COMO MANTER UM FLUXO ORGANIZADO PARA AGENDA DE BANHO E TOSA

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A organização da agenda de banho e tosa no seu pet shop é um fator decisivo para potencializar a lucratividade do negócio. Montar um esquema eficiente, que leve em conta as características dos animais e também do seu quadro de funcionários é a chave para prever o tempo de cada atendimento da forma mais certeira possível. Assim, você estabelece um bom ritmo de produtividade sem sobrecarregar a equipe e mantém um padrão de qualidade no serviço, o que faz toda a diferença na imagem que seus clientes têm da sua marca.

Abaixo, trouxemos dicas para que você entenda o que levar em conta na hora de montar sua a agenda de banho e tosa:

Incentive o agendamento prévio

Controlar os atendimentos na agenda de banho e tosa fica muito mais fácil se seu cliente marcar horário em vez de chegar e solicitar o serviço na hora. É claro que você não precisa ser inflexível e pode fazer encaixes, mas criar a cultura o agendamento na sua clientela vai ajudar você a prestar um serviço com mais organização e qualidade.  Caso isso já não seja hábito dos seus clientes, que tal oferecer um brinde ou pequeno desconto pra agendamentos com antecedência?

Ter horários fixos mensais com seus clientes mais frequentes também ajuda, tanto na organização quanto na fidelização. Você pode abordar seu cliente perguntando se ele gostaria de reservar horários e datas fixas todo mês. Caso a aceitação seja boa, é importante que você ligue um dia antes para confirmar, assim como fazem médicos e dentistas. Pode parecer trabalhoso, mas é uma prática que demonstra atenção e cuidado e ainda ajuda você a colocar a agenda em ordem, já que, conhecendo bem o bichinho, sua equipe já tem uma boa noção do tempo que lava para banhá-lo e tosá-lo.

Calcule uma média de tempo de atendimento na agenda de banho e tosa

Raça, porte,  tipo de pelagem e o temperamento do pet são fatores decisivos na hora de montar sua a agenda. Com sua experiência, você pode estimar uma média de tempo de atendimento para cada tipo de animal e deixar registrado para que, nos dias mais cheios, sua equipe consiga montar uma sequência sem atrasos. Lembre-se de considerar também a experiência de cada profissional e as afinidades entre eles e os pets mais frequentes da sua loja. Os bichinhos costumam eleger seus preferidos e facilitam muito o trabalho se forem atendidos por eles.

Estabeleça um número máximo de atendimentos por dia

Nos fins de semana e em certas temporadas, é comum que a demanda cresça bastante e é natural que você, como administrador, queira aproveitar todo o potencial que essas datas oferecem. Mas, pra que sua previsão de lucro não se torne uma certeza de problema, é preciso ter algo em mente: uma equipe sobrecarregada significa serviços prestados com pressa, atrasos e reclamações. Encontre, junto com a sua equipe, um número máximo de atendimentos que podem ser feitos com eficiência, mas mantendo a qualidade e o carinho no trato com os animais. Afinal, estamos lidando com os amados “filhos” dos nossos clientes e, por mais que eles não consigam falar, cedo ou tarde, um mau atendimento transparece no comportamento dos bichinhos.

Deixe alguns minutos de margem entre um atendimento e outro

Imprevistos acontecem, não adianta negar. Prever 5 minutinhos de segurança entre um atendimento e outro dá para sua equipe uma margem para resolver problemas sem deixar nenhum cliente esperando por tempo demais. E, se tudo correr como esperado, melhor adiantar um atendimento do que atrasar, certo?

Outra dica é estabelecer uma tolerância de espera para os atrasos dos clientes. Se a agenda estiver cheia e você tem um cliente marcado para as 16h, por exemplo, explique você só pode aguardar até as 16h15 para iniciar o atendimento sem comprometer os próximos clientes.

Gostou das dicas? Esperamos que com elas você consiga se organizar e manter seu banho e tosa funcionando a todo vapor, com qualidade de atendimento nota 10.

Fonte: ssPET

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Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

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