Contabilidade consultiva: o que é e quais seus benefícios?

Contabilidade consultiva o que é e quais seus benefícios
Ter acesso à consultoria contábil pode ser um verdadeiro diferencial estratégico para sua empresa. Entenda melhor o que ela é e quais seus benefícios.

Compartilhe

Você sabe o que é a Contabilidade Consultiva? Nesse artigo da Attentive, nos propusemos a trazer uma explicação completa sobre esse tema. Qualquer dúvida que lhe reste após a leitura, não hesite em conversar conosco, ok? Confira o que nossos especialistas prepararam para você.

O que é a Contabilidade Consultiva? Quais os benefícios?

A Contabilidade Consultiva tem um modelo de funcionamento diferenciado, onde os profissionais de contabilidade trabalham lado a lado com seus clientes, realmente prestando uma espécie de consultoria, ou mesmo de assessoria. Aqui o objetivo é sempre assegurar os melhores resultados e garantir uma tomada de decisões bem estruturadas.

Como o contador seria capaz de auxiliar na tomada de decisões? Para começar, por conta de sua proximidade com os dados de performance da empresa, os contadores têm uma visão objetiva do desempenho mensal, semestral e assim por diante. Tudo de uma forma detalhada e objetiva, garantindo uma visão mais fria do negócio e uma análise focada nos números.

E quais seriam os benefícios de ter uma consultoria contábil?

Além do benefícios de contar com a visão que comentamos logo acima, a contabilidade consultiva ainda pode lhe trazer pontos como:

  • Redução de custos em sua empresa: Se sua marca conta com uma boa estruturação interna e financeira, é possível contar com uma redução de custos e de gastos desnecessários, como aqueles de impostos e multas fiscais;
  • Maior capacidade de inovação e competitividade: Como uma consequência do ponto logo acima, é possível contar com valores para investir em inovação e competitividade, garantindo maior relevância mercadológica para seu negócio;
  • Melhor planejamento estratégico: Os dados coletados e refinados pela consultoria contábil poderão direcionar melhor sua marca rumo a um futuro otimizado e mais brilhante, pautando os próximos passos de forma mais coerente e sapiente;
  • Otimização de processos: Uma visão clara de seu negócio poderá vir associada com uma otimização de sua atividade, garantindo que os próximos passos dados terão sido bem pensados e estruturados, continuando a redução de custos e diminuição de imprevistos;
  • Redução de gargalos e falhas: Por fim, temos uma redução nos gargalos de processos em sua empresa, assim como possíveis falhas por desorganização interna. Com uma consultoria contábil atenta, é possível analisar indicadores de performance mais específicos de cada setor, uma análise mais aprofundada de suas operações, assim como um norte de quais melhores mudanças poderiam ser aplicadas.

De uma forma geral, a contabilidade consultiva abre as portas de sua empresa e de sua gestão para um olhar mais crítico e especializado. É através dessa porta que você também receberá novas oportunidades e criará uma estratégia muito mais afinada com a realidade de mercado e de seu negócio.

Quer entender mais sobre os benefícios da Contabilidade Consultiva?

Então converse com os profissionais da Attentive! Se você acompanha nosso blog, já sabe que somos especializados na prestação desse serviço. Esperamos seu contato já para discutir como podemos melhor colaborar e levar sua marca para um momento de ainda mais sucesso.

Um grande abraço e até mais.

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.