Como realizar o gerenciamento de processo de uma agência?

Compartilhe

A dificuldade para gerenciar processos é um dos principais desafios das agências. É muito complexo ter que organizar as demandas, contatos com novos clientes, passar a demanda para os colaboradores, cuidar da qualidade e do prazo. Isso sem falar nas questões administrativas e financeiras que também precisam ser feitas. Para não perder o controle, é muito importante realizar o gerenciamento de atividades. 

Se você ainda não sabe muito bem o que é isso e muito menos como aplicar esse gerenciamento de processo na sua agência, continue a leitura para descobrir! 

Entenda o que é gerenciamento de processo 

Processo é o caminho pelo qual um projeto ou demanda passa pela empresa, desde a sua chegada até a sua entrega final para o cliente. Para que isso aconteça, existem vários tipos de processos, além da realização do serviço em si, existem processos de apoio que também precisam ser realizados para gerar condições e recursos para que a entrega seja feita. 

Com isso em mente, fica muito mais fácil compreender o que é gerenciamento de processo. O gerenciamento refere-se à análise, execução, monitoramento e aprimoramento dos processos que são realizados dentro da agência com o objetivo de melhorar a sua qualidade.  

Confira Nossos Serviços - Contabilidade em Moema Zona Sul | Attentive Assessoria Contábil

Veja como fazer o gerenciamento de processo 

Existem várias atividades que podem ser realizadas para melhorar o gerenciamento de processos na sua agência. O primeiro passo é realizar o mapeamento de todos os atividades que são realizadas dentro da empresa, inclusive as etapas de apoio. Nesse momento, é interessante separar a organização por setores e identificar quais atribuições são realizadas dentro de cada espaço. 

Todas as tarefas precisam ser desenhadas e o suporte necessário para que elas sejam feitas precisa ser bem definido. É interessante que esse mapeamento siga o fluxo do trabalho que é executado, ou seja, siga a trajetória das demandas dentro da empresa. Dessa forma, fica mais fácil analisar os processos que são realizados junto com a equipe e verificar aspectos que podem ser melhorados.

Outro fator essencial é que os processos precisam ser monitorados continuamente. Para isso, utilizamos indicadores de desempenho para garantir que a qualidade esperada está sendo alcançado. Se isso não estiver acontecendo, é possível iniciar uma nova análise da operação para entender os motivos disso e buscar ideias para melhorar. 

O gerenciamento de processos, como você deve ter notado, é um trabalho constante e que demanda um esforço coletivo, mas que, com certeza, vale a pena. Para tornar isso mais fácil, é interessante pesquisar softwares e programas de gestão.

Compreendeu a relevância de fazer o gerenciamento de processo dentro da sua agência?

Não se trata de tornar o espaço criativo mais burocrático e engessado, a ideia é fazer com que o trabalho de todos seja mais eficiente. Dessa forma, todas as partes envolvidas ganham, incluindo o cliente que recebe um serviço com qualidade e pontualidade.

Gostou deste conteúdo? Continue lendo os posts no blog para aprender ainda mais sobre a administração do seu negócio! 

E lembre-se, sempre que precisar de apoio contábil, conte com a gente! 

É sempre um grande prazer poder ajudar!  

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.