Dicas e cuidados para planejar sua estratégia de contabilidade

Compartilhe

Uma das grandes causas de pequenas e médias empresas acabarem falindo tem a ver com problemas na contabilidade ou planejamento financeiro.

Uma boa estratégia contábil é a principal arma para uma empresa fazer um bom planejamento a curto, médio e longo prazo, consistindo assim, em uma ferramenta administrativa para reconhecer o cenário atual, estudar os caminhos possíveis e alcançar as metas de acordo com os recursos disponíveis.

Antes de tudo, para executar um bom planejamento contábil do seu negócio, a empresa deve estar ciente de que é necessário um conjunto de ações e controles.

Mas, quais são as dicas e cuidados que sua empresa deve ter para planejar a estratégia de contabilidade?

Planeje de forma antecipada e coloque tudo no papel

Lembre se: “Clareza é poder”, por isso, defina os objetivos a serem atingidos, estabeleça prazos, as ações que vão ser tomadas e os responsáveis por estas ações.

Especialistas apontam que o período ideal para iniciar o planejamento são de 2 a 3 meses antes do início das atividades de uma nova meta.

Documente todo o planejamento, assim é mais fácil identificar as oportunidades quando surgirem, minimizando e até excluindo os riscos.

Tenha profissionais capacitados

Não importa se o profissional é um funcionário direto da própria empresa ou se é um prestador de serviços.

Para se assegurar de que seu planejamento vai ser cumprido da melhor forma possível é importante ter os melhores profissionais trabalhando ao seu lado. Certifique-se de que tem o apoio dos profissionais certos e que realmente entendem do assunto.

Organize-se

Tenha todas as informações e dados da empresa de forma organizada.

Desta forma, o planejamento é feito adequadamente, o que ajuda e muito na tomada de decisões, promovendo assim, mais agilidade. Mantenha um registro com base mensal, como o fluxo de caixa, gastos e receitas. Utilize um software de gestão para organizar todas essas e outras informações relevantes como cadastro de clientes e fornecedores, por exemplo.

Mantenha um cronograma

Para que as metas e objetivos da empresa sejam atingidos é indispensável seguir um cronograma, realizar um planejamento e cumprí-lo à risca. Esquecer de seguir ou descuidar-se do planejamento é um dos erros mais comuns das empresas que acabam quebrando.

Por isso, defina um cronograma e siga-o da melhor maneira possível. Quando se tem um cronograma atrelado às metas mensais, mesmo que ocorra alterações é possível ter maior êxito.

Analise os fatores internos e externos

O ambiente externo e interno também pode afetar o seu negócio, desta forma, também é necessário fazer a análise, para que não haja impacto em seu planejamento, uma ferramenta muito utilizada é o método SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats) ou Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Com essa ferramenta é possível identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio, tanto dentro quanto fora da empresa.

Prepare seu orçamento de acordo com suas metas e seus recursos

Para ter um bom planejamento é preciso realizar o orçamento da sua empresa, mas não adianta nada se planejar e pensar em contrair dívidas, achando que assim     vai ter mais viabilidade de crescimento.  Analise a situação real do seu empreendimento.

Organize os dados da empresa da seguinte maneira:

  • Crie um plano de contas ou categorias para todas as despesas e receitas, assim é mais fácil e ágil analisar o fluxo de caixa e reduzir gastos. (seu contador pode lhe orientar ou até criar um plano de contas para você)
  • Compare as receitas e as despesas para se certificar de que o resultado está sendo atingido de acordo com as metas pré estabelecidas no planejamento da empresa.
  • Distribua os valores mensalmente dentro de uma base para manter o cronograma.

Seguindo essas dicas, sua empresa atingirá as metas desejadas e terá mais facilidade ao planejar as tomadas de decisões. Além de tornar a empresa mais saudável financeiramente e evitar assim o encerramento do seu negócio.

Essas são apenas algumas das grandes vantagens em planejar as estratégias de contabilidade.

E se você não tiver a expertise contábil necessária para realizar um bom planejamento financeiro e/ou contábil, fale com seu contador, pois este especialista é o seu maior aliado e pode fazer muito por você e seu empreendimento!

Até a próxima!
Contabilidade ou planejamento financeiro, estratégia contábil, fluxo de caixa, gastos e receitas, gestão estratégias de contabilidade, expertise contábil

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.