Empreendedorismo: Como iniciar uma empresa de limpeza!

Compartilhe

Tornar-se um empreendedor de sucesso não é tarefa fácil. Sacrifício, trabalho duro e uma determinação inabalável para alcançar a grandeza são atributos extremamente necessários para quem almeja obter sucesso na jornada empreendedora. E ainda mais, é preciso sobreviver aos seus próprios erros – porque, não se engane, mesmo você sendo um expert em sua área de atuação – neste caso em uma empresa de limpeza – os erros vão acontecer!

Todos os grandes empreendedores sempre se esforçaram para aprender com seus próprios erros e também em obter insights poderosos de quem já passou com sucesso pelo caminho do empreendedorismo antes deles.

Empreender com sucesso frequentemente envolve uma série de erros e mais erros, antes de finalmente acontecer a grande ideia ou finalmente você aprender a gerir seus negócios de forma correta.

A diferença, para muitos, entre desistir e persistir nos momentos mais difíceis pode ser procurar se aconselhar com pessoas que fizeram isso antes – e ser inteligente o suficiente para ouvir. Quando falamos em “procurar se aconselhar”, isto pode ser feito de forma literal, isto é, ouvindo consultores ou empresários que falam sobre seus negócios em palestras e workshops, ou também, pesquisando, lendo histórias de empreendedores de sucesso, do fracasso ao sucesso, entre outros fatores que os levaram a serem “grandes empreendedores” em seus mercados de atuação.

Tudo o que você puder absorver sobre as diversas facetas do empreendedorismo, lhe trará inúmeros benefícios na trilha incansável do sucesso empresarial.

Dito isto, nós da Attentive Contabilidade, também aprendemos com nossos próprios erros, e hoje estamos estabelecidos na trilha do sucesso como empreendedores contábeis. Ao longo dos anos fomos aprendendo a ouvir, a ler, a pesquisar, a entender e a aprender a lidar com as mais diversas situações que surgem na Gestão Empresarial, nossa e de nossos clientes. Hoje lidamos também com diversas histórias, todos os dias, de empreendedores que são nossos clientes. Nossos clientes são nossos parceiros, por isso, somos parceiros de diversas empresas, apoiando, aconselhando e vivendo o dia a dia da impressionante jornada empreendedora de cada um, atingindo conjuntamente o sucesso empresarial.

Por isso, resolvemos há algum tempo criar este espaço de notícias e artigos sobre empreendedorismo, e contabilidade para nichos específicos. Somos especializados em:

  • Contabilidade para Franquias de Limpeza
  • Contabilidade para Casas Lotéricas
  • Contabilidade para Cafeterias Gourmet
  • Contabilidade para Pet Shops
  • Contabilidade para Franquias de Lavanderias

Entendemos que, deixar de ser uma contabilidade generalista e nos especializar em nichos de atuação específicos traria inúmeros benefícios para a nossa prestação de serviços contábeis e principalmente para os nossos clientes, afinal, é muito melhor confiar em alguém que entende realmente do nosso negócio, não é mesmo?

Então, hoje começaremos uma série sobre um mercado que somos especializados e temos obtido muito sucesso: A Empresa de Limpeza.

Serão 3 artigos, com conselhos simples para você que deseja ser um empreendedor de sucesso, investindo em abrir a sua empresa de limpeza própria, e deseja que a mesma se torne rentável o mais breve possível.

Vamos lá então? Excelente leitura!

Como iniciar uma empresa de limpeza?

Uma empresa de limpeza pode ser extremamente rentável, gratificante e flexível. Os custos para a abertura de uma empresa de limpeza são baixos, a procura por serviços de limpeza está cada dia maior, devido a correria frenética do dia a dia, e as margens de lucro podem ser elevadíssimas.

Na verdade, existem muitas empresas de limpeza operando no mercado brasileiro, e a maioria dessas empresas foram criadas a partir do nada por alguém em exatamente a mesma posição que você está hoje… Acredite!

Nestes artigos, vamos lhes mostrar como replicar o sucesso dessas empresas que já estão estabelecidas, e a começar a evitar o mais rapidamente possível cometer os erros que a maioria das empresas do segmento cometem.

E então, pronto para aprender a empreender com uma empresa de limpeza?

Passo 1: Que tipo de empresa de limpeza você deve apresentar ao mercado?

Comece com apenas um ou dois serviços principais e adicione novos serviços à medida que a sua empresa de limpeza for crescendo. Isso irá manter as coisas simples, ajudará a reduzir os custos de um negócio que está em início de atividade, pois, você só terá que comprar um conjunto de equipamentos e / ou produtos, e com o tempo ir refinando os seus processos operacionais.

