Aprenda tudo sobre gestão de um pet shop!

Compartilhe

O ser humano, desde o início da civilização, sempre esteve rodeado de animais. Os cães, na antiguidade, tinham a função de proteger as aldeias, pastorear e ajudar nas caçadas, enquanto que os gatos eram responsáveis pelo extermínio de ratos e demais pragas.

Hoje, os animais exercem funções totalmente diferentes, sendo alvo do amor e carinho de seus donos que procuram fazer o máximo para tratá-los bem. Essa mudança de visão trouxe ao mercado os pet shops, lojas especializadas em produtos para os animais de estimação, que é um segmento de mercado cada dia mais promissor. A gestão de um pet shop é que vai determinar o sucesso que o empreendimento terá entre os investidores, clientes e seus animais.

Os donos de animais procuram as lojas de pet shops para suprir as necessidades de seus bichinhos, entre eles os cães e gatos, além das aves e peixes, buscando alimentos, roupas, brinquedos, acessórios e medicamentos. Nas lojas de pet shops ainda é possível se fazer diversos tratamentos estéticos, como banho e tosa, por exemplo e também veterinários. Mas, por trás de todos os cuidados com os animais, imprescindível para o sucesso de qualquer empreendimento, o proprietário, além de seu amor pelos animais e dos cuidados com seus clientes, deve ter o cuidado de fazer uma gestão de seu pet shop da forma como exige a legislação.

Começando a gestão de um pet shop

Como todo negócio bem estruturado, a gestão de um pet shop deve ter início com um planejamento financeiro, procurando saber o valor do investimento necessário e entendendo como será aplicado o dinheiro, principalmente quando, aliado ao pet shop, o empresário pretende oferecer também serviços veterinários.

A maior parte dos pet shops trabalha apenas com comercialização de produtos, o que pode tornar a gestão de um pet shop mais prática e eficiente. Havendo em conjunto uma clínica, certamente os investimentos serão mais altos, já que serão prestados serviços, como consultas, aplicação de vacinas e exames.

Para fazer a boa gestão de um pet shop, o empresário deve pensar em todos os desembolsos referentes aos insumos e produtos comercializados, aos custos de mão de obra, produtos de higiene e limpeza, manutenção e equipamentos, além dos gastos normais de uma empresa comercial, como aluguel, energia, água, telefone, internet, etc.

É importante ter um detalhamento de todas as despesas para que se possa ter melhor conhecimento sobre todos os custos, lembrando que, na gestão de um pet shop, o maior detalhamento também vai exibir maior conhecimento técnico e um senso mais crítico ao se fazer os lançamentos.

O controle da gestão de um pet shop necessita do apoio de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para pet shops e gestão financeira, que poderão orientar o empresário em todas as suas necessidades, principalmente com relação à forma de constituição da empresa e aos impostos a serem recolhidos.

Controle sobre finanças na gestão do pet shop

Assim como em outros empreendimentos comerciais, os cuidados com a gestão de um pet shop devem contemplar o controle rígido sobre as finanças, manter sempre o estoque bem organizado e garantir uma boa negociação com os fornecedores para oferecer preços atrativos para os clientes.

A gestão de um pet shop e o controle de estoque

A gestão de um pet shop deve manter controle total sobre o estoque, que precisa ser bem organizado para garantir um atendimento de qualidade aos clientes, fazendo o melhor uso possível dos recursos. Embora os animais não possam decidir o que querem, seus donos têm preferências que precisam ser atendidas, o que exige manter as quantidades certas de produtos e apresentar itens que possam atrair os clientes.

Para fazer uma boa gestão de um pet shop em seus estoques deve haver ainda o cuidado com os produtos que são perecíveis, podendo perder a validade se permanecerem muito tempo na loja.

É importante, portanto, analisar os produtos mais vendidos, que não podem faltar no estoque, comprando menos mercadorias que apresentam menor saída, mantendo também os cuidados de evitar produtos com validade no final, procurando fazer promoções para vendê-los mais rapidamente e, dessa forma, reduzir possíveis prejuízos.

A Gestão de um pet shop com uma loja online

Se o empresário pensar em ampliar suas atividades e montar uma loja online, os cuidados devem ser maiores, exigindo apoio de uma empresa especializada para sua concretização. A loja online precisará de um sistema de logística adequado para realizar as entregas, com cumprimento de prazos e com gerenciamento da loja online, atendendo prontamente pedidos, ouvindo reclamações e comentários e sempre respondendo aos clientes de forma rápida, como qualquer atendimento no balcão.

Gestão de um pet shop e equipe de trabalho

A equipe de trabalho é um trabalho à parte na gestão de um pet shop. Pessoas treinadas e orientadas para o melhor atendimento devem compor a equipe do pet shop, oferecendo sempre os melhores serviços e as melhores condições para que o cliente saia satisfeito.

O empresário deve orientar seus atendentes e as pessoas responsáveis pelo serviço para que os animais tenham os melhores cuidados e, para isso, é essencial que conheçam produtos mais adequados, procurem saber as preferências dos donos de animais e ofereçam qualidade no atendimento.

Gestão de um pet shop e os fornecedores

Os fornecedores são um importante aliado para a gestão de um pet shop. O empresário que mantém um bom relacionamento com os fornecedores irá conseguir melhores negociações, maiores descontos e atendimentos emergenciais, sempre necessários para um pet shop.

Gestão de um pet shop e a tecnologia

Na gestão de um pet shop não pode faltar um bom sistema informatizado para oferecer maior precisão e agilidade na administração do negócio. Com um software adequado, o empresário poderá controlar melhor seus estoques, cadastrar seus clientes e gerenciar toda a movimentação financeira do empreendimento.

Para gerenciar financeiramente de forma correta um pet shop é essencial o apoio de profissionais contábeis com conhecimento técnico em contabilidade para pet shops, pois são exímios conhecedores das atividades exercidas no empreendimento, podendo orientar com relação a todas as necessidades legais e ao gerenciamento eficiente do negócio.

Se restarem dúvidas sobre como realizar uma gestão eficiente de seu pet shop, poste-as nos comentários ou venha tomar um café conosco. Podemos agregar muito ao seu empreendimento.

Muito sucesso e até breve!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.