8 sinais de que chegou a hora de fazer a contabilidade da sua franquia de limpeza

Compartilhe

Em momentos de crise, as empresas têm procurado ao máximo reduzir seus custos para assim continuarem financeiramente competitivas. Muitas empresas estão otimizando processos internos, realizando análises e refazendo planos de negócios.

Com tudo isso, muitos empresários têm considerado a terceirização de serviços essenciais como uma ótima oportunidade de redução de despesas e mais, a terceirização mitiga os riscos do vínculo empregatício e a redução de encargos com a contratação de funcionários.

A terceirização de serviços é também uma ótima oportunidade de melhoria  trazendo maior eficiência a alguns procedimentos mais corriqueiros de um ambiente de trabalho. Um grande exemplo disso, é que as empresas estão terceirizando serviços de limpeza, manutenção e conservação de sua infraestrutura.  

Isto tem aumentado de forma muito agressiva a quantidade de novas franquias de limpeza comercial e residencial. E mesmo com a crise, esse  é um dos nichos de negócios que mais crescem em quase todo o mundo, inclusive no Brasil.

O investimento em uma franquia de limpeza é uma excelente oportunidade para quem quer montar um negócio de sucesso, pois, ao invés de se estruturar uma empresa do zero, o empreendedor receberá treinamento e certificação e ainda terá o direito de se lançar ao mercado utilizando-se de uma marca já estruturada e na maioria das vezes já muito conceituada e conhecida de seu público alvo.

Porém, mesmo começando um negócio já muito bem estruturado como no caso das franquias de limpeza, nem sempre as finanças e a contabilidade da empresa estarão em equilíbrio, e tentar acertar sozinho, pode ser bem complicado, principalmente quando não se possui os conhecimentos necessários sobre as questões tributárias que tanto afligem o empreendedor brasileiro.

Se você resolveu aproveitar esta grande oportunidade e decidiu investir em uma franquia, nós da Attentive Contabilidade vamos enumerar neste texto, algumas razões do porquê você precisa investir na contratação de uma assessoria contábil, para cuidar da contabilidade de sua franquia de limpeza, e assim ter mais tranquilidade para gerir seus negócios.

  • Primeiro sinal que você precisa fazer a contabilidade de sua franquia de limpeza

Pare um pouco e reflita… você tem conhecimento de todos os processos de contabilidade que sua franquia de limpeza precisa?

Sabe como evitar o desperdício e alocar corretamente o fluxo financeiro da sua empresa?

É comum que grande parte dos empresários entendam que podem cuidar sozinhos dos processos contábeis e financeiros de seus negócios, mas na maioria dos casos, só percebem que estão em apuros quando estão pagando caro por isso, por causa de falhas e erros na contabilidade!

Não saber quanto a empresa está faturando ao final de determinado período, compromete todo o fluxo de caixa de seu empreendimento. Com o apoio de um escritório de contabilidade para sua franquia de limpeza por exemplo, o empreendedor tem condições de saber como está seu crescimento, enxergando assim as melhores oportunidades de mercado.

  • Baixa visão de futuro

Todo empresário deseja crescer obviamente! Porém, sem estar seguro sobre a assertividade de seus procedimentos contábeis, como expandir e como agir em prol do empreendimento?

Se você sente que não tem como crescer e explorar as inúmeras possibilidades de crescimento que o seu mercado oferece, é sinal de que não está conseguindo gerir corretamente seu fluxo de caixa e com isso não consegue realizar um planejamento financeiro visando a expansão do empreendimento , ou seja, nao esta fazendo direito a contabilidade da sua franquia de limpeza, e com isso, tendo muitas surpresas desagradáveis.

  • Saúde desequilibrada da sua franquia de limpeza

A saúde financeira do empreendimento também diz muito a respeito do futuro do negócio. Se sua franquia de limpeza não está bem, é hora de analisar o motivo pelo qual isso ocorre. Na maioria dos casos tem a ver com as finanças e suas aplicações. Esse é um dos maiores sinais que sua franquia de limpeza está  precisando urgente da realização de uma gestão contábil eficiente.  

Receita e despesas precisam estar em equilíbrio. Só assim a sua franquia de limpeza terá condições de cumprir com suas obrigações.

  • Pagamento das altas taxas de impostos

O governo precisa receber o pagamento de impostos para que as condições adequadas sejam inseridas no ambiente corporativo. Embora, os empresários não se sintam felizes em pagar mais do que seja necessário, é claro!

O problema é que por falta de conhecimento especializado, o empreendedor que resolve fazer sua própria contabilidade, acaba pagando um preço altíssimo por esta decisão, quando na verdade não seria preciso estar passando por nenhum tipo de “perrengue financeiro”.

Para que você, um empreendedor consciente não tenha este tipo de problemas e  possa ficar tranquilo, uma assessoria contábil poderá direcionar melhor sua franquia de limpeza, enquadrando-a no melhor regime tributário e o orientando como fazer um excelente planejamento tributário para que seu negócio esteja sempre com a saúde financeira em dia e seja sempre um sucesso.

  • Falta de controles mais rigorosos

Apesar de ser uma franquia, nem sempre o controle contábil é levado em consideração. Caso a franquia de limpeza esteja sentindo dificuldades de ter uma visão geral da situação financeira, é preciso ter maior controle e gestão de seus procedimentos contábeis.

  • Quando falta uma melhor competitividade

A competitividade no mercado das franquias de limpezas é acirrada, e se destaca aqueles que têm maior segurança nas tomadas de decisões.  Só que para isso, é preciso ter uma estrutura contábil que forneça dados precisos e atualizados para um plano de investimentos financeiros que garanta à franquia uma rentabilidade e um crescimento sustentável.

  • Quando se precisa de planejamento

É óbvio que cada empresa possui suas próprias características e tem seu plano de crescimento provavelmente bem estruturado.  Mas quando a franquia de limpeza não está gerando o lucro esperado aos seus investidores,  é porque certamente, há algo errado com o seu plano contábil. Um melhor posicionamento no mercado e consequentemente um ROI (Retorno sobre Investimento) adequado às expectativas do empreendedor, depende de melhorias consideráveis no Planejamento Financeiro e Contábil.

  • Quando o negócio passa por apuros

Por fim, e não menos importante, é o posicionamento dos gestores quando o empreendimento passa por dificuldades, principalmente em momentos de crise financeira, como a que estamos atravessando em nosso país.  A burocracia pode até ser chata, mas ela é necessária para o sucesso do seu negócio.

Muitas vezes uma franquia de limpeza, pode correr sérios riscos de falência quando seus gestores não se atentam aos procedimentos legais e optam por não fazerem um bom planejamento tributário e financeiro. Por isso, é essencial que o empreendedor que decidiu por investir numa franquia de limpeza, consulte um contador, para assim assumir as rédeas dos seus negócios e administrá-los com seguridade total!

Até breve!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.