CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas – O que é?

Compartilhe

Saiba mais sobre o que é o CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas!

Um sonho é feito de aspirações e desejos, por vezes, tangível apenas em nossa imaginação, sendo complexos ou impossíveis de serem transpassados para a realidade. Porém, apesar de um empreendimento se basear em um sonho, ele não é feito apenas disso.

O empreendimento tem seu cerne nos sonhos de seu idealizador e, de fato, é o que move a pessoa a seguir em frente e conquistar o mundo. Contudo, essa vontade de trazer para a prática é o que faz uma empresa, de fato, um fruto do empreendedorismo.

Todavia, um desejo que se concretiza também traz consigo responsabilidades concretas que um empreendedor deve atentar-se para segui-las e garantir o futuro saudável de seu negócio. E, realmente, muitos assuntos são trazidos à realidade da pessoa que lidera uma empresa – ou mesmo a que se encaixa na descrição de autônomo -, entre documentos e impostos, muitos cuidados são necessários para manter o negócio a todo vapor.

Então, pensando em como podemos facilitar a sua vida em meio à papelada de obrigações, viemos explicar o que é o CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas e, não obstante, como consultar o seu!

E então, vamos lá? Boa leitura!

Confira Nossos Serviços - Contabilidade em Moema Zona Sul | Attentive Assessoria Contábil

O que é o CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas?

Um empreendedor deve lidar com diversos documentos e, de fato, são uma quantidade imensurável! Porém, como viemos falar de mais uma das obrigações, entre várias outras, optamos por deixar as informações com facilidade para que você possa colocar a “mão na massa” com segurança.

Portanto, o CNAE, ou Classificação Nacional de Atividades Econômicas, nada mais é que uma lista, composta por códigos que classificam a área de atuação de uma empresa. Eles são elaborados de forma abrangente e até mesmo específica, capazes de categorizar qualquer tipo de atuação atualmente.

O objetivo dessa listagem é a padronização para que, desse modo, ela consiga otimizar a gestão de órgãos públicos, aprimorando a legislação de tributos. Porém, mais importante ainda que isso, ele tem a finalidade primordial de evitar fraudes e melhorar o gerenciamento tributário dos empreendimentos.

Mas afinal, minha empresa se enquadra no CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas?

O CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas é aplicado para qualquer um que preste serviço ou comercialize itens, então, sim, essa classificação abrange a todos que se utilizam do empreendedorismo.

Ele classifica organizações sem fins lucrativos, autônomos, empresas e instituições públicas, independente de sua atuação, seja ela rural ou urbana.

Então, como saber o meu CNAE?

Não se preocupe! Pelo menos, para consultar o seu CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas, não tem nada de complexo, muito pelo contrário, é de simples execução.

Bom, para isso, basta verificar a tabela CNAE, que encontra-se disponível no site do IBGE, localizar por categoria e, logo depois, por subcategorias, onde sua atuação se enquadra clicando em “estrutura” ou, se preferir, ainda no site indicado, clique em “atividade” para fazer uma busca por palavra-chave.

Gostou das informações do artigo de hoje? Deixe seu comentário e nós responderemos sua opinião o mais rápido possível! E se possui alguma dúvida, entre em contato conosco!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.