Empreendedorismo: Iniciar sua própria empresa ou comprar uma franquia de limpeza?

Compartilhe

No post anterior, Empreendedorismo: Como iniciar uma empresa de limpeza!, enfatizamos o quanto abrir uma empresa de limpeza pode ser extremamente rentável. Ressaltamos o quanto o custo pode ser baixo, o quanto a sua margem de lucro pode ser alta e falamos também o quanto a busca por este tipo de serviço tem aumentado gradativamente dia após dia no mercado brasileiro.

Hoje queremos falar sobre as duas formas que você tem de empreender com muito sucesso no segmento da limpeza, isto é, você pode abrir sua empresa de limpeza ou comprar uma franquia de limpeza. Qual a forma lhe trará maiores benefícios?

Decidir- se a comprar uma franquia de limpeza  ou criar a sua própria empresa de limpeza é uma decisão que você vai precisar tomar ao iniciar o seu plano de negócios.

Existem vantagens e pontos a se considerar em ambas as opções, e no final, antes de empreender a escolha deve se resumir a sua preferência pessoal e da situação financeira.

Então, vamos analisar as vantagens e os pontos que você deve considerar em cada uma das opções, antes de iniciar o negócio. Vamos lá?

Comprar uma Franquia de Limpeza

Comprar uma franquia de limpeza pode ser uma alternativa viável para começar seu próprio negócio.  Listamos abaixo algumas vantagens e alguns pontos a se considerar ao pensar em empreender neste segmento:

  • Franquias de limpeza já reconhecidas oferecem uma independência de propriedade em relação à abertura de uma pequena empresa, apoiada pelos benefícios de uma rede de marca reconhecida.
  • Você não precisa necessariamente ter experiência no negócio para empreender com uma franquia de limpeza. Os franqueadores geralmente fornecem o treinamento que você precisa para operar seu modelo de negócio.
  • Empreender com franquias têm uma maior taxa de sucesso do que abertura de empresas próprias.
  • Você pode conseguir financiamentos de forma mais fácil ao optar comprar uma franquia, dada a credibilidade que a marca já têm no mercado e a garantia de retorno dos investimentos. Muitas vezes, dependendo da rede de franquias de limpeza que você pretende investir,  custa menos comprar uma franquia do que começar seu próprio negócio do mesmo tipo.
  • Franquias de Limpeza já têm uma reputação estabelecida e imagem reconhecida pelo público. Modelo de Negócio e gestão comprovados e também práticas de trabalho já definidas. Sem falar da economia de escala, onde todo o custo referente à marketing e publicidade é rateado entre todos os franqueados da rede.

Pontos a se considerar:

  • Comprar uma franquia de limpeza significa entrar em um acordo formal com o seu franqueador;
  • Contratos de franquia ditam como você deve gerir o negócio, por isso pode haver pouco espaço para a criatividade;
  • Geralmente há restrições sobre onde você pode atuar, os produtos ou serviços que você poderá oferecer e de quais fornecedores você poderá comprar;
  • Infelizmente o mau desempenho de outros franqueados pode afetar a reputação da sua franquia de limpeza.
  • Comprar uma franquia de limpeza significa também dividir continuamente o lucro com o franqueador;
  • Os franqueadores não são obrigados a renovar o contrato no final do período de franquia.

Ao se decidir por comprar uma franquia de limpeza, por favor, certifique-se de fazer sua pesquisa com cuidado e tome alguns cuidados básicos para ter certeza de que está fazendo um excelente negócio. Estes cuidados incluem:

