Briefing – O que você deve saber para fazê-lo da maneira correta

Compartilhe

O Briefing pode ser o seu sucesso ou desastre, dependendo de como for estruturado 

 Descubra, hoje, como fazer briefing da maneira correta!

Ao realizarmos qualquer atividade em equipe, a comunicação é peça chave, e, nesse aspecto, o briefing é um grande aliado de qualquer agência de publicidade, e com isso você tem que concordar!

Não deixar claro o que se pretende prejudica o resultado final, e pode comprometer o alcance dos objetivos que você idealizou inicialmente.

Não é isso que você deseja para sua publicidade, não é mesmo?

Por conta disso, preparamos esse artigo, para que os briefings da sua agência de publicidade estejam de acordo com as necessidades de cada projeto.

Por que o briefing é importante?

Trabalhar com pessoas criativas é uma excelente experiência, não é mesmo?

Fica muito mais fácil desenvolver novas ideias e até passamos a ver situações comuns com outros olhos.

Mas sabia que, se não administrada corretamente, a criatividade pode dar outros rumos aos projetos da sua agência de publicidade?

Isso mesmo!

Vejamos o seguinte exemplo…

Seu time está trabalhando em uma campanha para marca de roupas ecologicamente correta, que é contra o uso de animais para a confecção de seus artigos.

Caso isso não esteja perfeitamente claro à sua equipe, podem haver deslizes fatais ao seu negócio e à marca do seu cliente.

Já pensou se nas artes dos seus anúncios existirem peças de roupas e acessórios dando a entender que foram produzidas com pele de animais?

Você e seu cliente podem saber que elas foram feitas com material sintético e biodegradável, mas isso pode não ter ficado claro para o seu público.

Então, sua agência de publicidade e a marca do seu contratante poderão sofrer sérios danos…

Dessa forma, é imprescindível eliminar toda forma de ruído na comunicação, para que tudo saia de acordo com o que foi inicialmente idealizado em seu projeto, e aqui está a importância de um briefing bem estruturado!

O que deve conter no briefing

No seu briefing, devem conter informações sobre a empresa, como:

  • Histórico;
  • Produtos ou serviços comercializados;
  • Tipo de empresa;
  • Concorrentes;
  • Público-alvo;

Também, informações sobre o projeto, por exemplo:

  • Principal conceito que deve ser trabalhado;
  • Expectativa do cliente;
  • Prazos para realização;
  • Material que está disponível e que será necessário;
  • Estilo que deverá ser usado na elaboração da campanha.

Além disso, é fundamental que você dê espaço para que sua equipe possa opinar e melhorar o direcionamento do projeto.

Lembre-se que o seu briefing não precisa ser engessado, mas ele deve ser atualizado constantemente sobre as novas decisões relacionadas ao projeto.

A ideia pode – e deve – ser lapidada, e isso poderá ser decisivo para o sucesso da sua campanha.

Porém, busque sempre ser objetivo nas informações inseridas no seu briefing, isso permite que sua equipe trabalhe alinhada e evita ambiguidades.

Como observamos, o briefing é fundamental para que você realize campanhas bem-sucedidas e alinhadas às expectativas dos seus clientes.

Agindo assim, você evitará retrabalho, agiliza a produção, permite mais inspiração e organização.

Bem, ter um briefing bem feito é fundamental para o bom planejamento de suas campanhas, assim como uma boa contabilidade é essencial para um planejamento estratégico da sua empresa.

Nesse aspecto, você pode contar conosco, da Attentive, somos uma contabilidade especialista em agências de publicidade e parceira no sucesso dos nossos clientes.

Entre agora em contato conosco, temos a solução ideal para sua agência crescer!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.