Conforme sua empresa de limpeza for se expandindo, você pode adicionar serviços complementares com bastante facilidade e rapidez.

Resista à tentação de ser ou fazer tudo para todos. Lembre-se especialistas podem cobrar mais do que generalistas!

Perguntas que você deve fazer antes de iniciar a sua empresa de limpeza

Ao escolher os serviços que sua empresa de limpeza fornecerá, considere o seguinte:

  • Quais são os requisitos de treinamento / especialização (ou recomendações)?
  • Qual será o seu custo com equipamentos profissionais e com produtos de limpeza?
  • O que mais lhe interessa (Serviços domésticos ou limpeza empresarial?
  • Qual é a demanda/ procura pelo serviço de limpeza?
  • Qual valor que será cobrado pelos serviços prestados?
  • Qual é a vida útil de um cliente em sua carteira?
  • O que você pode fazer para fidelizar e vender novamente seus serviços de limpeza para os mesmos clientes?

Para muitos empreendedores, fornecer serviços específicos de limpeza doméstica é o lugar ideal para começar uma empresa de limpeza. Os custos iniciais são muito baixos, e como já dissemos acima, a vida das pessoas está cada dia mais corrida, fazendo com que a procura por serviços de limpeza doméstica aumentem a cada ano.

Ainda existe um fator que as pessoas têm levado muito em consideração, isto é, o vínculo empregatício, que geram custos e burocracia aos empregadores domésticos. Por isso, a grande maioria destes empregadores estão buscando por empresas e terceirizando a limpeza de suas casas. A preferência pela contratação de empresas de limpeza têm sido avassaladora.

Tudo que você precisa para começar sua empresa de limpeza são alguns produtos de limpeza profissional, algumas peças e equipamentos de baixo custo e o apoio de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para empresas de limpeza, para assim formalizar juridicamente a sua empresa- e “bummmm”…  você está no negócio!

Queremos enfatizar novamente, os custos de para se abrir uma empresa de limpeza são baixos e isso significa com certeza, que haverá uma concorrência acirrada pelo mercado, afinal é um negócio muito promissor. No entanto, se você seguir à risca as nossas dicas de gestão e de marketing, estará sempre um passo à frente da concorrência!

Se você deseja oferecer um serviço de limpeza mais especializado, isto é, ser um especialista num  “nicho” específico de mercado, você precisará estar disposto a investir mais dinheiro para comprar equipamentos e tempo para adquirir as habilidades necessárias e qualificações suficientes para ser o melhor em seu segmento.

Por exemplo, se você quiser começar uma empresa de limpeza profissional, especializada em limpeza de tapetes e estofados à seco, você vai precisar investir na compra de um pequeno veículo utilitário de carga, uma máquina profissional para limpeza a seco com muita qualidade (que deve custar em média entre R$3.000,00 à R$ 10.000,00). Este é apenas um exemplo, para quem quer atuar de forma especializada em determinado nicho no segmento de limpeza.

Os custos de investimentos mais elevados não significa que a concorrência será mais baixa, porém, você poderá cobrar valores mais altos, razão pela qual recomendamos incrementar seu atendimento com alguns serviços adicionais, uma vez que você já tiver estabelecido o seu negócio (e já tiver clientes em carteira para vender!).

Conclusão

Se você está pensando seriamente em como iniciar sua própria empresa de limpeza, seja residencial ou comercial, seja mais generalista ou nicho específico, você precisa estar apto e preparado para algum trabalho sujo, e também deve estar dispostos a comercializar seus serviços através de amigos, familiares e outras pessoas que possam fazer parte de seu network, a fim de construir lentamente sua base de clientes. Pode até demorar um pouco para construir um grupo sólido de clientes, mas com a atitude certa, uma boa reputação e referências de boca-a-boca pessoal e através das redes sociais, você acabará por construir uma empresa de limpeza sólida e muito rentável.

Esperamos que este primeiro artigo tenha lhe ajudado.

Se tiver dúvidas sobre como abrir sua própria empresa de limpeza, como melhorar a gestão de sua empresa de limpeza já em atividade, ou qualquer outra dúvida sobre o mundo corporativo, poste-as abaixo. Deixe seu comentário ou entre em contato conosco. Temos paixão por interagir com você e fazer a sua empresa de limpeza prosperar.

Não perca o próximo artigo da série: “Abrir sua própria Empresa de Limpeza ou comprar uma Franquia de Limpeza?”

Você não pode perder!

Até a próxima!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.