Como encontrar o ponto de equilíbrio de uma empresa?

homem tentando encontrar o ponto de equilíbrio

Compartilhe

O ponto de equilíbrio ainda não é calculado por muitas empresas, que ainda pensam que alto faturamento é sinônimo de alta lucratividade. No entanto, não é bem assim que funciona, pois o faturamento pode estar alto e a empresa estar no vermelho.  

Pensando nisso, a Attentive preparou esse artigo com o intuito de esclarecer o que é o ponto de equilíbrio e qual a sua importância para a saúde financeira do negócio. Além de explicar os tipos que podem ser usados pelas empresas.

 

O que é ponto de equilíbrio e para que serve?

De uma maneira simples, o ponto de equilíbrio, também conhecido como break even point, indica o ponto em que a diferença entre receitas e despesas é igual a zero. Ou seja, a empresa não teve nem lucro e nem prejuízo com as operações realizadas.

Em outras palavras, o cálculo deste ponto indica o mínimo de faturamento ou de produtos vendidos que a empresa deve alcançar para conseguir cobrir as suas obrigações. Ou seja, pagar os seus custos de produção e despesas, tanto fixos quanto variáveis.

É de grande importância que a empresa conheça o ponto de equilíbrio do seu negócio, pois é uma forma eficiente de ter informações reais para a tomada de decisão estratégica. Além de permitir um planejamento financeiro mais assertivo.

 

Quais são os tipos de pontos de equilíbrio?

Existem alguns tipos de pontos de equilíbrio, que permitem avaliar o negócio sobre outras perspectivas, que também são de grande importância para a saúde financeira do negócio. Veja a seguir os principais tipos deste ponto:

 

Ponto de Equilíbrio Contábil

Este tem uma fórmula muito simples de cálculo, além de ser o mais conhecido pelas empresas. Desse modo, considera que a soma dos custos e despesas deve ser igual a receita obtida pela empresa. Veja a fórmula a seguir:

Ponto de Equilíbrio Contábil = Custos e despesas fixas / Margem de contribuição

 

Ponto de Equilíbrio Financeiro 

Para este tipo não são considerados os valores de depreciação e amortização, visto que são itens que representam dinheiro em caixa. Veja a fórmula a seguir:

Ponto de Equilíbrio Financeiro = (Custos e despesas fixas – Amortização e Depreciação) / Margem de contribuição

 

Ponto de Equilíbrio Econômico 

O ponto de equilíbrio econômico leva em conta em seus cálculos o custo de oportunidade, ou seja, a correção monetária de valores. Veja a fórmula a seguir:

Ponto de Equilíbrio Econômico = (Custos e despesas fixas + Custo de Oportunidade) / Margem de contribuição

Como pode ser observado, em todos os tipos apresentados foi necessário utilizar o valor da Margem de Contribuição. Nesse sentido, esta margem significa o quanto o lucro da venda unitária contribui para pagar os custos e despesas.

A sua fórmula de cálculo é a seguinte:

Margem de contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)

Com isso, é fácil perceber a importância de conhecer esta margem como um parâmetro para avaliar as vendas realizadas. Pois, consegue avaliar se o faturamento será o suficiente para cobrir os custos e despesas e ainda gerar uma lucratividade.

E, se por acaso, a margem de contribuição indicar que não será suficiente, a empresa tem alternativas que podem ser adotadas para incrementar as vendas, tais como: promoções, descontos e até mesmo ajustar os preços.

Se ficou interessado no assunto, entre em contato com a Attentive para maiores esclarecimentos. 

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.