Como conduzir um brainstorm marketing em sua agência de publicidade?

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Entenda como o brainstorm marketing pode ser um verdadeiro divisor de águas quando a situação enfrentada pela sua agência se resumir a pouco orçamento e necessidade de faturamento.

Como um profissional de publicidade você deve ter ciência de que um brainstorm marketing é muito bem-vindo quando a situação da sua agência não vai tão bem assim, ou então quando você lida com algum projeto que exige soluções mais atrativas e menos custosas.

Sendo assim, na postagem de hoje, nós, da Attentive Consultoria, iremos te dar algumas dicas bem valiosas para que você você torne o seu processo de brainstorming realmente produtivo, e a chuva de ideais não acabe gerando um alagamento de soluções sem pé e nem cabeça!

O que é brainstorm marketing?

Brainstorm marketing, – ou chuva de ideias de marketing, traduzido do inglês, – é um processo pelo qual um grupo de pessoas se reúne para desenvolver ideias criativas com a finalidade de solucionar um problema.

Sendo assim, dentro da sua agência de publicidade, contar com um processo de brainstorming marketing acaba sendo uma válvula de escape para diversos cenários controversos que se apresentam em um piscar de olhos.

Para que você saiba tomar as melhores decisões, com o poder da criatividade – que é imenso – entenda agora mesmo como conduzir um brainstorm marketing!

Passo #1 – Tenha muito bem clara quem é a sua persona

Se você sabe quem é o público-alvo ideal a ser impactado pelas suas ações, quais são as suas motivações, dores e desejos, então já está meio caminho andado para um processo de brainstorm marketing de sucesso, caso contrário, então faça alguns telefonemas, colha algumas informações nas redes sociais do seu público e entenda que realmente a sua persona!

Passo #2 – Prepare os colaboradores antes de começar o brainstorm

As pessoas que irão participar de todo o processo de brainstorm marketing têm que estar preparadas para trazer informações relevantes e ideias que agreguem para a solução do problema.

Tudo bem, a criatividade pode surgir por gatilhos mínimos e sem sentido, mas sem uma boa base, você apenas ficará horas em uma sala discutindo possibilidades inviáveis, pois não conhece as demais variáveis que impactam as suas ações.

Passo #3 – Apresente o problema e também aplique o brainstorm oposto

Agora sim, vamos falar da brainstorming marketing em ação!

Reunidas informações sobre a sua persona, e estando os seus colaboradores preparados, é hora de conduzir o processo de brainstorming sem que você perca grandes ideias e o foco principal, a solução do problema!

Para isso, utilize ferramentas como a análise SWOT, gatilhos definidos por soluções discutidas distintamente durante o brainstorm, desafios de quem pode apresentar a melhor solução, – mas nesse caso, estimule o trabalho em equipe, faça com que cada contribuição seja dependente uma da outra, – entre várias outras alternativas.

Não existe um padrão definido para execução de um brainstorm marketing, afinal, o que pode dar certo para uma empresa, pode não ser tão efetivo assim para outro.

O importante é fazer testes e verificar o que vem sendo mais efetivo com a sua equipe, e como sabemos que tempo é um recurso escasso, você contar a Attentive Consultoria para o auxílio em sua gestão, garantindo a tranquilidade que você precisa para se manter em destaque em sua área de atuação.

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