Controle financeiro para Pet Shop: 7 dicas para sua elaboração bem sucedida!

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Quando não se faz o controle financeiro empresarial de uma forma adequada, o empresário corre sérios riscos, podendo enfrentar consequências nada agradáveis na hora de honrar seus compromissos.

No caso de um pet shop, o controle financeiro deve ser o mesmo que em qualquer outro ramo de atividade, tendo a mesma importância de uma grande indústria ou de um supermercado, por exemplo. O controle financeiro é o principal pilar para que uma empresa possa oferecer bons resultados.

Desde a abertura de um pet shop, o empresário deve manter o controle financeiro da empresa, principalmente porque, no início do empreendimento, sabe-se que o lucro pode não chegar tão rapidamente, existindo o tempo necessário para pagar todo o investimento feito. Com um bom controle sobre as finanças, o empresário evita cometer erros e começa fazendo uma boa gestão.

O controle financeiro vai permitir que o empresário tenha a visão global de seu pet shop e das perspectivas futuras para o seu negócio, gerando informações para que cada passo e decisão tomada pela administração possa apresentar segurança e confiança. Para isso, o empresário deve contar com ajuda especializada, de profissionais que tenham conhecimento da legislação e que possam apoiá-lo para a tomada de decisões, como por exemplo, contar com uma assessoria especializada em contabilidade para pet shop, por exemplo.

Separamos algumas recomendações para que você, empresário e dono de um pet shop, consiga manter o seu controle financeiro em ordem, oferecendo melhores condições de conduzir sua gestão administrativa:

      1-Conhecer bem os produtos com que trabalha

Como proprietário, você deve conhecer cada produto disponível em seu pet shop, saber onde está armazenado, para que serve e como funciona. O conhecimento dos produtos irá ajudar no atendimento, trazendo maior confiança para o relacionamento com os clientes, podendo apresentar produtos que sejam eficientes para cada problema ou necessidade apresentada e, assim, tendo condições de selecionar produtos com maior qualidade para seu público-alvo.

      2-Manter o controle do fluxo de caixa

No pet shop, todas as entradas e saídas de dinheiro devem ser registradas, dentro de um processo que possa controlar toda a parte financeira bem como dos itens disponíveis para venda. Mantendo o fluxo de caixa atualizado, o empresário terá informações detalhadas e em tempo real do saldo de dinheiro em caixa e do saldo disponível em banco, bem como das contas a pagar e a receber, ajudando no monitoramento do estoque e permitindo melhor aplicação do seu capital. Para um bom controle financeiro, um sistema de gestão informatizado é essencial, contribuindo para que o empresário possa acompanhar o ciclo financeiro dos seus produtos e garantindo o capital de giro exigido para que a empresa continue em atividade.

No sistema de gestão é possível controlar todos os itens de estoque, oferecendo também a certeza de um bom atendimento e mostrando organização na gestão do negócio.

     3-Ter atenção ao prazo de validade dos produtos

O pet shop apresenta um problema comum a qualquer estabelecimento que comercialize alimentos e outros produtos perecíveis: o prazo de validade dos produtos. O empresário, dentro do seu controle financeiro, deve ficar atento às mercadorias que está colocando à venda, evitando que produtos perecíveis percam o prazo de validade. Além de oferecer riscos à aplicação, produtos com prazo de validade vencidos são passíveis de multa, que podem trazer grandes prejuízos financeiros ao caixa do pet shop.

     4-Criar campanhas para motivar os clientes

O pet shop, para garantir a conquista de novos clientes e oferecer melhores condições de lucratividade, deve fazer sempre promoções que sejam atrativas. As promoções, muitas vezes, funcionam melhor do que verbas investidas aleatoriamente em publicidade. A oferta de preços mais competitivos certamente irá render indicação de clientes para outros donos de animais, no velho estilo de propaganda boca a boca, que nunca sai de moda. Use e abuse das redes sociais para promover seu pet shop e garanta maior movimento para sua empresa.

     5-Negociar com fornecedores

A negociação com os fornecedores deve ser constante, mantendo um bom relacionamento para facilitar a oferta de novos produtos e garantir maior movimentação financeira no caixa do pet shop. Centralizando a compra com bons fornecedores e trazendo produtos que sejam eficientes para seus clientes, o proprietário do pet shop poderá ter maior confiança no futuro do seu empreendimento.

O estoque deve ser objeto de maiores cuidados, quando se fala em controle financeiro, já que é ali que está uma boa parte do capital de giro da empresa. Ao manter um bom relacionamento com os fornecedores, é possível garantir maiores prazos para pagamento e descontos para a compra de determinados produtos, que serão o alvo das promoções oferecidas pelo pet shop aos clientes.

    6-Manter o valor do estoque atualizado

O controle financeiro precisa ser feito com relação ao estoque do pet shop, com valores atualizados, para que o empresário tenha noção do valor do capital de giro nele empatado. Controlar o estoque significa estabelecer meios de rápido giro, comprando as quantidades necessárias de cada produto e evitando que permaneçam por mais tempo do que o exigido para a movimentação do capital.

   7-Contrate uma contabilidade especializada

Sabemos que existem excelentes escritórios de contabilidade e que os contadores se esmeram no atendimento aos seus clientes, procurando garantir o melhor controle financeiro e as mais fáceis metodologias para a gestão administrativa.

O grande segredo para o dono de um pet shop é contratar um escritório especializado em seu ramo de atividade (contabilidade para pet shop). Cada empresa possui características únicas e cada ramo de atividade é diferente do outro, exigindo os cuidados para escolha do melhor regime de tributação e a melhor forma de manter o controle financeiro atualizado. Com um contador que conheça sua atividade, o empresário de pet shop terá mais confiança em administrar o seu empreendimento com uma maior tranquilidade e a certeza de que seu empreendimento terá o crescimento esperado.

Se você tiver dúvidas sobre como fazer o controle financeiro para seu pet shop e consequentemente aumentar a lucratividade do negócio, Entre em contato conosco. Teremos um imenso prazer em ajudá-lo!

Se preferir Comente este post. sua opinião é muito importante para nós!

Até a próxima!

Bônus:

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Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

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