Como fazer uma análise de SWOT para sua agência de publicidade

Compartilhe

A Análise SWOT tem por principal benefício a facilidade com a qual pode ser aplicada, ajudando muito no momento de idealizar um planejamento estratégico de marcas e tendo se tornado uma ferramenta indispensável para a administração de algumas agências de publicidade.

No presente artigo, nós aqui da Attentive vamos comentar em detalhes como você pode levar a SWOT para a sua agência, e como ela pode auxiliar sua operação.

No que consiste a Análise SWOT? Como ela ajudará sua agência de publicidade?

Para começar, vamos entender a SWOT, que é uma sigla para a análise de 4 pontos: Strengths (Fortes); Weaknesses (Fraquezas); Opportunities (Oportunidades); e Threats (Ameaças). Você pode conhecer essa análise como FOFA no Brasil, numa reorganização das letras e adaptação da sigla para o português.

Em resumo, essa análise tem por objetivo visar todos os pontos chave da marca, garantindo que toda e qualquer estratégia e passo dado, terá em mente esses 4 pontos.

Fazendo a Análise de SWOT

SWOT é uma análise bem visual, então recomenda-se tomar um quadro, criar um grande quadrado e subdividir o mesmo em 4 quadrantes:

  • No superior Esquerdo: As forças do seu negócio, quer seja o preço competitivo, a força da marca perante o público fiel ou mesmo a especialização dos colaboradores;
  • No superior Direito: As fraquezas, a exemplo da possível baixa lucratividade ou a dificuldade em escalonar a operação;
  • No inferior Esquerdo: Oportunidades, onde você pode estudar a possibilidade de aumentar o tamanho da empresa com filiais ou realizando parcerias;
  • No inferior Direito: Ameaças, que podem ser exemplificadas por concorrentes que estão em exponencial crescimento, ou a crise financeira que tem afetado sua marca fortemente.

Ao observar os pontos mais importantes de sua empresa dessa forma, cria-se a possibilidade de que o gestor tome atitudes muito mais precisas a fim de solucionar problemas. É munido desses dados que se pode evitar ameaças e aplicar mudanças que estejam associadas ao melhor custo-benefício possível.

A Análise SWOT é transparente, prática e deve ser analisada e revista com uma certa frequência, tomando por consideração novos desdobrares no Mercado, assim como no entorno da empresa.

Coloque a Análise SWOT em prática

Uma vez que o quadro esteja bem estruturado diante de você, procure acompanhar as flutuações do mesmo diante de movimentações que faça dentro da marca, quer seja o lançamento de um novo produto ou um investimento em branding.

A Análise SWOT caminha muito bem ao lado de KPIs específicos de Gestão Financeira, oportunizando uma visão ainda mais clara do negócio. Para realizar o acompanhamento de tais KPIs de uma maneira mais profissional, conte com especialistas na área contábil e financeira, como os assessores aqui da Attentive.

Conte com um de nossos especialistas

Aqui na Attentive você tem a certeza de contar com especialistas dotados de experiência vasta no ramo da contabilidade e da gestão financeira. Somos capazes de auxiliar sua Agência de Publicidade a dar os passos certos rumo ao futuro. Quer entender mais? Converse conosco agora mesmo e entenda mais.

Um grande abraço e até muito em breve.

Insira seu e-mail para receber nossos artigos