Quais principais dificuldades de um arquiteto no empreendedorismo?

Compartilhe

Ser arquiteto tem seus diferenciais... Quais as dificuldades de um arquiteto

Poder criar um projeto intuitivo e bonito, desenvolver uma obra maravilhosa

E claro, nessa profissão, há dificuldades de um arquiteto.

E quais seriam essas dificuldades?

Não se atentar aos pedidos do cliente e não conseguir se comunicar bem

Há muitos perfis de empreendedores, há aqueles em que o arquiteto pode ser muito tímido ou muito comunicativo, mas, no primeiro caso, por exemplo, é preciso melhorar esse aspecto, já que a comunicação é um recurso essencial, para gerar empatia e melhor envolvimento comercial em projetos e obras.

Já diz o ditado que “aquele que não se comunica, se trumbica”, pois é a partir da comunicação, que as pessoas podem se entender melhor, em vários sentidos. Inclusive quando falamos de aspectos onde uma obra está envolvida.

Assim, esse, faz parte dos pontos fundamentais para uma boa performance na arquitetura e, se caso o arquiteto não tiver a habilidade da boa comunicação com desenvoltura muito bem desenvolvida, com certeza terá sérios problemas com o empreendedorismo.

Da mesma forma, a comunicação deve operar não somente no sentido de falar, mas de saber ouvir também, já que, através desse sentido, é possível entender os principais aspectos do projeto.

O que ocorre, muitas vezes, é que, por causa de falta de esclarecimentos e perguntas, o arquiteto pode ter mais trabalho do que deveria (naqueles casos em que o cliente diz: “mas eu não pedi assim” ou “eu esperava dessa forma e não como está”).

Ou seja, mesmo tendo que cobrar o mesmo pelo serviço, ele terá de refazer tudo novamente. Já o profissional de arquitetura, teve mesmo falta de habilidades em entender e “puxar o máximo” de informações do cliente, para saber realmente o que ele desejava no projeto de arquitetura.

Ter medo de passar os valores de seu trabalho (dificuldades de um arquiteto)

Muitos arquitetos têm medo de dizer quanto acham justo cobrar em relação a0 preço e valor do serviço a ser desenvolvido. Às vezes essa crença limitante vem do conceito de que existe crise no país, ou ainda não se pode cobrar “tão alto” assim, por causa da concorrência.

É preciso lembrar, no entanto, que os seus preços devem ser definidos pelo trabalho e custos que você tem.

Portanto, não importa mesmo quanto a concorrência esteja cobrando, você tem e deve cobrar por aquilo que mostra como valor, independentemente de estar acima ou equiparado ao que o mercado prática!

Não estar desperto e atualizado com as principais mudanças no setor de design e arquitetura

E não menos importante, chegamos até essa GRANDE dificuldade no empreendedorismo no ramo da arquitetura!

Todo arquiteto sabe o quanto as medidas, proporções e tendências mudaram ao longo do caminho… Desde as épocas mais longínquas até o presente momento, muito foi alterado, melhorado, aperfeiçoado e assim o mundo segue.

Por isso, ao entrar no empreendedorismo com arquitetura, ao montar ou abrir seu escritório, sua empresa de arquitetura, lembre-se de estar em constantes atualizações e de fazer a diferença, porque, do mesmo, o mercado já está cheio!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.