativo, anote-o.
  • Talvez você não seja uma pessoa extrovertida. Talvez seja melhor você atuar nos bastidores, sem precisar lidar diretamente com o público.  Você é uma pessoa de ótima atuação nas operações? Anote isso!
  • O que quer que você seja bom fazendo… O que quer que as pessoas o recomendem para fazer, tipo: Ele é bom nisso! Escreva, faça uma lista de todas as suas habilidades.
  1. Agora, combine suas maiores habilidades com as oportunidades de franquia que combinem com você!

Isso é mais fácil do que parece. Tudo que você tem a fazer é manter a lista que acabou de criar sempre visível, enquanto você estiver procurando algumas oportunidades de franquias para investir.  Mas, onde você deve procurar?

Comece a sua pesquisa sobre tipos de franquias, pela internet. Portais de franquias são os melhores lugares para se começar. Para encontrar alguns deles, use os motores de busca, como o Google, por exemplo, e digite “oportunidades de franquia” ou “franquias para investir“. Isso deve ocupar a sua mente por um tempo. Se você não quiser perder muito tempo pesquisando marcas de franquias que não garantem resultados, faça pesquisas mais específicas, do tipo:  “os 10 melhores sites de oportunidades de franquia”. Isso lhe fará ganhar um bom tempo.

Em seguida, liste algumas marcas de franquias específicas que porventura lhe chamaram a atenção.  Olhe para cada um delas, e veja se você seria capaz de usar suas habilidades (as que você anotou em sua lista de habilidades) nessas franquias.

Vamos a um exemplo:

Digamos que você está interessado em uma franquia de limpeza comercial. Você lê as informações fornecidas pelo franqueador, e uma coisa que você gosta sobre a limpeza comercial, é que é um tipo de franquia B2B (business-to-business). Como franqueado, você não estaria lidando com consumidores comuns – você estaria lidando com outros empresários e / ou seus gerentes.

Você verifica a sua lista de habilidades, e definitivamente, você identifica que suas habilidades são totalmente condizentes com a gestão de uma franquia de limpeza comercial. Você percebe que, suas habilidades mais fortes incluem vendas e gerenciamento de vendas, e das informações fornecidas até agora, parece que o seu papel como um franqueado desta marca, seria muito orientado para vendas. Isso quer dizer que, você deve pensar seriamente em investir seus recursos financeiros em uma marca de franquia de limpeza comercial como esta. Tudo o que você precisa fazer é preencher um formulário “Solicitar mais informações” que podem ser encontradas em praticamente todos os sites de franquias e aguardar até que o representante da franquia de limpeza comercial entre em contato com você.

  1. Veja as tendências

Queremos que você se torne um observador de tendências. Queremos que você mantenha seu olho no consumo e nas tendências de negócios. Queremos que você sempre fique à frente no jogo do empreendedorismo.

Por isso, não queremos que você fique preso com uma marca de franquia que já foi “quente” quando você começou a pensar em investir na mesma, porém, se tornou “fria” depois que você a comprou.

É da natureza humana ser atraído para o que é “quente”, o que é “popular”. Não estamos sugerindo que você evite oportunidades de franquia que são “populares” hoje, agora. O que estamos sugerindo é que você escolha uma marca de franquia que não corra o risco potencial de se tornar um fiasco rapidamente. Por isso, evite ao máximo os modismos. Mantenha-se atualizado com o que está acontecendo no mundo dos negócios. Veja e acompanhe as tendências.

Você precisa descobrir o que os seus consumidores desejam (se você já souber qual é o seu mercado-alvo), e onde, com o que e com quem eles estão gastando seu dinheiro. Você também precisa descobrir o que eles não estão dispostos a pagar. Se você está inclinado para a compra de uma franquia de limpeza comercial, por exemplo, que está em B2B, ou em uma franquia de treinamentos corporativos e coaching, você precisa descobrir o que os líderes empresariais estão discutindo. Quais são as suas necessidades? Eles têm o orçamento para o que você está pensando em oferecer?

Se você quiser ficar atualizado com as tendências que irão afetá-lo como um franqueado, comece a procurar sites de negócios e blogs que frequentemente  escrevem sobre as tendências que estão ocorrendo no mercado de franquias. Aqui estão algumas sugestões que valem a pena conferir:

http://www.suafranquia.com/

http://www.portaldofranchising.com.br/

http://www.portaltopfranquias.com.br/

https://www.suafranquia.com/

https://attentivecontabilidade.com.br/blog/contabilidades-para-franquias-de-limpeza/

Se você está interessado em investir seu dinheiro e conhecimento empreendendo com uma franquia, procure aprender tudo o que puder antes de se decidir.

Nós da Attentive Contabilidade somos especializados em Contabilidade para Franquias, e podemos tirar todas as suas dúvidas e sermos seus maiores aliados na compra de uma franquia de sucesso.

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Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

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