Contabilidade: 03 razões para você investir

Compartilhe

“Um grande empreendedor entende a importância da contabilidade para o sucesso dos negócios”

É bem verdade que não há um número muito grande de empreendedores que decidem começar um negócio por serem experts em números. Na maioria das vezes os termos “contabilidade” e “análise financeira” parecem muito chatos e avassaladores na mente do empresário. Porém, estas são apenas mais algumas das múltiplas tarefas que precisam constar  no checklist diário de um empreendedor.

O fato é que, a fim de gerir um negócio bem sucedido e rentável, como empresário, você precisa ter alguma compreensão de suas finanças empresariais.

No entanto, nós sabemos que pode parecer assustador que você tenha que, além de gerir seu negócio comercialmente, você também precise:

  • Prestar atenção à sua estrutura fiscal;
  • Realizar uma gestão contábil eficiente;
  • Maximizar o fluxo de caixa;
  • Traçar um Planejamento Tributário para descobrir o que você pode deduzir de impostos, e assim por diante.

Você deve estar se perguntando: Como eu vou conseguir fazer tudo isso?

Para começar, você pode se aprimorar adquirindo conhecimento. Existem alguns grandes livros e cursos disponíveis sobre estas questões. Você pode também se cadastrar em nosso blog, para receber nossos Newsletters e acompanhar nossas publicações sobre o mundo corporativo. Você vai aprender algumas noções básicas importantes sobre contabilidade e como chegar a um entendimento mais profissional dela.

Você já sabe disso, porém, queremos enfatizar ainda mais: você precisa ter o maior aliado de sua empresa ao seu lado diariamente, isto é, você precisa contar com o apoio de um contador especializado ou de uma equipe contábil.

Estes profissionais são os recursos indispensáveis que poderão ajudá-lo a navegar através de todas as regras fiscais e organizar seus negócios de forma responsável. Todos os empresários precisam chegar a um nível de maturidade empreendedora onde entendam que, lidar com a contabilidade e o financeiro de sua empresa não se trata apenas sobre o pagamento ou recebimento de contas, pagamento de impostos e comunicação de resultados, uma vez por ano. Uma Gestão Contábil eficiente pode ser o diferencial para aumentar a lucratividade e o sucesso de seus negócios.

Por isso, elencamos algumas razões pelas quais os empresários devem compreender ou ter noções básicas sobre contabilidade e se beneficiarem desta tão importante ferramenta de gestão empresarial:

1) Fazer previsões sobre o futuro

O foco das pequenas empresas, startups e até médias empresas esta na Visão de Crescimento Futuro baseado em projetos. No entanto, a Visão da Empresa precisa ter uma base sólida pragmática a fim de transformar, a partir de uma ilusão, o crescimento em realidade.

É por isso que qualquer empresário tem que entender as três projeções empresariais básicas:

  • As receitas futuras,
  • Custos operacionais futuros e
  • Ativos necessários aos serviços de demandas futuras.

Uma Gestão Contábil eficiente ira gerar subsídios e ferramentas analíticas para conectar as expectativas com o que é realmente possível no mundo real.

2) Gestão Equilibrada e Responsável

A contabilidade ajuda os empresários a serem mais responsáveis quando se trata de tempo, energia e dinheiro a ser investido no negócio. Isso os ajuda também a serem mais eficientes em atrair novos clientes e vender os seus produtos ou serviços.

Todos os empresários assumem compromissos ao longo do tempo. Por isso, adquirir noções de contabilidade de custos, para medir os custos e relacioná-los com as atividades presentes e futuras, é essencial. Através desta noção e da compreensão dos dados gerados, torna-se mais claro para os empreendedores aspectos fundamentais sobre o negócio, tais como, os lucros e o fluxo de caixa, e como eles são afetados diariamente por decisões operacionais e financeiras.

3) Medição e reavaliação do crescimento empresarial

Saber gerir contabilmente o negócio pode aumentar a lucratividade, medir o crescimento através de relatórios precisos e organizar o seu negócio como é exigido em longo prazo.

Você pode acompanhar o progresso de sua empresa através da medição de lucros e despesas para ver se o negócio é rentável e produtivo, e também para destacar as áreas problemáticas do mesmo. É através de análises financeiras consistentes que você terá uma visão financeira transparente, o que irá proporcionar uma gestão responsável do seu negócio.

Como empresário você quer saber mais sobre contabilidade? Então continue acompanhando nossas publicações!

Existem inúmeras razões pelas quais a contabilidade pode beneficiar a sua gestão empresarial. No entanto, ao elencar essas 03 razões, esperamos que agora você aprecie e entenda realmente a importância que a contabilidade  desempenha na gestão de um negócio bem sucedido para que o mesmo tenha um crescimento sustentável.

Pense nisso e até a próxima!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.