  • Averigue se esta marca de franquia de limpeza atua conforme a legislação vigente no país;
  • Verifique se o nome da empresa franqueadora está registrado no site  da ABF (Associação Brasileira de Franchising)
  • Observe se o valor do faturamento definido no plano de negócios é compatível com os valores que serão investidos na abertura da sua franquia de limpeza;
  • Consulte os órgãos de proteção ao crédito, entidades comerciais e fóruns para atestar a saúde financeira da franqueadora, para saber se os mesmos não estão negativados e se existem processos em curso contra a marca;
  • Verifique se a marca de franquia de limpeza que você esta querendo comprar, honra os compromissos trabalhistas e também financeiros;
  • Consulte os atuais e antigos franqueados da marca. (Saber a opinião dos franqueados atuais e antigos é fundamental para se investir com mais segurança em sua franquia de limpeza).
  • Consulte também a opinião de quem já foi e não é mais um franqueado. “Por que os mesmos não representam mais tal marca?”
  • Considere contratar uma assessoria contábil especializada em contabilidade para franquias de limpeza para ajudá-lo com todo trâmite legal do negócio. Você precisa entender tudo o que envolve a abertura de uma franquia de limpeza em seus aspectos legais e burocráticos, para assim ter total sucesso em seu novo empreendimento.

Comprar uma franquia de limpeza pode ser visto por muitos como uma maneira simples de se começar a empreender. Mas se tornar um franqueado de uma marca reconhecida, não significa garantia total de sucesso. Por isso, os mesmos princípios de uma boa gestão – como tomar decisões assertivas baseadas em dados precisos, trabalhar duro, gerir o tempo, manter uma boa gestão contábil e financeira,  e principalmente,  atender bem aos seus clientes – ainda são as principais garantias para se obter sucesso total nos negócios.

Abrir sua própria empresa de Limpeza

Muitas pessoas sonham em possuir um negócio próprio e vê-lo como uma maneira de controlar seu próprio destino. Iniciar sua própria empresa de limpeza, realmente pode ser uma forma emocionante de se empreender e pode lhe trazer muitos benefícios. No entanto, você também deve analisar o que é preciso para gerir um negócio bem sucedido. Embora não sejam necessárias habilidades especiais, gerir uma empresa de sucesso exige determinação, paciência e compreensão dos princípios de negócios. Não compreender plenamente as vantagens e desvantagens de possuir sua própria empresa de limpeza pode dificultar o seu caminho para se tornar um empreendedor bem sucedido.

Vantagens

  • Controle completo e flexibilidade de sua empresa de limpeza
  • Baixos custos de abertura da empresa
  • Você mantém todos os lucros
  • Sem custos ou royalties a pagar
  • Mais fácil vender a empresa de limpeza no futuro

Pontos a se considerar:

  • Você estará empreendendo em seu próprio negócio (que pode ser bastante desafiador e solitário quando iniciar suas atividades)
  • Você tem que aprender com seus próprios erros (embora haja guias, estudos de caso e planos de negócios prontos a se estudar);
  • Marca desconhecida (ninguém conhece sua empresa de limpeza, portanto você terá que criar ainda uma reputação diante do seu público)
  • Todos os custos referentes à abertura e manutenção e marketing de sua empresa de limpeza serão exclusivamente seus;
  • Pesquisa de mercado e concorrência todas por sua conta e risco

Conclusão

Ambas as formas de empreender no segmento de limpeza lhe trarão vantagens e pontos a serem considerados antes de você iniciar o negócio. O mais importante de tudo é você avaliar seus pontos fortes e fracos como empreendedor e contar com o apoio indispensável de profissionais especializados em seu nicho de atuação.

Pesquise quem conhece à fundo o seu segmento de mercado e quem tem Know How para estar lado a lado com você nesta trilha para o sucesso no empreendedorismo, lhe ajudando a tomar as decisões mais assertivas na gestão de sua empresa ou franquia de limpeza.

Conte com o apoio de uma empresa contábil especializada em contabilidade para franquia de limpeza e comece a empreender com muito sucesso. Lembre-se: começar certo é essencial para que tudo dê certo durante sua jornada empreendedora.

Se tiver dúvidas sobre comprar uma franquia de limpeza ou abrir uma empresa de limpeza, entre em contato conosco. Teremos um imenso prazer em apoiá-lo nesta tão importante decisão.

Até a próxima!

Você vai gostar de ler: Eu comprei uma franquia de limpeza… e agora? Como crescer o meu negócio?

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.