Como realizar o controle de estoque de um Pet Shop

Compartilhe

O controle de estoque de um pet shop não se limita apenas às entradas e saídas de mercadorias. O estoque é um capital que, depois de investido, vai afetar o faturamento de sua empresa de forma direta, devendo ser gerenciado adequadamente para oferecer os melhores resultados.

Para a otimização dos resultados de um pet shop, o controle de estoque deve ser feito sobre os produtos que vendem mais ou que vendem menos, sobre a margem de lucro de cada mercadoria, o cálculo do tempo para sua renovação, data de validade dos produtos e controle de fornecedores, utilizando todas as informações como ferramentas para melhorar o desempenho das vendas e manter o fluxo de caixa saudável e positivo.

Mantendo todas as informações atualizadas, o controle de estoque de um pet shop irá fornecer detalhes que permitirão uma análise mais aprofundada da saúde financeira da empresa, evitando prejuízos e perdas de capital de giro, permitindo investir no que seja mais importante para o desenvolvimento da empresa.

Um detalhe importante a ser analisado no controle de estoque é a ocupação do espaço. Com um estoque adequado, o empresário poderá otimizar o espaço disponibilizado para a armazenagem, abrindo espaço para mercadorias com maior rotatividade, para novos produtos ou mesmo para outros fins exigidos pelo pet shop.

Mantendo uma boa organização, o pet shop terá condições de investir em produtos com maior número de vendas e fazer um planejamento de promoções para os clientes, criando pacotes para desovar produtos com menor saída ou que estejam próximos do final de validade.

Além disso, o controle de estoque atualizado permitirá ao empresário ter melhores condições de atendimento dos seus clientes, oferecendo exatamente aquilo que estão buscando e precisando, sabendo quando e quanto comprar para oferecer produtos de qualidade, que tragam satisfação os clientes e que possibilitem sua fidelização.

Com um controle de estoque adequado para o pet shop também é possível manter um cadastro dos melhores fornecedores, simplificando o processo de compra e de negociação, permitindo negociar descontos e vantagens que, ao final, irão permitir oferecer preços mais acessíveis e mais competitivos para o mercado consumidor.

Como fazer o controle de estoque de um pet shop

Para manter o controle de estoque de um pet shop, o empresário deve seguir algumas regras básicas. A seguir, apresentamos os procedimentos que devem ser tomados:

     1-Registro das movimentações para o controle de estoque

O registro das movimentações de entradas e saídas é essencial para o controle de estoque. É necessário manter todos os dados sobre os produtos, como tipo, categoria, marca, lote, fornecedor, data de validade, quantidades mínimas e máximas exigidas, data de entrada, de exposição nas gôndolas ou prateleiras e data de saída, com seus respectivos valores.

Mantendo os detalhes sobre todos os produtos, o pet shop terá um controle de estoque que oferecerá o quadro geral de sua composição, dos produtos com mais saída e da movimentação de produtos sazonais.

     2-Treinamento dos funcionários

Para manter o controle de estoque de um pet shop todos os funcionários devem estar devidamente treinados para manter as informações atualizadas, registrando corretamente as entradas e saídas e tendo o conhecimento da localização das mercadorias no estoque, agilizando o atendimento e dando mais atenção aos clientes.

     3-Inventário periódico

O inventário físico vai garantir um melhor controle de estoque para o pet shop. A contagem das mercadorias deve conferir com os valores do sistema de gestão do pet shop, devendo ser feito periodicamente, para estabelecimentos menores, ou distribuindo a tarefa durante os dias da semana, conferindo mercadorias de categorias semelhantes a cada dia, tornando o trabalho menos cansativo e trazendo maiores garantias de acerto.

     4-Manual de procedimentos

O controle de estoque pode ter um manual interno de procedimentos, ajudando e orientando a todos os colaboradores para mantê-lo organizado, contribuindo para que o controle seja mais eficiente.

     5-Utilizando um sistema de gestão de controle de estoque

A melhor maneira de manter um controle eficiente do estoque de um pet shop, além de mantê-lo sempre organizado é utilizando um sistema informatizado de gestão, principalmente quando o estabelecimento possui maior diversidade de mercadorias. Com o sistema de gestão é possível integrar todos os departamentos do pet shop, seja o financeiro e o contábil, ou mesmo contas a pagar e receber.

Dependendo do volume e da diversidade, o controle de estoque pode ser feito através de planilhas eletrônicas, embora isso exija muito mais tempo e atenção por parte de quem está administrando.

Para garantir um bom controle de estoque do seu pet shop, converse com um contador especializado em contabilidade para pet shop. Certamente, você terá uma assessoria que irá lhe passar todas as informações necessárias para orientar além de você, a todos colaboradores de modo a melhorar o gerenciamento e a movimentação de mercadorias em seu estabelecimento.

E se precisar de ajuda, fale conosco! Somos especialistas em contabilidade para pet shop, e podemos fazer muito por você e pelo seu empreendimento!

Até breve…

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.