Capital Social – o que é e como definir o valor?

Compartilhe

Entenda o que é o capital social da sua empresa e como determinar o seu valor com precisão!

Você já parou para pensar que a mesma atenção que você dá aos produtos e/ou serviços que sua empresa oferece, deve também ser dada ao capital social dela?

Dentre uma série de procedimentos legais que devem ser definidos por você, quando decide abrir uma empresa, está a definição do seu capital social.

Isso porque, dada a fase inicial da sua empresa, ela ainda não dispõe de receitas suficientes para se sustentar.

No entanto, é comum existirem dúvidas quanto:

“O que é e como definir o valor do capital social de uma empresa?”

Esse assunto te interessa?

Então prossiga com essa leitura que vamos revelar para você tudo a respeito desse tema para que seu empreendimento comece com o fôlego necessário para crescer.

Vamos lá?

O que realmente é chamado de capital social?

O capital social é o valor que será preciso investir para que sua empresa comece a funcionar.

Ou seja, é o montante investido pelos sócios/investidores quando o empreendimento ainda está/estava no início de suas atividades.

Esses recursos financeiros normalmente são em dinheiro, mas também podem ser em entrada de bens, desde que cumpridas as condições legalmente estabelecidas para tal.

Já no que se refere ao valor propriamente dito, esse pode variar bastante, mas em determinadas situações existe o valor mínimo a respeitar. Tudo depende da sua constituição jurídica. Neste caso, mais uma vez, a contabilidade assume um papel fundamental dentro do seu empreendimento.

“Como definir o valor do capital social da minha empresa”

Uma vez que uma empresa não nasce já com lucros, mas, sim, apenas com os recursos disponibilizados por seus sócios, é extremamente importante que você tenha uma boa estratégia para definir corretamente o valor do capital social.

A grande sacada para isso é:

Atente-se aos detalhes como:

  • Materiais para a linha de produção.
  • Insumos
  • Folhas de pagamento.
  • Gastos com publicidade e estrutura.
  • Toda e qualquer despesa de sua empresa.

Para facilitar ainda mais esse processo de definição o valor do capital social de seu empreendimento, faça uma reunião com seus sócios (se houver) para juntos estabelecerem um valor que seja capaz de cobrir todos os gastos do negócio até que ele, de fato, comece a gerar receita com as vendas.

Logo, esse procedimento de fundamento contábil é muito importante para mostrar a situação econômica inicial de seu negócio.

E, dessa forma, com essa definição em mãos você pode ter certeza que seu planejamento estratégico está começando a ganhar forma.

Então, viu o que é e como definir o valor do capital social de sua empresa?

Portanto, o capital social é altamente importante para o início das atividades do seu empreendimento, é nele que está o poder financeiro inicial do seu negócio.

Antes de você abrir uma empresa, recomendamos fortemente que busque uma contabilidade especializada nesse processo para te auxiliar em toda a parte financeira, regime de tributação, definição e formalização de capital social, gestão das finanças, fluxo de caixa, área fiscal e outras.

Sendo assim, se você quer de verdade que seu empreendimento permaneça firme e forte no mercado e tenha lucratividade, soluções inteligentes estão à sua disposição através de nosso atendimento e parceria, basta que entre em contato com nossa contabilidade para a abertura da sua empresa!

Vamos conversar?

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.