Como montar um escritório de engenharia civil em 04 passos

Compartilhe

Quer saber como montar um escritório de engenharia civil de maneira efetiva e segura? Confira estas 4 dicas que nós, da Attentive Smart, preparamos para você!

Para que você saiba como montar um escritório de engenharia civil sem preocupações com os órgãos regulamentadores e de maneira eficiente, garantindo bons resultados, baseado em um planejamento consistente, é preciso saber os procedimentos que antecedem esse processo e as ações que devem ser tomadas após a abertura do seu escritório de engenharia civil.

Pensando nisso, nós, da Attentive Smart, preparamos 4 dicas para que você possa garantir excelentes resultados atuando no mercado da construção civil, seguro de uma gestão contábil, financeira, tributária e trabalhista. Confira!

1 – Estudo de mercado

O primeiro passo para que você saiba como montar um escritório de engenharia civil é o estudo do seu mercado.

Você, como empreendedor da construção civil, precisa entender quais são as tendências e desafios do seu setor, por isso a compreensão dos fatores internos, que compõem a sua empresa, e fatores externos, que impactam diretamente a sua tributação e limites de atuação, são tão importantes.

Sendo que é preciso que você elabore um plano de negócios para empresas de engenharia civil e faça uma análise dos diferenciais e oportunidades do seu negócio, bem como as ameaças existentes no mercado e  melhorias que você deve realizar, mas ainda não pode por questões orçamentárias ou demais motivos.

2 – Registros e alvarás

Após estabelecido o seu plano de negócios, a próxima ação para que você saiba como montar um escritório de engenharia civil, é a realização de todos os registros e alvarás para o funcionamento do seu negócio.

Sendo assim, você terá que entrar em contato:

  • com a Secretaria da Receita Federal, garantindo o seu CNPJ;
  • com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, garantindo o CREA;
  • com a prefeitura do seu município, garantindo o alvará de funcionamento do estabelecimento;
  • o Corpo de Bombeiros do seu município, garantindo a segurança do estabelecimento contra incêndios.

Além da elaboração do Contrato Social, caso abra uma sociedade.

3 – Planejamento financeiro

Com o plano no papel e a papelada em mãos, chega a hora de, com base no orçamento atual, levantar o valor total para manter a sua empresa de engenharia civil no mercado de maneira sustentável.

Para isso, é preciso elaborar um fluxo de caixa para a sua empresa da construção civil, proporcionando uma visão mais clara sobre os pagamentos que devem ser realizados pelo seu negócio e as contas a receber que deverão ser garantidas para uma manutenção consistente do seu empreendimento.

4 – Defina seus diferenciais

Por fim, dados todos esses passos, chega a hora de finalmente colocar os pés no mercado e sentir a competitividade e a exigência de se manter em evidência.

Contudo, para isso é preciso que você defina os seus diferenciais e faça com que os clientes os percebam e recomendem para mais projetos, dando o fôlego inicial para o seu crescimento exponencial.

Entretanto, para tudo isso, é preciso contar com o apoio de um escritório de contabilidade para engenharia civil, dando todo o suporte legal para que sua gestão fiscal, tributária, trabalhista e financeira esteja em dia.

Então, se quiser saber mais sobre como montar um escritório de engenharia civil, entre em contato com a Attentive Smart!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.