Elisão fiscal: é possível pagar menos impostos?

elisão fiscal
Para saber como pagar menos impostos, sem sair fora da lei, leia o nosso artigo sobre elisão fiscal.

Compartilhe

A elisão fiscal é uma estratégia que precisa ser mais conhecida das empresas, pois permite reduzir a carga tributária por meios legais. Isto é, trata-se de um planejamento desenvolvido para encontrar a melhor forma de fazer a omissão do fato gerador do tributo.

Entenda com esse artigo, preparado pelo Grupo Attentive, como realizar essa estratégia para conseguir a redução da carga tributária da empresa.

 

O que é elisão fiscal?

Saiba que a elisão fiscal é uma maneira legal de reduzir os impostos que são devidos pela empresa. Sem dúvida, ao diminuir a carga tributária permite que a empresa tenha também a redução das despesas variáveis e, por consequência, o aumento da margem de lucro.

Nesse sentido, é importante destacar que é desenvolvida por meio de formas legais para reduzir os custos com impostos da seguinte forma:

  • Redução na base de cálculo do tributo;
  • Evitar a incidência do fator que gera o tributo;
  • Postergar o pagamento tributário sem multas.

Desse modo, a empresa pode se beneficiar da lei de incentivo e obter a isenção fiscal. Assim como deixar para realizar no dia primeiro do mês, o faturamento que ocorre no final. Com isso, ganha 30 dias a mais para pagar impostos como COFINS, PIS e ICMS.

 

Entenda os tipos de elisão fiscal 

Tendo em vista a legislação em vigor, é possível considerar dois tipos de elisão fiscal: a que é decorrente da própria lei e a que ocorre em função das brechas e lacunas da própria lei. 

No caso da elisão fiscal decorrente da própria lei, diz respeito às decisões previstas em lei para a redução dos tributos. Por exemplo, a Lei 11.196/2005, Lei de Incentivos à Inovação Tecnológica, já assegura por si mesma os benefícios fiscais.

Já no caso da elisão fiscal decorrente das brechas e lacunas da própria lei, está relacionada com a forma com que a lei é interpretada. Ou seja, uma forma de variar as alternativas dispostas sobre uma determinada decisão. Veja alguns exemplos a seguir:

  • Empresa muda a localização da sua sede para um local com alíquota mais baixa;
  • Aproveitar os incentivos oferecidos, como por exemplo da lei de incentivo à cultura;
  • Escolha da opção de regime tributário que mais beneficia a empresa. 


Vantagens do planejamento tributário para a redução da carga de impostos  

O Planejamento Tributário é um conjunto de ações e estratégias desenvolvidas com o objetivo de reduzir a carga tributária de uma empresa de forma legal. Ou seja, a partir de um estudo das características do negócio e da avaliação dos impostos e tributos.

Desse modo, com o planejamento tributário a empresa conquista as seguintes vantagens para o seu negócio:

1.  Redução de custos a partir de uma gestão assertiva, tendo por base o histórico tributário e financeiro com as despesas, margem de lucro e estimativa de faturamento;

2.  Ao mapear a situação financeira da empresa é possível adquirir uma visão mais ampla, identificando as possíveis práticas que não estejam de acordo com a legislação vigente; 

3.  Assegurar que o regime tributário em que a empresa está enquadrada é o mais adequado para reduzir a sua carga de impostos. 

Ao adotar essas práticas para aproveitar da estratégia da elisão fiscal, a empresa consegue melhorar o aproveitamento dos seus recursos, bem como a gestão empresarial. 

Se você quer saber mais sobre o o processo de Elisão fiscal na sua empresa, conte com o Grupo Attentive

Entre em contato conosco! 

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.