Custo e despesas: qual a diferença entre os dois?

custo e despesa

Compartilhe

Entender a diferença básica entre custos e despesas de uma empresa é a maneira mais segura e eficaz de promover uma boa gestão. 

 

Ademais, torna-se mais fácil elaborar um planejamento financeiro que contemple o pagamento de todas as despesas e assim ter um fluxo de caixa com saldo positivo. 

 

Portanto, se você quer ver sua empresa crescer e alcançar patamares mais altos é importante ter noção básica de gestão. 

 

Preparamos esse artigo para você com informações importantes para lhe ajudar a cuidar melhor da sua empresa. 

 

Custos e despesas: entenda porque é importante entender a diferença

 

Custos

Todos os valores gastos para que a atividade principal da sua empresa seja desenvolvida estão relacionados aos custos. 

 

Não importa se você trabalha na comercialização de produtos ou serviços. Todo o dinheiro investido para torná-lo acessível ao consumidor é denominado custo. 

 

Saber quais são os custos envolvidos na produção é essencial para que a precificação seja feita de forma justa. 

 

Portanto, se você tem uma empresa é importante entender o fluxo de caixa do seu negócio para não haver prejuízos. 

 

Despesas

Todos os gastos para que a sua empresa possa se manter são denominados despesas. Elas podem ser fixas ou variáveis. 

 

Além disso, elas envolvem alguns departamentos, são eles: 

 

  • Comercial; 
  • Desenvolvimento; 
  • Financeiro; 
  • Marketing; 
  • Recursos Humanos. 

 

Todos esses departamentos são essenciais para o funcionamento da empresa, bem como para a realização de vendas e melhor posicionamento diante do mercado. 

 

Como reduzir custos e despesas?

A primeira ação é relacionar todos os custos e despesas do seu negócio para ter noção do valor gasto mensalmente. 

 

Avalie também se a sua empresa possui dívidas e estabeleça um plano para quitá-las. O pagamento de contas atrasadas é uma forma sutil de perder dinheiro. 

 

Não se esqueça de avaliar seu estoque. Veja se há insumos para produção, parados ou mesmo produtos que podem ser vendidos por preços promocionais. 

 

Outro passo importante é negociar com fornecedores. Quanto menor for o seu custo, melhor será para a empresa. Mas não caia na tentação de comprar suprimentos de baixa qualidade. 

 

Afinal uma empresa que não entrega bons produtos e serviços não vai resistir por muito tempo e tão pouco terá a lucratividade desejada. 

 

Outra forma de reduzir custos e despesas é investir na tecnologia de ponto para auxiliar na realização das tarefas, conforme o segmento em que a sua empresa atua. 

 

Conclusão

 

Agora que você já sabe como diferenciar custos e despesas, é muito mais fácil promover uma gestão mais assertiva. No entanto, contar com o auxílio de profissionais devidamente habilitados, capacitados e experientes é fundamental. 

 

Pois, não gerenciar bem uma empresa é muito mais que apenas conhecer seus custos e despesas. 

 

Por isso, a Attentive atua no  mercado visando auxiliar empreendedores na gestão do seu negócio. Nossa equipe conta com profissionais altamente capacitados para auxiliar sua empresa nas questões contábeis e orientações empresariais. 

 

Entre em contato ainda hoje!

 

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.