Como fazer uma análise de SWOT para sua agência de publicidade

Compartilhe

A Análise SWOT tem por principal benefício a facilidade com a qual pode ser aplicada, ajudando muito no momento de idealizar um planejamento estratégico de marcas e tendo se tornado uma ferramenta indispensável para a administração de algumas agências de publicidade.

No presente artigo, nós aqui da Attentive vamos comentar em detalhes como você pode levar a SWOT para a sua agência, e como ela pode auxiliar sua operação.

No que consiste a Análise SWOT? Como ela ajudará sua agência de publicidade?

Para começar, vamos entender a SWOT, que é uma sigla para a análise de 4 pontos: Strengths (Fortes); Weaknesses (Fraquezas); Opportunities (Oportunidades); e Threats (Ameaças). Você pode conhecer essa análise como FOFA no Brasil, numa reorganização das letras e adaptação da sigla para o português.

Em resumo, essa análise tem por objetivo visar todos os pontos chave da marca, garantindo que toda e qualquer estratégia e passo dado, terá em mente esses 4 pontos.

Fazendo a Análise de SWOT

SWOT é uma análise bem visual, então recomenda-se tomar um quadro, criar um grande quadrado e subdividir o mesmo em 4 quadrantes:

  • No superior Esquerdo: As forças do seu negócio, quer seja o preço competitivo, a força da marca perante o público fiel ou mesmo a especialização dos colaboradores;
  • No superior Direito: As fraquezas, a exemplo da possível baixa lucratividade ou a dificuldade em escalonar a operação;
  • No inferior Esquerdo: Oportunidades, onde você pode estudar a possibilidade de aumentar o tamanho da empresa com filiais ou realizando parcerias;
  • No inferior Direito: Ameaças, que podem ser exemplificadas por concorrentes que estão em exponencial crescimento, ou a crise financeira que tem afetado sua marca fortemente.

Ao observar os pontos mais importantes de sua empresa dessa forma, cria-se a possibilidade de que o gestor tome atitudes muito mais precisas a fim de solucionar problemas. É munido desses dados que se pode evitar ameaças e aplicar mudanças que estejam associadas ao melhor custo-benefício possível.

A Análise SWOT é transparente, prática e deve ser analisada e revista com uma certa frequência, tomando por consideração novos desdobrares no Mercado, assim como no entorno da empresa.

Coloque a Análise SWOT em prática

Uma vez que o quadro esteja bem estruturado diante de você, procure acompanhar as flutuações do mesmo diante de movimentações que faça dentro da marca, quer seja o lançamento de um novo produto ou um investimento em branding.

A Análise SWOT caminha muito bem ao lado de KPIs específicos de Gestão Financeira, oportunizando uma visão ainda mais clara do negócio. Para realizar o acompanhamento de tais KPIs de uma maneira mais profissional, conte com especialistas na área contábil e financeira, como os assessores aqui da Attentive.

Conte com um de nossos especialistas

Aqui na Attentive você tem a certeza de contar com especialistas dotados de experiência vasta no ramo da contabilidade e da gestão financeira. Somos capazes de auxiliar sua Agência de Publicidade a dar os passos certos rumo ao futuro. Quer entender mais? Converse conosco agora mesmo e entenda mais.

Um grande abraço e até muito em breve.

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.