Como solicitar a identidade do CAU?

Compartilhe

Como um arquiteto recém-formado é necessário saber como solicitar a identidade do CAU, garantindo assim maior credibilidade aos seus projetos.

Acabou de se graduar em arquitetura e urbanismo e está com seu diploma na mão?

Parabéns por essa conquista!

Mas saiba que para você começar oficialmente nesse caminho, como arquiteto(a), é imprescindível que você tenha sua identidade do CAU BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil).

O objetivo principal desse Conselho é disciplinar, orientar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, prezando pela plena observância dos princípios de disciplina e ética da classe em todo o país, bem como pugnar pelo aprimoramento do exercício dessa profissão.

Mas você sabe como solicitar a identidade do CAU?

Para saber mais sobre ela e como ter a identidade do CAU e, de fato, ser chamado de arquiteto(a), continue com a leitura desse artigo.

Vamos lá?

Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo – para que serve?

Infelizmente, muitos recém-formados em arquitetura nem sabem para que serve o Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo – se esse não é o seu caso, tudo bem. Mas, se ainda não sabe, chegou a sua hora de conhecer.

  • Essa é a instituição responsável, que deve ser procurada para que o arquiteto formado adquira seu registro profissional e tenha permissão para exercer essa profissão LEGALMENTE.

Lembre-se que a prática ilegal da profissão de arquiteto ou urbanista é prevista no artigo 47 do decreto lei 3.688, como contravenção penal, cuja pena varia entre 15 dias a 3 meses de reclusão ou multa.

Então, é extremamente importante que você faça todo esse processo corretamente, para evitar prejuízos e transtornos futuros. Contar com o apoio de uma contabilidade para arquitetos é de grande valia para esse e outros assuntos contábeis.

Então como solicitar a identidade do CAU?

Assim que você concluir a faculdade de arquitetura e urbanismo, você deve solicitar o registro profissional no conselho de arquitetura do seu estado.

Assim, todo o processo de solicitação do CAU começa no site SICCAU, onde você vai preencher um formulário para obter o seu registro profissional e poder, legalmente, começar a encantar seus clientes/empregadores com seus serviços de arquitetura e urbanismo.

Logo, o primeiro passo é se filiar ao Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo, e para isso é preciso alguns documentos como:

  • Portaria de reconhecimento do curso.
  • Carteira de identidade.
  • COF.
  • Histórico escolar do 3º grau.
  • Certificado (torna o registro provisório) ou diploma de conclusão do curso (torna o registro definitivo), etc.

Depois que você receber a liberação do registro profissional, deve solicitar a carteira profissional da CAU em um dos postos de atendimento do seu estado para coleta de dados biométricos – assinatura, fotografia impressão digital.

Assim que os dados necessários forem preenchidos, você faz o pagamento da taxa de emissão da carteira do CAU, que demora em média 30 dias para chegar até você.

Pronto!

Com a carteira de identidade do CAU você vai possuir prova de identificação civil, que possui fé pública e que é válida por tempo indeterminado em todo o território nacional.

Entendeu como solicitar a identidade do CAU?

Se você tem mais alguma dúvida ou está com dificuldades para obter o seu registro de arquiteto, entre em contato com nossa contabilidade para arquitetos.

Vamos te ajudar em todo esse processo e a se organizar melhor para alcançar sucesso profissional.

Contar com o apoio de quem entende do assunto é uma forma de você ter mais tranquilidade para soltar sua imaginação e fazer o que sabe de melhor – traduzir em projetos os sonhos dos seus clientes.

Será um prazer te ajudar!

Forte abraço.

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.