Benefícios da contabilidade para clínicas veterinárias

Compartilhe

Seja qual for a natureza jurídica que você tenha escolhido para sua clínica veterinária ou a forma de tributação mais conveniente para seu estabelecimento, a é de fundamental importância para manter o controle sobre toda a movimentação financeira, possibilitando ter conhecimento sobre a rentabilidade e sobre a possibilidade de novos investimentos.

A contabilidade para clínicas veterinárias é a ferramenta que permite fazer um bom planejamento tributário, controlar medicamentos e suprimentos veterinários, definir onde o lucro deve ser investido e identificar todos os custos necessários para que a clínica continue funcionando com boa saúde financeira.

Entre as vantagens e benefícios oferecidos pela contabilidade para clínicas veterinárias, feita da forma mais adequada, você, como profissional e empreendedor, poderá manter o controle sobre as seguintes:

         1-Definir corretamente os valores de serviços oferecidos

Através dos custos envolvidos na contabilidade da clínica veterinária é possível estabelecer de forma correta os valores dos serviços prestados. Antes de qualquer coisa, sua clínica deve definir sua situação e atuação no mercado, podendo permitir serviços sempre mais qualificados.

Além dos cuidados normais prestados a animais de estimação, como cirurgias, internações, exames, vacinas e consultas, você poderá ampliar a gama de serviços, oferecendo aqueles ligados à estética, como banho e tosa, adestramento, acompanhamento em passeios e oferecer produtos mais necessários, a exemplo de um pet shop.

Trata-se de uma estratégia para agregar valor à clínica, uma vez que, diante de qualquer situação de emergência, seu cliente irá saber onde pode encontrar qualquer produto necessário para seu animal de estimação, oferecendo mais conveniência e maior conforto, além do que, a contabilidade para clínicas veterinárias irá apresentar mais lucros no final do mês.

Com todos os valores bem definidos na contabilidade da clínica veterinária, você terá condições de saber onde investir para gerar mais lucratividade, como montar um estoque de produtos, conhecer mais a fundo a demanda da sua área de atuação e oferecer melhores serviços do que a concorrência.

O controle de custos possibilitado pela contabilidade para clínicas veterinárias oferece a disciplina necessária para conduzir o empreendimento com mais facilidade.

          2-Melhor controle do estoque

A contabilidade para clínicas veterinárias possui um plano de contas detalhado para cada serviço ou produto e, para entender como tudo funciona, um bom sistema de gestão permitirá manter melhor o controle dos produtos, o tempo em que cada item fica no estoque, a rentabilidade de cada produto, ou seja, você irá saber exatamente onde pode ou não investir com maior tranquilidade.

As ferramentas de controle oferecidas pela contabilidade para clínicas veterinárias também permite manter produtos dentro do prazo de validade e oferecer maior qualidade aos seus clientes, mantendo equilíbrio no orçamento e investindo apenas naquilo que seja necessário.

          3-Redução do desperdício

Mantendo o controle de todos os itens, serviços e procedimentos, a contabilidade para clínicas veterinárias possibilita a redução de qualquer tipo de desperdício, desde que seja feito o comparativo de procedimentos.

Dessa forma, é possível conhecer a média de custos de cada procedimento sem perder material, direcionando e conscientizando a equipe de trabalho para gerar mais economia na utilização de materiais, equipamentos e suprimentos.

A contabilidade para clínicas veterinárias ainda permite saber a movimentação de produtos e suprimentos, possibilitando reduzir a compra dos que não são utilizados e otimizar a encomenda dos que não podem faltar no estoque.

         4-Controle de preços

A contabilidade para clínicas veterinárias garante ainda um histórico dos valores de compra de suprimentos, medicamentos e materiais de consumo, possibilitando melhor negociação com os fornecedores.

Com o histórico dos valores em seu poder, é possível fazer cotação com diversos fornecedores e conseguir uma margem de lucros mais vantajosa, sem exceder os limites do poder de compra de seus clientes.

         5-Atender melhor às necessidades dos clientes

Com uma contabilidade para clínicas veterinárias devidamente organizada, você, como empresário e como profissional, terá mais condições de trabalhar com sua equipe, direcionando-a para o melhor atendimento às necessidades dos clientes.

Garantindo a saúde financeira de sua clínica, será possível treinar e acompanhar melhor sua equipe de colaboradores, verificando o que pode ser melhorado e o cumprimento dos serviços dentro da qualidade exigida.

Conclusão

A contabilidade para clínicas veterinárias possibilita completa análise de seu estabelecimento, permitindo que sejam aplicadas estratégias mais assertivas e direcionadas para o perfeito atendimento dos seus clientes.

Um bom sistema de gestão informatizado e o apoio de uma assessoria contábil especializada deixará você com o tempo necessário para gerenciar sua clínica, garantindo o seu desenvolvimento e crescimento no mercado.

Para ajudar a melhorar a contabilidade de sua clínica veterinária e otimizar a sua gestão financeira, preparamos este e-book especialmente para você:

E-book: Guia definitivo para obter sucesso na saúde financeira da sua clínica veterinária

E se precisar de ajuda com a contabilidade para sua clínica veterinária, entre em contato conosco. Podemos fazer muitas coisas juntos pelo crescimento financeiro sustentável de seu empreendimento!

Até breve…

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.